Exercícios sobre fibra óptica

Estes exercícios testarão seus conhecimentos sobre as fibras ópticas, tubos mais finos que um fio de cabelo que conduzem luz.

Por Joab Silas da Silva Júnior
Questão 1

Marque V para verdadeiro e F para falso nas afirmações a seguir:

( ) A capacidade de transporte de informações das fibras ópticas é a mesma que a dos cabos metálicos. Todavia, a fibra óptica é mais leve e flexível, o que a torna mais eficiente.

( ) O índice de refração do núcleo da fibra deve ser maior que p índice da casca que a envolve.

( ) As fibras ópticas funcionam por meio do princípio da reflexão total da luz.

( ) A desvantagem das fibras ópticas é a interferência sofrida na presença de campos magnéticos.

( ) As fibras ópticas ainda não são amplamente utilizadas no cotidiano das pessoas por causa de seu alto preço de fabricação.

Questão 2

(Fuvest) Uma fibra ótica é um guia de luz, flexível e transparente, cilíndrico, feito de sílica ou polímero, de diâmetro não muito maior que o de um fio de cabelo, usado para transmitir sinais luminosos a grandes distâncias, com baixas perdas de intensidade. A fibra ótica é constituída de um núcleo, por onde a luz se propaga, e de um revestimento, como esquematizado na figura acima (corte longitudinal). Sendo o índice de refração do núcleo 1,60 e o do revestimento, 1,45, o menor valor do ângulo de incidência θ do feixe luminoso, para que toda a luz incidente permaneça no núcleo, é, aproximadamente,

a) 45º

b) 50º

c) 55º

d) 60º

e) 65º

Questão 3

O comprimento de onda para a luz monocromática verde que se propaga no ar é de 500 nm. Determine o seu comprimento de onda quando se propaga em uma fibra óptica com índice de refração igual a 2.

Dados: Velocidade da luz no vácuo: c = 3 x 108 m/s; 1 nm = 1 x 10 – 9 m

a) 250 nm

b) 150 nm

c) 200 nm

d) 350 nm

e) 500 nm

Questão 4

Uma fibra óptica é um tubo estreito e maciço, tendo basicamente um núcleo e uma casca constituídos de dois tipos de vidro (ou plástico) com índices de refração diferentes. A luz que penetra por uma extremidade da fibra, por meio do núcleo, sofre múltiplas reflexões totais na superfície lateral que separa o núcleo da casca até sair pela outra extremidade. A figura a seguir representa um raio de luz que penetra a fibra, proveniente do ar, emergindo na extremidade oposta.

Sendo nA, nN e nC os índices de refração do ar, do núcleo e da casca, respectivamente, a relação correta é:

a) nA > nC > nN

b) nA > nC = nN

c) nA < nC < nN

d) nA < nC = nN

e) nA = nC = nN

Resposta - Questão 1

F, V, V, F, F

  • FALSA: A capacidade de transporte das fibras ópticas é infinitamente superior à capacidade dos cabos metálicos.

  • VERDADEIRA.

  • VERDADEIRA.

  • FALSA: Não há interferência magnética sobre a luz, logo, as fibras ópticas não sofrem interferência de campos magnéticos.

  • FALSA: As fibras ópticas são largamente utilizadas em nosso cotidiano. A produção geralmente é feita com sílica, material mais abundante que os metais e que possui baixo preço.

Resposta - Questão 2

LETRA “E”

A luz incidente permanecerá no núcleo se ocorrer o fenômeno da reflexão interna total. O seno do ângulo limite (L), ângulo a partir do qual ocorre reflexão total, é dado pela razão do menor pelo maior índice de refração:

sen L = NMENOR ÷ NMAIOR

sen L = 1,45 ÷ 1,60

sen L ≈ 0,91

A partir da tabela de senos e cossenos, temos que:

L = 65°

Resposta - Questão 3

LETRA “A”

A velocidade de propagação de uma onda é dada pelo produto do comprimento de onda e a frequência da onda. Sendo assim, podemos determinar a frequência da luz monocromática verde ao se propagar no ar.

c = λ. f

3 x 108 = 500 x 10 – 9 . f

F = 3 x 108 ÷ 500 x 10 – 9 = 3 x 108 ÷ 5 x 10 – 7

f = 6 x 10 14 Hz

A partir da definição de índice de refração e da equação da velocidade da luz, podemos determinar o comprimento de onda da luz monocromática verde ao entrar na fibra. É importante lembrar que na refração não ocorre mudança da frequência das ondas. A partir da definição de índice de refração, temos:

Resposta - Questão 4

LETRA “C”

Para ocorrer a reflexão total, é necessário que o índice de refração do núcleo seja maior que o da casca. Sendo assim, nC < nN. A única alternativa que apresenta tal relação é a letra C.