Exercícios sobre antígeno, anticorpo e vacinação

Estes exercícios sobre antígeno, anticorpo e vacinação testarão os seus conhecimentos sobre imunização.

Por Vanessa Sardinha dos Santos
Questão 1

Nosso corpo é exposto frequentemente a diversos organismos e partículas capazes de desencadear problemas de saúde. Esses agentes, quando entram em contato com nosso corpo, desencadeiam uma resposta imune. Às partículas estranhas que entram em nosso corpo e estimulam nosso sistema imune damos o nome de:

a) vírus.

b) bactérias.

c) anticorpos.

d) imunoglobulinas.

e) antígenos.

Questão 2

Algumas substâncias estranhas entram em nosso corpo e desencadeiam uma resposta imune. Nosso corpo então produz uma proteína capaz de reagir com essa substância e defender o organismo.

Denominamos essa substância de:

a) antígeno.

b) anticorpos.

c) vacina.

d) soro.

e) leucócitos.

Questão 3

A grande maioria da população é vacinada em alguma fase da vida. Isso se deve ao fato de que a vacina protege contra diversas doenças, sendo, portanto, mais vantajoso investir nesses produtos do que em remédios para curar tais enfermidades. A respeito da vacina, marque a alternativa incorreta:

a) A vacina garante o surgimento de uma memória imunitária.

b) Com a vacina, não é possível tratar doenças já adquiridas.

c) As vacinas são fabricadas a partir de antígenos mortos ou atenuados.

d) Para produzir uma vacina, é necessário aplicar o antígeno em um animal, geralmente um cavalo, para que esse possa produzir anticorpos.

e) A gripe é um exemplo de doença que pode ser prevenida com o uso de vacinas.

Questão 4

(Fuvest-SP) Um coelho recebeu, pela primeira vez, a injeção de uma toxina bacteriana e manifestou a resposta imunitária produzindo a antitoxina (anticorpo). Se após certo tempo for aplicada uma segunda injeção da toxina no animal, espera-se que ele

a) não resista a essa segunda dose.

b) demore mais tempo para produzir a antitoxina.

c) produza a antitoxina mais rapidamente.

d) não produza mais a antitoxina por estar imunizado.

e) produza menor quantidade de antitoxina.

Questão 5

(Cesmac/Fejal-AL) Na imunização ativa, o antígeno é introduzido em um organismo e provoca a fabricação de anticorpos. Na imunização passiva, o anticorpo é fabricado fora do organismo a ser imunizado e introduzido pronto. É exemplo de imunização ativa:

a) aplicação de vacina, como a vacina tríplice.

b) aplicação de um soro, como o antiofídico.

c) imunização do bebê por meio do aleitamento materno.

d) imunização do feto com a passagem de anticorpos pela placenta.

Resposta - Questão 1

Alternativa “e”. Denominamos de antígeno qualquer substância estranha capaz de se ligar aos anticorpos. Esses antígenos podem ou não desencadear uma reação imunológica.

Resposta - Questão 2

Alternativa “b”. Os anticorpos são moléculas agrupadas no grupo das imunoglobulinas que atuam protegendo o organismo contra organismos patogênicos.

Resposta - Questão 3

Alternativa “d”. As vacinas são produzidas a partir de antígenos mortos e atenuados que, ao entrarem em contato com nosso corpo, estimulam a produção de anticorpos.

Resposta - Questão 4

Alternativa “c”. Em razão da memória imunológica, quando um antígeno entra em contato novamente com um organismo, ocorre a produção rápida de novos anticorpos.

Resposta - Questão 5

Alternativa “a”. Na imunização ativa, o corpo é estimulado a produzir anticorpos. Quando uma vacina é aplicada, o organismo reage aos antígenos aplicados produzindo anticorpos para defender-se.

Assista às nossas videoaulas