Exercícios sobre câncer

Ao responder a estes exercícios sobre câncer, você poderá avaliar seu conhecimento sobre esse importante grupo de doenças que acomete muitas pessoas todos os anos.

Por Vanessa Sardinha dos Santos
Questão 1

Quando falamos em câncer, pensamos em uma única doença, entretanto, o termo é utilizado para definir um conjunto de mais de 100 doenças. Todas essas enfermidades apresentam em comum o fato de:

a) apresentarem células maiores que o normal.

b) apresentarem células menores que o normal.

c) apresentarem células que migram por todo o corpo.

d) apresentarem células com crescimento desordenado.

e) apresentarem células que não sofrem divisão celular e formam tumores.

Questão 2

Quando um câncer se espalha para além do local de surgimento, dizemos que ocorreu um (a):

a) reação tumoral.

b) metástase.

c) translocação.

d) neoplasia.

e) carcinoma.

Questão 3

(Covest) Sob certas circunstâncias, as células podem passar a se dividir de forma anormal e descontrolada. Essa multiplicação anômala dá origem a uma massa tumoral que pode invadir estruturas além daquelas onde se originou. Com relação a este assunto, analise as proposições abaixo.

1.Células tumorais malignas podem se disseminar por todo o corpo do indivíduo, através da corrente sanguínea ou do sistema linfático.

2. Radiação solar em excesso, exposição a radiações ionizantes e certas substâncias químicas se apresentam como fatores de risco para o surgimento do câncer.

3. Diversas formas de câncer diagnosticadas em pulmão, laringe, esôfago e bexiga urinária, no homem, estão associadas ao tabagismo.

Estão corretas:

a) 1 e 2, apenas.

b) 1 e 3, apenas.

c) 2 e 3, apenas.

d) 3, apenas.

e) 1, 2 e 3.

Questão 4

(UFTM) A Organização Mundial de Saúde classifica 432 agentes como cancerígenos ou potencialmente cancerígenos. Eles estão divididos em três grupos, sendo que no grupo 1 estão agentes comprovadamente associados ao desenvolvimento de câncer, entre eles podem ser citados: bebidas alcoólicas, tabaco, radiação ultravioleta, vírus da hepatite B, vírus da hepatite C e outros.

(Veja, 08.06.2011. Adaptado.)

Dos agentes que são comprovadamente associados ao desenvolvimento de câncer, pode-se afirmar que:

a) As bebidas alcoólicas e o tabaco causam câncer especificamente em órgãos dos sistemas digestório e circulatório.

b) A radiação ultravioleta danifica moléculas de RNA, presentes no interior do núcleo das células epiteliais, e isso desencadeia o câncer de pele.

c) Uma vez desencadeado o câncer em uma pessoa, que consiste em divisões meióticas descontroladas, seus descendentes também irão herdar essa característica.

d) Somente o etanol, álcool presente em bebidas destiladas, pode desencadear sucessivas divisões celulares, enquanto que o metanol, presente em bebidas fermentadas, não possui efeito mutagênico.

e) Os vírus, ao se reproduzirem no interior das células hepáticas, podem alterar o controle gênico celular e, com isso, promover divisões celulares descontroladas.

Resposta - Questão 1

Alternativa “d”. Os diversos tipos de câncer caracterizam-se por apresentar células anormais que possuem um crescimento incontrolável. Essas células invadem tecidos e órgãos, espalhando-se pelo corpo.

Resposta - Questão 2

Alternativa “b”. Denominamos de metástase a situação em que as células começam a se dividir e invadir tecidos e órgãos vizinhos e/ou distantes.

Resposta - Questão 3

Alternativa “e”. A afirmativa 1 refere-se à metástase e as alternativas 2 e 3 referem-se a importantes fatores externos que estão associados ao surgimento de câncer.

Resposta - Questão 4

Alternativa “e”. Os vírus são organismos que podem alterar as atividades de uma célula, fazendo com que ela se divida descontroladamente.