Exercícios sobre gimnospermas

As gimnospermas são vegetais vasculares que apresentam flores e sementes nuas, devido ao fato de não apresentarem frutos.

Por Vanessa Sardinha dos Santos
Questão 1

(UFPR) Na questão adiante, escreva no espaço apropriado a soma dos itens corretos.

O pinheiro-do-paraná - Araucaria angustifolia (Bert.) O. Kuntze. - é uma espécie arbórea nativa do Brasil, destacando-se fisionomicamente de tal forma que as florestas em que ocorre são comumente designadas como “florestas com araucária”, “pinheirais” ou “pinhais”. Sobre essa espécie e o tipo de vegetação em que ela ocorre, é correto afirmar:

01) As florestas com araucária têm ocorrência exclusiva no sul do Brasil, pois trata-se de uma região com temperaturas mais altas, propícias ao desenvolvimento da espécie.

02) Araucaria é o gênero a que pertence a espécie Araucaria angustifolia.

04) O pinheiro-do-paraná pertence ao grupo das angiospermas, pois forma um tipo de semente que é conhecida popularmente como pinhão.

08) A polinização do pinheiro-do-paraná é realizada por aves, enquanto a dispersão de suas sementes ocorre pelo vento.

16) Os nomes dos autores que aparecem junto ao nome científico do pinheiro-do-paraná são os dos responsáveis pela descoberta das florestas com araucária.

32) O pinheiro-do-paraná pertence ao grupo das coníferas, que reúne uma série de espécies de notável valor econômico.

64) A área central de ocorrência das florestas com araucária no Brasil está sujeita a um clima subtropical, com geadas.

Questão 2

Dizemos que as gimnospermas conseguiram definitivamente conquistar o ambiente terrestre, uma vez que essas plantas não necessitam de água para a sua fecundação. Marque o nome da estrutura que permitiu essa independência da água.

a) Fruto.

b) Flores.

c) Sementes.

d) Grãos de pólen.

e) Gametas flagelados.

Questão 3

Uma das características mais marcantes das gimnospermas é a presença das sementes. Essa estrutura, presente também nas angiospermas, é responsável por proteger o embrião e garantir sua nutrição. Marque a alternativa que indica corretamente a estrutura que origina a semente.

a) A semente é formada a partir do desenvolvimento do ovário.

b) A semente é formada a partir do desenvolvimento do óvulo.

c) A semente é formada a partir do desenvolvimento do carpelo.

d) A semente é formada a partir do desenvolvimento do esporo.

Questão 4

As gimnospermas são divididas em quatro filos com representantes vivos: Cycadophyta, Ginkgophyta, Conipherophyta e Gnetophyta. Dentre esses filos, um se destaca como o mais relacionado com as angiospermas. Marque a alternativa que indica esse grupo.

a) Cycadophyta.

b) Ginkgophyta.

c) Conipherophyta.

d) Gnetophyta.

Questão 5

(Uece) Considere as características relacionadas abaixo:

Grãos de pólen;

Sistema vascular;

Sementes;

Fruto.

São características comuns às gimnospermas e angiospermas:

a) apenas I e III.

b) apenas I e IV.

c) II, III e IV.

d) I, II e III.

Resposta - Questão 1

Soma = 02+32+64= 98.

01) Está incorreta porque a região Sul possui clima mais frio e a Floresta de Araucária é encontrada também em áreas do Sudeste brasileiro.

04) Está incorreta porque o pinheiro-do-paraná é uma gimnosperma.

08) Está incorreta porque a polinização das gimnospermas é realizada, normalmente, pelo vento.

16) Está incorreta porque os nomes dos autores que estão localizados após o nome da espécie estão relacionados com as pessoas que descreveram a espécie. O nome entre parêntese indica o autor do primeiro nome dado a essa espécie, já o nome fora do parêntese indica aquele que fez uma nova combinação. Isso ocorre quando uma espécie muda de gênero.

Resposta - Questão 2

Alternativa “d”. Os grãos de pólen (gametófito parcialmente desenvolvido) são transportados pelo vento até o gametófito feminino, não necessitando, assim, de água para que ocorra a fecundação.

Resposta - Questão 3

Alternativa “b”. As sementes são formadas a partir do desenvolvimento do óvulo, podendo ser definidas como um óvulo maduro que contém um embrião.

Resposta - Questão 4

Alternativa “d”. O filo Gnetophyta apresenta características que o relacionam com as angiospermas, tais como presença de estróbilos, que se assemelham à inflorescência, e ausência de arquegônio.

Resposta - Questão 5

Alternativa “d”. A única característica, entre as listadas, que não é compartilhada pelas angiospermas e as gimnospermas é a presença de fruto. As gimnospermas não apresentam frutos envolvendo suas sementes, ou seja, possuem sementes nuas.