Exercícios sobre código genético

Estes exercícios sobre código genético exigem conhecimentos sobre a codificação dos aminoácidos e a síntese de proteínas.

Por Vanessa Sardinha dos Santos
Questão 1

Sabemos que o DNA fornece informações para a produção das proteínas, sendo o responsável por formar nosso código genético. Esse código pode ser definido como a relação existente entre as trincas de bases nitrogenadas encontradas no RNAm e os aminoácidos de uma proteína. A trinca de bases encontradas em um RNAm recebe o nome de:

a) triplete.

b) proteína.

c) nucleotídeo.

d) códon.

Questão 2

Sabemos que existem quatro diferentes bases nitrogenadas em um RNAm. Essas bases permitem a formação de 64 códons diferentes, mas apenas 61 codificam aminoácidos. Esses 61 códons codificam:

a) 64 aminoácidos diferentes.

b) 30 aminoácidos diferentes.

c) 20 aminoácidos diferentes.

d) 61 aminoácidos diferentes.

e) 31 aminoácidos diferentes.

Questão 3

Quando dizemos que um aminoácido pode ser codificado por diferentes trincas, estamos nos referindo a uma importante característica do código genético. Que característica é essa?

a) universalidade.

b) redundância.

c) igualdade.

d) especificidade.

Questão 4

O triptofano e a metionina são os únicos aminoácidos codificados exclusivamente por uma trinca. Indique a trinca que corresponde ao aminoácido metionina.

a) UAA.

b) UAG.

c) AUG.

d) UGA.

e) UGG.

Questão 5

Existem 64 códons diferentes no código genético. Desses códons, apenas 61 codificam aminoácidos, sendo os outros três chamados de códons de parada. Entre as alternativas a seguir, marque aquela em que todos os códons sinalizam o término da síntese de proteínas.

a) UAA, UAG, UGG.

b) UAA, UGG, AUC.

c) UAG, UUU, UUA.

d) UGA, UCG, UAG.

e) UAG, UGA, UAA.

Resposta - Questão 1

Alternativa “d”. Os códons são trincas de bases nitrogenadas encontradas no RNAm. Essas bases podem ser: citosina, guanina, uracila e adenina.

Resposta - Questão 2

Alternativa “c”. Dos 64 códons existentes, apenas 61 codificam os 20 aminoácidos existentes. Alguns códons codificam o mesmo aminoácido e, por isso, existem menos aminoácidos do que códons.

Resposta - Questão 3

Alternativa “b”. A redundância é a propriedade do código genético que se refere à capacidade de diferentes trincas de codificarem o mesmo aminoácido. O aminoácido valina, por exemplo, pode ser codificado pelas trincas GUU, GUC, GUA, GUG.

Resposta - Questão 4

Alternativa “c”. O aminoácido metionina é codificado pela trinca AUG, enquanto o triptofano é codificado pela trinca UGG.

Resposta - Questão 5

Alternativa “e”. Os três códons de parada, responsáveis pelo fim da síntese de proteínas, são o UAA, UAG e UGA.