Exercícios sobre ruminantes

Estes exercícios sobre ruminantes ajudarão na fixação das características desse impressionante grupo de mamíferos herbívoros.

Por Vanessa Sardinha dos Santos
Questão 1

Os ruminantes são um grupo de mamíferos herbívoros que apresenta uma digestão altamente especializada. Como exemplos de animais pertencentes a esse grupo, podemos citar:

a) bois, cabritos, ovelhas e cachorros.

b) bois, cabritos, renas e búfalos.

c) bois, ovelhas, coelhos e cavalos.

d) cabras, ovelhas, porcos e cavalos.

e) girafas, elefantes, cavalos e coelhos.

Questão 2

Os ruminantes apresentam um estômago bastante peculiar dividido em quatro compartimentos. Marque a alternativa que indica corretamente o nome dessas partes.

a) rúmen, cólon, barrete, omaso.

b) rúmen, retículo, omaso e abomaso.

c) rúmen, cólon, omaso e abomaso.

d) rúmen,estômago, pança e cólon.

e) rúmen, pança, retículo e barrete.

Questão 3

Os mamíferos ruminantes são animais capazes de digerir a celulose ingerida na alimentação. Isso ocorre porque:

a) no omaso dos ruminantes é encontrada uma grande quantidade de enzimas que digerem a celulose.

b) no rúmen e no retículo são encontrados micro-organismos simbióticos que promovem a digestão da celulose.

c) no omaso e abomaso existem bactérias capazes de realizar a quebra da celulose.

d) a saliva dos ruminantes é rica em enzimas capazes de digerir a celulose.

e) os dentes desses animais são capazes de quebrar as folhas em pedaços muito pequenos, ajudando, assim, no processo de digestão da celulose.

Questão 4

Sabemos que o estômago dos ruminantes apresenta quatro compartimentos. Apenas uma dessas porções é considerada o “estômago verdadeiro”, em virtude da produção de HCl e pepsinogênio. Marque a alternativa que indica o nome desse compartimento.

a) Rúmen.

b) Retículo.

c) Barrete.

d) Omaso.

e) Abomaso.

Questão 5

Os ruminantes possuem um estômago que apresenta quatro compartimentos, sendo frequentemente divididos em pré-estômagos e estômago verdadeiro. Marque a alternativa que indica corretamente os compartimentos que compõem o pré-estômago.

a) rúmen e retículo

b) rúmen e omaso.

c) rúmen, retículo e abomaso.

d) rúmen, retículo e omaso.

e) rúmen, abomaso e omaso.

Resposta - Questão 1

Alternativa “b”. Os animais ruminantes são aqueles mamíferos que possuem vários compartimentos gástricos. Como exemplos, podemos citar os bois, cabritos, alces, renas, cervos, carneiros, búfalos, gazelas, girafas, entre outros.

Resposta - Questão 2

Alternativa “b”. O estômago dos ruminantes é dividido em quatro compartimentos conhecidos por rúmen ou pança, retículo ou barrete, omaso ou folhoso e abomaso ou coagulador.

Resposta - Questão 3

Alternativa “b”. Nos ruminantes são encontrados micro-organismos capazes de digerir a celulose presente nos vegetais. Esses micro-organismos estão localizados no rúmen e no retículo.

Resposta - Questão 4

Alternativa “e”. É no abomaso que a secreção de HCl e a digestão peptídica ocorrem, por isso ele é conhecido como “estômago verdadeiro”.

Resposta - Questão 5

Alternativa “d”. Os pré-estômagos são o rúmen, o retículo e o omaso, que apresentam funções fermentativas. Já o estômago verdadeiro é o abomaso, que apresenta uma mucosa com grande quantidade de glândulas.