Exercícios sobre gastrenterite rotaviral, gripe e hepatites

Relembre as principais características de algumas doenças virais antes de responder a estes exercícios sobre gastrenterite rotaviral, gripe e hepatites.

Por Vanessa Sardinha dos Santos
Questão 1

Diversas doenças são ocasionadas por vírus, como é o caso da gastrenterite rotaviral, que é causada pelo rotavírus. Essa doença provoca diarreia severa, febre e vômitos.

Marque a alternativa que indica corretamente como ocorre a transmissão dessa doença.

a) A doença é transmitida através do contato com água contaminada pela urina de ratos.

b) A doença é transmitida através da picada de um mosquito do gênero Rota.

c) A doença é transmitida através da ingestão de água ou alimentos contaminados.

d) A doença é transmitida através da mordida de alguns mamíferos, como o rato.

e) A doença é transmitida pela ingestão de carne de porco mal passada. 

Questão 2

Uma das doenças virais mais conhecidas é a gripe. Essa doença, causada pelo vírus Influenza, apresenta como sintomas principais febre, coriza, dores no corpo e na cabeça, tosses e espirros. A respeito da gripe, marque a alternativa incorreta:

a) A gripe é uma doença que, se não for tratada adequadamente, pode levar até mesmo à morte.

b) O vírus Influenza apresenta poucas mutações, o que facilitou a fabricação de uma vacina.

c) A gripe apresenta maior ocorrência no inverno.

d) Normalmente a gripe é transmitida pelo ar através da inalação dos vírus pelas vias respiratórias.

e) A gripe pode ser extremamente grave para idosos e portadores de doenças crônicas, como diabetes e doenças pulmonares.

Questão 3

As hepatites virais são um grave problema de saúde pública. Elas são causadas por diferentes vírus, que atacam principalmente o fígado do paciente. As formas de contágio também variam de acordo com a hepatite analisada.

Marque, entre as alternativas a seguir, aquela que indica hepatites com via de contágio fecal-oral.

a) Hepatite B e C.

b) Hepatite C e D.

c) Hepatite A e B.

d) Hepatite A e E.

e) Hepatite E e B.

Questão 4

(UERJ) Pandemias graves de gripe por vírus influenza repetem-se, no mundo, a determinados intervalos de tempo, causando milhões de mortes. Cientistas da OMS alertam para o fato de que a gripe aviária, surgida no sudeste asiático, pode provocar uma nova pandemia. O controle do alastramento desse vírus é problemático, não só devido às facilidades de transporte no mundo, mas, também, porque as vacinas produzidas para combatê-lo podem perder a sua eficácia com o tempo. Essa perda de eficácia está associada à seguinte característica dos vírus influenza:

a) sofrer alterações em seu genoma com certa frequência.

b) inibir com eficiência a produção de anticorpos pelo hospedeiro.

c) destruir um grande número de células responsáveis pela imunidade.

d) possuir cápsula protetora contra a maioria das defesas do hospedeiro.

Questão 5

(PUC-RS) Como resultado de um esforço para a melhoria da saúde pública, em 2006, o Ministério da Saúde lançou o combate ao rotavírus, introduzindo nos postos de saúde a vacinação de crianças contra esta infecção. Depois de 30 anos de pesquisa, começam a ser distribuídas vacinas para barrar o maior causador de diarreia infantil aguda. Para que se sintetizem as vacinas, é importante conhecer as propriedades dos vírus (partículas que infectam eucariontes), os quais:

a) possuem organização celular.

b) apresentam metabolismo próprio.

c) não sofrem mutações no seu material genético.

d) carregam organelas citoplasmáticas.

e) contêm moléculas de ácidos nucleicos.

Resposta - Questão 1

Alternativa “c”. O rotavírus é transmitido, principalmente, pela ingestão de água e alimentos contaminados. Sendo assim, para evitar o contágio, é importante sempre lavar as mãos e alimentos, bem como tratar a água.

Resposta - Questão 2

Alternativa “b”. O vírus da gripe sofre frequentes mutações, por isso várias variantes surgem. Diante disso, as vacinas devem ser constantemente atualizadas.

Resposta - Questão 3

Alternativa “d”. As hepatites A e E são os únicos tipos em que o contágio ocorre pela via fecal-oral. Isso quer dizer que a transmissão ocorre através da ingestão de partículas fecais contaminadas ou de água e alimentos contaminados por essas partículas. Esse fato ocorre em locais com saneamento básico precário e com condições precárias de higiene.

Resposta - Questão 4

Alternativa “a”. O vírus da gripe sofre mutações com bastante frequência, o que faz com que as vacinas usadas em um ano não sejam capazes de atuar cinco anos depois, por exemplo.

Resposta - Questão 5

Alternativa “e”. Todos os vírus, independentemente da doença analisada, não possuem célula nem metabolismo próprio e podem sofrer mutações em seu material genético.