Exercícios sobre espermatozoide

Estes exercícios sobre espermatozoide testarão seus conhecimentos sobre pontos importantes relacionados a essa célula, tais como local onde são produzidas e suas principais partes.

Por Vanessa Sardinha dos Santos
Questão 1

Os gametas masculinos humanos são chamados de espermatozoides. Analise as alternativas e marque aquela que indica corretamente o nome da região onde essa célula é formada.

a) Epidídimo.

b) Pênis.

c) Próstata.

d) Testículo.

e) Ducto deferente.

Questão 2

Os espermatozoides são células reprodutivas masculinas que se destacam por sua grande capacidade de natação. Os espermatozoides maduros são constituídos por três porções básicas chamadas de:

a) cabeça, zona pelúcida e corona radiata.

b) acrossoma, cabeça e colo.

c) cabeça, colo e cauda.

d) cabeça, zona pelúcida e cauda.

e) cabeça, cauda e corana radiata.

Questão 3

O espermatozoide possui em sua cabeça uma organela rica enzimas que facilita a entrada dessa célula no ovócito secundário. Analise as alternativas a seguir e marque aquela que indica corretamente o nome dessa organela:

a) Ribossomo.

b) Polissomo.

c) Mesossomo.

d) Lisossomo.

e) Acrossoma.

Questão 4

A cauda dos espermatozoides pode ser dividida em três segmentos: peça intermediária, peça principal e terminal. Na peça intermediária, há uma organela que fornece a energia necessária para que o espermatozoide consiga movimentar-se. Marque a alternativa que indica o nome dessa organela.

a) Acrossoma.

b) Lisossomo.

c) Retículo endoplasmático.

d) Complexo golgiense.

e) Mitocôndria.

Resposta - Questão 1

Alternativa “d”. Os espermatozoides são formados no testículo, mais precisamente nos túbulos seminíferos, que são túbulos enovelados que constituem esse órgão.

Resposta - Questão 2

Alternativa “c”. O espermatozoide é formado pela cabeça, que constitui a maior parte da célula; o colo, que une a cabeça à cauda; e a cauda, que garante motilidade.

Resposta - Questão 3

Alternativa “e”. O acrossomo é uma organela localizada na cabeça do espermatozoide que forma uma espécie de capuz. Essa organela apresenta várias enzimas que facilitam a fecundação.

Resposta - Questão 4

Alternativa “e”. As mitocôndrias são organelas responsáveis por fornecer energia por meio da realização da respiração celular.