Exercícios sobre o colênquima

Ao resolver estes exercícios sobre o colênquima, lembre-se de que ele é um tecido vivo relacionado com a sustentação dos vegetais.

Por Vanessa Sardinha dos Santos
Questão 1

Sabemos que o colênquima é um tecido de sustentação vegetal encontrado em plantas que apresentam crescimento primário e estão submetidas à constante movimentação. A respeito das células desse tecido, marque a alternativa incorreta:

a) As células do colênquima são compostas por celulose, substâncias pécticas, hemiceluloses e água.

b) As células do colênquima podem conter compostos fenólicos.

c) As células do colênquima apresentam parede secundária espessada, que pode ser vista em microscópio óptico como uma estrutura branca e brilhante.

d) As células do colênquima apresentam a parede celular rica em água.

e) O colênquima apresenta células vivas na maturidade.

Questão 2

Sabemos que as paredes das células do colênquima apresentam espessamento irregular, sendo esse um fator fundamental para a classificação dos tipos desse tecido. Quando o espessamento ocorre no local de encontro entre três células ou mais, dizemos que o colênquima é do tipo:

a) angular.

b) lamelar.

c) lacunar.

d) anelar.

Questão 3

Em virtude da localização desse tecido nos órgãos vegetais, eles frequentemente são lesados pelos ataques de insetos. Entretanto, a planta logo consegue a cicatrização das áreas lesadas graças à capacidade do colênquima de:

a) produzir substâncias que estimulam a cicatrização.

b) liberar mediadores químicos que atuam promovendo a migração de células para o local lesado.

c) reassumir sua atividade meristemática, ou seja, de apresentar novamente a capacidade de sofrer divisões celulares.

d) aumentar o volume de suas células.

Questão 4

(UFLAVRAS) "É um tecido vivo que se caracteriza por apresentar reforços de celulose na parede celular. Suas células são, em geral, dotadas de cloroplastídeos. Assim, pode, além de promover a sustentação da planta, realizar fotossíntese. Ocorre nos caules novos, nos pecíolos das folhas e ao longo das nervuras. Suas células situam-se geralmente logo abaixo da epiderme e são capazes de realizar divisões ."

Essas características são aplicáveis ao tecido:

a) xilema / floema.

b) colênquima.

c) felogênio.

d) parênquima cortical.

e) esclerênquima.

Questão 5

(UEL) Os tecidos que permitem às plantas manterem-se eretas são, principalmente,

a) o lenho, o esclerênquima e o colênquima.

b) o líber, o esclerênquima e o colênquima.

c) o lenho, o líber e o colênquima.

d) o lenho, o líber e o meristema.

e) o meristema, o colênquima e o esclerênquima. 

Resposta - Questão 1

Alternativa “c”. As células do colênquima apresentam paredes primárias celulósicas espessadas, diferentemente da alternativa, que afirma que essas células possuem parede secundária.

Resposta - Questão 2

Alternativa “a”. Quando o espessamento ocorre no ponto de encontro entre três ou mais células, dizemos que o colênquima é angular. Quando visto ao microscópio, esses espessamentos podem formar espécies de triângulos.

Resposta - Questão 3

Alternativa “c”. O colênquima apresenta a capacidade de retornar à atividade meristemática, sendo assim consegue sofrer divisões e regenerar a parte lesionada.

Resposta - Questão 4

Alternativa “b”. As características que permitem identificar esse tecido como o colênquima são a presença de reforços de celulose (espessamento da parede), a função de sustentação e a localização do tecido, que geralmente é encontrado logo após a epiderme.

Resposta - Questão 5

Alternativa “a”. Além do colênquima, o esclerênquima e o xilema (lenho) estão relacionados com a sustentação do corpo do vegetal. Nesse grupo, apenas o colênquima não apresenta células com paredes secundárias lignificadas.