Exercícios sobre Animais Extintos

Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre Animais Extintos e veja a resolução comentada.

Por Giorgia Lay-Ang
Questão 1

O que é extinção?

Questão 2

A extinção é algo natural?

Questão 3

Quais são as causas relacionadas à extinção dos animais?

Questão 4

O que pode ser feito para se evitar a extinção dos animais?

Resposta - Questão 1

Extinção significa o desaparecimento irreversível de espécies, subespécies ou grupos de espécies. O termo é utilizado quando o último indivíduo de uma espécie morre ou quando apenas um indivíduo que realiza reprodução sexuada é sobrevivente, não possuindo parceiro para cópula e consequente manutenção da espécie envolvida.

Resposta - Questão 2

A extinção pode ser algo natural, como em casos onde há variação climática brusca e alguma espécie não consegue sobreviver. No caso de alterações de comportamento, doenças, parasitas, e até mesmo competições por território entre as espécies a extinção pode ocorrer.

Resposta - Questão 3

Dentre as causas não naturais de extinção estão as atividades do homem, como alterações no habitat dos animais para exploração de uma determinada região, por exemplo, para a construção de hidrelétricas, resíduos sem tratamento algum jogados nas fontes de água, além do desmatamento, captura ilegal, biopirataria, inserção de animais exóticos, captura para fins medicinais e alimentação.

Resposta - Questão 4

Para evitar a extinção dos animais é muito importante preservar a natureza, que é o habitat dos animais e de outros seres vivos. Para isso, é necessário barrar devastação, queimadas, poluição dos ambientes, seja por meio de sons ou de gases poluentes, além de abolir a exploração desordenada dos recursos naturais. Além disso, conscientizar-se e propagar a consciência de que o tráfico ilegal de animais silvestres, assim como obtê-los para estimação, os coloca em risco de extinção.