Exercícios sobre a poluição do solo

Com estes exercícios sobre poluição do solo, é possível verificar seus conhecimentos a respeito desse problema ambiental e das formas de evitá-lo.

Por Vanessa Sardinha dos Santos
Questão 1

(UFCG) A poluição nos dias atuais representa uma das maiores agressões ao ambiente. O lançamento de lixo é um das principais. A poluição industrial, hospitalar, agrícola, nuclear e urbana são alguns exemplos importantes. A poluição urbana, por exemplo, tem merecido a atenção de todos os governantes, pois é a que mais tem afetado a natureza. Sobre o lixo urbano, leia as assertivas abaixo e assinale as corretas:

I. A maior parte desse lixo é de matéria orgânica, que pode ser decomposta por microrganismos como fungos e bactérias. Outra parte é formada por componentes de matéria não biodegradável e substâncias tóxicas, como tintas, solventes e remédios.

II. Uma das formas mais eficazes de lidar com o lixo urbano é a incineração, que diminui o volume do lixo, elimina micróbios causadores de doenças e representa um método barato e relativamente simples de ser adotado.

III. Uma outra forma de lidar com o lixo é a adoção de aterros sanitários. Nesta técnica, o lixo é lançado em depressões formadas por uma camada de argila ou asfalto. A cada dia, esse procedimento tem-se mostrado uma importante técnica contra a lixiviação.

IV. Um outro método de gerenciamento do lixo é a reciclagem, com o aproveitamento total ou parcial de materiais recuperáveis. Nesse procedimento, o lixo orgânico é separado do lixo inorgânico e usado na produção de compostagem e gases (CH4) combustíveis.

V. A melhor prática para lidar com o lixo urbano é a reciclagem. Assim, a coleta seletiva, o uso racional dos recursos naturais, o uso de materiais biodegradáveis, a adoção de matrizes energéticas renováveis e a informação são requisitos primordiais.

Estão corretas as assertivas:

a) I, II, III, IV e V.

b) I, IV e V.

c) II, III e V.

d) II, III e IV.

e) I, II e III.

Questão 2

Sabemos que o solo pode ser poluído de diferentes formas, e uma delas é o acúmulo de lixo sólido. Entre os problemas abaixo, marque o único não relacionado com a deposição de lixo no solo.

a) Aumento de vetores de doenças.

b) Aumento de micro-organismos patogênicos.

c) Morte de plantas.

d) Contaminação da água subterrânea.

e) Aumento da chuva ácida.

Questão 3

A poluição do solo é um problema grave que pode até mesmo torná-lo improdutivo. Analise as alternativas abaixo e marque aquela que não indica uma forma de diminuir a poluição do solo.

a) Reciclagem.

b) Reutilização de produtos.

c) Uso de produtos biodegradáveis.

d) Saneamento básico.

e) Aumento do número de lixões.

Questão 4

(Covest) Estima-se que, em média, dois quilos de lixo sejam produzidos, a cada dia, por pessoa, incluindo o lixo doméstico. Apesar dos programas de reciclagem e do aproveitamento de produtos do lixo, essa quantidade vem aumentando perigosamente. Com relação à questão do lixo e do seu tratamento, analise as afirmações a seguir.

1. A maior vantagem da compostagem é a transformação de materiais não biodegradáveis em compostos úteis como fertilizantes.

2. Para que um aterro sanitário possa ser eficiente por muitos anos, periodicamente, deve ser feita a incineração dos resíduos orgânicos e inorgânicos.

3. Os lixões a céu aberto constituem-se em eficiente meio de tratamento do lixo porque as pessoas os utilizam para a garimpagem de produtos.

4. Uma alternativa eficaz para tratar o problema do lixo urbano envolve a redução da utilização de produtos descartáveis.

Está(ão) correta(s):

a) 4, apenas.

b) 1 e 2, apenas.

c) 3 e 4, apenas.

d) 2, apenas.

e) 1, 2, 3 e 4.

Resposta - Questão 1

Alternativa “b”. A afirmativa II está incorreta, pois a incineração é usada, principalmente, para dar fim a lixo hospitalar e industrial e configura um processo relativamente caro devido aos procedimentos que visam diminuir a poluição atmosférica. A afirmativa III está errada, pois o aterro sanitário gera lixiviados contaminados.

Resposta - Questão 2

Alternativa “e”. Chuva ácida é um problema relacionado com a poluição atmosférica.

Resposta - Questão 3

Alternativa “e”. Os lixões são depósitos de lixo a céu aberto que contribuem para poluição do solo e contaminação das águas.

Resposta - Questão 4

Alternativa “a”. A afirmativa 1 está errada, pois, na compostagem, não são usados materiais não biodegradáveis. A afirmativa 2 está incorreta porque os aterros não são abertos para a incineração. Por fim, a alternativa 3 está incorreta, pois os lixões desencadeiam vários problemas ambientais, como a poluição do solo, além de aumentar o risco de transmissão de doenças.

Assista às nossas videoaulas