Exercícios sobre o Tato

O tato é o sentido responsável por captar informações referentes ao contato da nossa pele com outra superfície.

Por Vanessa Sardinha dos Santos
Questão 1

Diferentemente dos outros sentidos, o tato apresenta receptores espalhados por todo o corpo, e não apenas em algumas regiões específicas. Esse sentido permite aos vertebrados e invertebrados reconhecerem estímulos de:

  1. Cor, dor, calor e outros.
  2. Cor, sabor, calor e outros.
  3. Dor, calor, pressão e outros.
  4. Dor, calor, luz e outros.
  5. Luz, pressão e calor.

Questão 2

Imagine que um ser vivo nasceu sem nenhuma terminação nervosa livre. Que tipo de sensação esse indivíduo não irá sentir?

  1. Pressão.
  2. Frio.
  3. Calor.
  4. Dor.

Questão 3

Imagine que você está fazendo um leve carinho em sua mãe. Aquela sensação causada pelo toque leve é percebida na ponta dos dedos através:

  1. dos corpúsculos de Meissner.
  2. dos corpúsculos de Pacini.
  3. dos corpúsculos de Krause.
  4.  dos corpúsculos de Ruffini.

Questão 4

Ao colocar a mão em uma panela, por exemplo, logo percebemos se ela está quente ou fria. A percepção de calor pelo tato é possível graças ao:

  1. corpúsculos de Meissner.
  2. corpúsculos de Pacini.
  3. corpúsculos de Krause.
  4. corpúsculos de Ruffini.

Questão 5

A pele representa um importante órgão sensorial, pois nela encontramos diversas células sensoriais que são capazes de receber informações a respeito da dor, temperatura e pressão. Marque a alternativa que indica corretamente os receptores de frio e pressão, respectivamente:

  1. Krause e Pacini.
  2. Pacini e Ruffini.
  3. Meissner e terminações livres.
  4. Meissner e Ruffini.

Resposta - Questão 1

Alternativa “c”. O tato está relacionado às sensações táteis, que tornam possível respondermos aos estímulos causados pelo contato da nossa pele com um objeto ou outro organismo. Cor, luz e sabor são estímulos que são interpretados pelos sentidos da visão e paladar.

Resposta - Questão 2

Alternativa “d”. As terminações nervosas livres são os receptores encontrados na pele responsáveis pela percepção da dor.

Resposta - Questão 3

Alternativa “a”. Os corpúsculos de Meissner são encontrados em regiões mais superficiais da pele e captam o contato mais discreto, toques leves.

Resposta - Questão 4

Alternativa “d”. Atribui-se tradicionalmente a percepção de calor aos corpúsculos de Ruffini.

Resposta - Questão 5

Alternativa “a”. O corpúsculo de Krause é tradicionalmente descrito como um receptor de frio, enquanto os corpúsculos de Pacini estão relacionados aos estímulos de pressão.

Assista às nossas videoaulas