Exercícios sobre metamorfose dos insetos

Para maior aproveitamento nestes exercícios sobre metamorfose dos insetos, realize uma revisão a respeito de insetos ametábolos, hemimetábolos e holometábolos.

Por Vanessa Sardinha dos Santos
Questão 1

Os insetos são animais do filo Arthropoda que podem ou não apresentar metamorfose em seu desenvolvimento. Os insetos que não sofrem metamorfose são chamados de:

a) hemimetábolos.

b) homometábolos.

c) holometábolos.

d) ametábolos.

e) nometábolos.

Questão 2

Alguns insetos, ao eclodirem dos ovos, apresentam características semelhantes às dos adultos, porém, percebe-se que o desenvolvimento ainda não está completo. Nos gafanhotos, por exemplo, é possível observar que o jovem não apresenta asas desenvolvidas quando comparado à forma adulta.

Marque a alternativa que indica corretamente o nome dado ao indivíduo jovem dos insetos que apresenta esse tipo de metamorfose.

a) Hemimetábolo.

b) Holometábolo.

c) Imago.

d) Ninfa.

e) Muda.

Questão 3

Observe a seguir fotos que mostram as etapas de desenvolvimento de uma joaninha.


Analise atentamente as fotografias das fases do ciclo de vida de uma joaninha

Baseando-se nas figuras, podemos concluir que se trata de um inseto:

a) hemimetábolo.

b) homometábolo.

c) holometábolo.

d) ametábolo.

Questão 4

(Fuvest-SP) Metamorfose é a transformação do estágio jovem para o adulto. Alguns insetos têm metamorfose completa (holometábolos), em outros a metamorfose é incompleta (hemimetábolos). Quais insetos exemplificam o primeiro e o segundo tipo de metamorfose, respectivamente?

a) Gafanhoto e libélula.

b) Borboleta e barata.

c) Mariposa e abelha.

d) Percevejo e mosquito.

e) Besouro e mosca.

Questão 5

(UNIR-RO) Sobre o desenvolvimento dos insetos, analise as afirmativas:

I. Os insetos ametábolos possuem desenvolvimento direto.

II. Durante o desenvolvimento dos ametábolos ocorre a metamorfose.

III. Os insetos hemimetábolos passam metade de seu desenvolvimento como pupas ou larvas e depois se transformam em adultos.

IV. Os insetos holometábolos apresentam estágios jovens vermiformes e depois se transformam em pupas que passarão por mudanças até se tornarem adultos.

Estão corretas as afirmativas:

a) II e IV, apenas.

b) I, II, III e IV.

c) II e III, apenas.

d) I e III, apenas.

e) I e IV, apenas.

Resposta - Questão 1

Alternativa “d”. Quando um inseto não apresenta metamorfose, ou seja, possui desenvolvimento direto, dizemos que ele é ametábolo. Como exemplo, podemos citar as traças, que, quando jovens, já se apresentam semelhantes ao adulto.

Resposta - Questão 2

Alternativa “d”. Os insetos que possuem metamorfose incompleta apresentam uma forma jovem chamada de ninfa, e a forma adulta é conhecida como imago.

Resposta - Questão 3

Alternativa “c”. Observando as figuras, é possível concluir que se trata de um inseto com desenvolvimento indireto e com metamorfose completa. Insetos que apresentam esse tipo de desenvolvimento são chamados de holometábolos.

Resposta - Questão 4

Alternativa “b”. As borboletas são insetos holometábolos, pois diversas modificações surgem no corpo desse inseto desde a fase larval até a fase adulta. As baratas, por sua vez, são insetos hemimetábolos, pois a fase jovem já apresenta algumas semelhanças com a fase adulta.

Resposta - Questão 5

Alternativa “e”.

II - Está incorreta porque insetos ametábolos são aqueles que não apresentam metamorfose.

III. Está incorreta porque as fases de larva e pupa são características dos insetos holometábolos.