Exercícios sobre vacúolos

Para resolver estes exercícios sobre vacúolos, o aluno deve ser capaz de diferenciar os três tipos principais dessa estrutura citoplasmática.

Por Vanessa Sardinha dos Santos
Questão 1

Os vacúolos são estruturas saculiformes encontradas em vários tipos de célula e que apresentam diferentes funções. Em uma célula vegetal, por exemplo, encontramos o vacúolo de suco celular, que apresenta como uma de suas funções:

a) regular a fotossíntese.

b) promover a síntese de proteínas.

c) armazenar substâncias.

d) controlar o metabolismo celular.

e) regular o processo de divisão celular.

Questão 2

Os paramécios apresentam um tipo especial de vacúolo que possui como função principal expulsar o excesso de água que entra no corpo desses seres. Entre as alternativas a seguir, marque aquela que indica o nome correto desse tipo de vacúolo.

a) vacúolo autofágico.

b) vacúolo digestivo.

c) vacúolo de suco celular.

d) vacúolo contrátel.

e) vacúolo regulador.

Questão 3

Os vacúolos de suco celular são estruturas típicas das células vegetais e atuam armazenando substâncias, controlando o pH, realizando o controle osmótico, entre outras funções. Essa estrutura é formada por uma membrana simples denominada de:

a) tilacoide.

b) carioteca.

c) tonoplasto.

d) granum.

e) membrana plasmática.

Questão 4

Os vacúolos digestórios são importantes componentes celulares que atuam na digestão intracelular. Eles formam-se após a junção de um pinossomo ou fagossomo com a organela celular denominada de:

a) mitocôndria.

b) cloroplasto.

c) lisossomo.

d) retículo endoplasmático.

e) complexo golgiense.

Questão 5

Um tipo especial de vacúolo é responsável por digerir estruturas da própria célula. Analise as alternativas a seguir e marque aquela que indica corretamente o nome desse vacúolo.

a) vacúolo de suco celular.

b) vacúolo contrátil.

c) vacúolo autofágico.

d) vacúolo pulsátil.

Resposta - Questão 1

Alternativa “c”. O vacúolo de suco celular apresenta como funções o controle osmótico, a manutenção do pH, armazenamento de substâncias, digestão de componentes celulares, entre outras.

Resposta - Questão 2

Alternativa “d”. Os vacúolos contráteis, também chamados de pulsáteis, são encontrados normalmente em protozoários de água doce. Nesses organismos, ele atua retirando o excesso de água que entra no organismo por osmose.

Resposta - Questão 3

Alternativa “c”. A membrana simples que delimita o vacúolo de suco celular é denominada de tonoplasto.

Resposta - Questão 4

Alternativa “c”. Quando um pinossomo ou fagossomo une-se ao lisossomo, organela rica em enzimas digestórias, forma-se um vacúolo digestório.

Resposta - Questão 5

Alternativa “c”. O vacúolo autofágico é um tipo de vacúolo digestivo responsável por digerir as estruturas da própria célula.