Exercícios sobre os eutérios

Estes exercícios sobre os eutérios podem ajudá-lo(a) a fixar o conteúdo e a retirar dúvidas, na resolução comentada, sobre esse grupo de mamíferos.

Por Vanessa Sardinha dos Santos
Questão 1

Os mamíferos são divididos em três subclasses, sendo uma delas a Eutheria, que é considerada por alguns autores como uma infraclasse. Os eutérios nascem em um estado já avançado de desenvolvimento e representam cerca de 95% de todos os mamíferos do planeta.

Entre as alternativas a seguir, marque a única que não representa um exemplo de eutério.

a) Gato.

b) Rato.

c) Baleia.

d) Porco-espinho.

e) Canguru.

Questão 2

Os morcegos são mamíferos voadores que possuem membros modificados em asas. Esses eutérios são classificados em qual ordem?

a) Proboscídeos.

b) Roedores.

c) Carnívoros.

d) Cetáceos.

e) Quirópteros.

Questão 3

Os mamíferos são um grupo bastante diversificado e apresentam mais de 4000 espécies. Tradicionalmente, costuma-se dividir essa classe em três grupos: prototérios, metatérios e eutérios. Esses últimos destacam-se por apresentar, durante o desenvolvimento embrionário, uma estrutura que acompanha o embrião durante toda a gestação e permite a troca de substâncias entre a mãe e o filhote. Essa estrutura é chamada de:

a) marsúpio.

b) âmnio.

c) saco vitelínico.

d) placenta.

e) ovo.

Questão 4

As baleias e golfinhos são mamíferos eutérios bastante confundidos com peixes. Esses animais, que possuem hábito exclusivamente aquático e membros anteriores transformados em nadadeiras, são incluídos na ordem dos:

a) sirênios.

b) cetáceos.

c) primatas.

d) carnívoros.

e) artiodátilos.

Questão 5

A espécie humana faz parte do grupo dos mamíferos eutérios e está incluída em um grupo que se destaca pelo seu grande desenvolvimento encefálico. Trata-se dos:

a) sirênios.

b) cetáceos.

c) primatas.

d) carnívoros.

e) roedores.

Resposta - Questão 1

Alternativa “e”. O canguru, diferentemente dos eutérios, nascem pouco desenvolvidos e estão classificados no clado Metatheria.

Resposta - Questão 2

Alternativa “e”. A ordem Chiroptera, ou Quirópteros, inclui os mamíferos com real capacidade de voo. Os representantes dessa ordem são os morcegos.

Resposta - Questão 3

Alternativa “d”. Os eutérios, também chamados de mamíferos placentários, apresentam durante o desenvolvimento embrionário a placenta, uma estrutura responsável pelas trocas gasosas, fornecimento de nutrientes e eliminação de produtos do metabolismo do embrião.

Resposta - Questão 4

Alternativa “b”. Os cetáceos são animais exclusivamente aquáticos, mas, diferentemente dos peixes, possuem respiração pulmonar. Como representantes dessa ordem, podemos citar os golfinhos e baleias.

Resposta - Questão 5

Alternativa “c”. Os hominídeos, assim como os macacos, fazem parte do grupo dos primatas.