Exercícios sobre o Campo Magnético da Terra

Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre o Campo Magnético da Terra e veja a resolução comentada.

Por Talita Alves dos Anjos
Questão 1

Um fio de 40 cm possui intensidade de campo magnético igual a 4.10-6 T. Determine o valor da corrente elétrica que percorre todo fio, sabendo que este fio é comprido e retilíneo. (Dado: µ˳= 4π. 10-7 T.m/A)

Questão 2

A experiência de Oersted identificou que a passagem de corrente elétrica num fio condutor gera, em torno do fio, um campo magnético. Como este fato pode ser observado?

Questão 3

(Cesgranrio - RJ)

A bússola representada na figura abaixo repousa sobre sua mesa de trabalho. O retângulo tracejado representa a posição em que você vai colocar um ímã, com os polos respectivos nas posições indicadas. Em presença do ímã, a agulha da bússola permanecerá como em: 

Questão 4

(Vunesp - SP)

Sabe-se que no ponto P da figura existe um campo magnético na direção da reta RS e apontando de R para S. Quando um próton passa por este ponto com velocidade v mostrada na figura, atua sobre ele uma força, devida a esse campo magnético:



a) Perpendicular ao plano da figura e “penetrando” nele.
b) Na mesma direção e sentido do campo magnético.
c) Na direção do campo magnético, mas em sentido contrário a ele.
d) Na mesma direção e sentido da velocidade.
e) Na direção da velocidade, mas em sentido contrário a ela.

Resposta - Questão 1
Resposta - Questão 2

Através de uma bússola. Quando colocamos uma bússola próxima a um fio condutor, onde circula corrente elétrica, a agulha da bússola muda para uma posição perpendicular ao fio condutor.

Resposta - Questão 3

Alternativa B.

Resposta - Questão 4

 Alternativa A.