Exercícios sobre fagocitose

Antes de responder aos exercícios sobre fagocitose, relembre as principais etapas e as organelas envolvidas no processo.

Por Vanessa Sardinha dos Santos
Questão 1

A fagocitose pode ser definida como um processo de englobamento de partículas sólidas e grandes pela célula. O englobamento ocorre graças ao surgimento de um prolongamento do citoplasma denominado de:

a) cílio.

b) flagelo.

c) pseudópode.

d) fímbria.

Questão 2

Após a captura de partículas no processo de fagocitose, ocorre a formação de uma vesícula no interior da célula. Essa vesícula, que é delimitada pela membrana plasmática, recebe o nome de:

a) pinossomo.

b) lisossomo.

c) fagossomo.

d) vacúolo digestório.

Questão 3

Analise as alternativas a seguir e marque aquela que indica o nome da organela citoplasmática que atua na digestão da partícula englobada no processo de fagocitose.

a) Mitocôndria.

b) Ribossomo.

c) Retículo endoplasmático.

d) Vacúolo.

e) Lisossomo.

Questão 4

A fagocitose pode ser dividida resumidamente em quatro etapas principais. Entre todas as alternativas a seguir, qual não representa uma fase da fagocitose?

a) Adesão.

b) Degradação.

c) Migração.

d) Fusão com lisossomos.

e) Englobamento.

Questão 5

Analise as afirmações a seguir e marque aquela que explica corretamente o que é a etapa de adesão da fagocitose.

a) Na adesão, ocorre a captura das partículas pelos pseudópodes.

b) Na adesão, o fagossomo funde-se com um lisossomo.

c) Na adesão, ocorre o processo de digestão intracelular propriamente dito.

d) Na adesão, anticorpos marcam a partícula invasora.

Resposta - Questão 1

Alternativa “c”. Os pseudópodes são prolongamentos citoplasmáticos que se formam para garantir a movimentação da célula e a captura de partículas que serão ingeridas.

Resposta - Questão 2

Alternativa “c”. O fagossomo é uma bolsa delimitada por membrana plasmática onde se encontra a partícula capturada no processo de fagocitose.

Resposta - Questão 3

Alternativa “e”. Os lisossomos são organelas citoplasmáticas membranosas com grande quantidade de enzimas digestivas no seu interior.

Resposta - Questão 4

Alternativa “c”. A fase de migração é uma fase típica da exocitose e caracteriza-se pela movimentação das vesículas de exocitose pelo citoplasma.

Resposta - Questão 5

Alternativa “d”. No processo de adesão, anticorpos marcam as partículas invasoras para que estas possam ser fagocitadas.