Exercícios sobre os tecidos de sustentação vegetal

O esclerênquima e o colênquima são tecidos relacionados com a função de sustentação vegetal.

Por Vanessa Sardinha dos Santos
Questão 1

O esclerênquima (skleros - duro) é um tecido vegetal que é constituído normalmente por células mortas com paredes secundárias espessadas, geralmente ricas em lignina. Existem dois tipos principais de células nesse tecido, que são as:

a) traqueides e elementos de vaso.

b) traqueides e fibras.

c) fibras e elementos de vaso.

d) células companheiras e elementos crivados.

e) fibras e esclereides.

Questão 2

Tanto o colênquima quanto o esclerênquima são tecidos de sustentação, porém eles apresentam diferenças marcantes entre si. Marque a alternativa que indica corretamente uma diferença entre esses dois tecidos:

a) O colênquima, diferentemente do esclerênquima, apresenta células mortas.

b) O colênquima apresenta células com paredes lignificadas, enquanto o esclerênquima não possui células com parede secundária com lignina.

c) O esclerênquima apresenta paredes primárias espessadas, diferentemente do colênquima que apresenta paredes secundárias ricas em lignina.

d) O esclerênquima é formado geralmente por células mortas na maturidade, diferentemente do colênquima que é um tecido formado por células vivas.

Questão 3

O colênquima é um tecido encontrado em regiões da planta que ainda estão em crescimento primário e em locais que sofrem constante modificação. Isso acontece em virtude de:

a) suas células serem impregnadas de lignina.

b) suas células possuírem paredes flexíveis, graças às suas paredes que são compostas basicamente por celulose, água e substâncias pécticas.

c) suas células serem mortas durante a maturidade.

d) suas células possuírem um espessamento acentuado que impede que a célula permaneça viva.

Questão 4

(UFSM-RS) A textura “arenosa” que se percebe ao saborear uma pera é dada pela presença de células mortas na maturidade, com paredes muito espessas e com reforço de lignina. Pelas características apresentadas, essas células são constituintes do tecido denominado

a) meristema.

b) esclerênquima.

c) floema.

d) parênquima.

e) epiderme.

Questão 5

(UEL-PR) Os tecidos que permitem às plantas manterem-se eretas são principalmente:

a) o lenho, o esclerênquima e o colênquima.

b) o líber, o esclerênquima e o colênquima.

c) o lenho, o líber e o colênquima.

d) o lenho, o líber e o meristema.

e) o meristema, o colênquima e o esclerênquima.

Resposta - Questão 1

Alternativa “e”. As fibras e esclereides são os dois tipos celulares encontrados no esclerênquima. As fibras são células longas, de paredes secundárias grossas e extremidades afiladas; diferentemente das esclereides, que são células menores, com paredes secundárias espessadas e de formas variadas.

Resposta - Questão 2

Alternativa “d”. As células do colênquima são vivas, enquanto as do esclerênquima, de maneira geral, morrem na maturidade.

Resposta - Questão 3

Alternativa “b”. As paredes do colênquima são espessadas, porém não apresentam lignina. Esse fato favorece seu aparecimento em locais que ainda estão em crescimento ou que estão sujeitos a ventos fortes, por exemplo.

Resposta - Questão 4

Alternativa “b”. O esclerênquima é um tecido que apresenta células geralmente mortas na maturidade, com paredes espessadas e com grande quantidade de lignina. Esse tecido é formado por dois tipos celulares: fibras e esclereides. As esclereides são as responsáveis pelo aspecto arenoso da pera.

Resposta - Questão 5

Alternativa “a”. Os tecidos relacionados com a sustentação do corpo do vegetal são o lenho ou xilema, esclerênquima e colênquima. O xilema é constituído por células mortas com paredes ricas em lignina que conferem a sustentação à planta, além da sua função de transporte de seiva bruta. O esclerênquima também é formado por células mortas e possui lúmen reduzido graças aos depósitos de lignina. O colênquima apresenta células com paredes reforçadas, porém não é encontrada lignina como no xilema e esclerênquima.

Assista às nossas videoaulas