Exercícios sobre a primeira lei de Kepler

Esta lista de exercícios trata da primeira lei de Kepler, também conhecida como lei das órbitas planetárias, e testará seus conhecimentos sobre o formato das órbitas ao redor do Sol.

Por Rafael Helerbrock
Questão 1

 (Unicamp) A primeira lei de Kepler demonstrou que os planetas se movem em órbitas elípticas e não circulares. A segunda lei mostrou que os planetas não se movem a uma velocidade constante. PERRY, Marvin. Civilização Ocidental: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 1999, p. 289. (Adaptado)

É correto afirmar que as leis de Kepler:

a) confirmaram as teorias definidas por Copérnico e são exemplos do modelo científico que passou a vigorar a partir da Alta Idade Média.

b) confirmaram as teorias defendidas por Ptolomeu e permitiram a produção das cartas náuticas usadas no período do descobrimento da América.

c) são a base do modelo planetário geocêntrico e se tornaram as premissas científicas que vigoram até hoje.

d) forneceram subsídios para demonstrar o modelo planetário heliocêntrico e criticar as posições defendidas pela Igreja naquela época. 

Questão 2

(UFG) Considere que a Estação Espacial Internacional, de massa M, descreve uma órbita elíptica estável em torno da Terra, com um período de revolução T e raio médio R da órbita. Nesse movimento,

a) o período depende de sua massa.

b) a razão entre o cubo do seu período e o quadrado do raio médio da órbita é uma constante de movimento.

c) o módulo de sua velocidade é constante em sua órbita.

d) a energia mecânica total deve ser positiva.

e) a energia cinética é máxima no perigeu.

Questão 3

De acordo com a primeira lei de Kepler, as órbitas dos planetas que se movem ao redor do Sol são:

a) elípticas, com grande excentricidade.

b) elípticas, com o Sol em um dos focos.

c) circulares, com o Sol no centro.

d) circulares, com a Terra no centro.

e) hiperbólicas, com o Sol localizado sobre o foco.

Questão 4

As posições do periélio e afélio são, respectivamente, aquelas onde há:

a) maior e menor energia potencial gravitacional.

b) maior e menor energia cinética.

c) maior energia mecânica.

d) menor energia mecânica.

e) maior dissipação de energia.

Resposta - Questão 1

Letra D. Os argumentos que eram utilizados pela Igreja para justificar o modelo geocêntrico perderam força com os modelos matemáticos das órbitas planetárias, desenvolvidas graças ao surgimento das três leis de Kepler.

Resposta - Questão 2

Letra E. O perigeu é a posição da menor distância entre a Terra e a Estação Espacial Internacional. Nessa posição, há a energia cinética máxima e, consequentemente, a energia potencial gravitacional mínima.

Resposta - Questão 3

Letra B. Segundo a afirmação da 1ª lei de Kepler, conhecida como lei das órbitas planetárias: todos os planetas movem-se ao redor do Sol em órbitas elípticas, estando o Sol em um dos focos.

Resposta - Questão 4

Letra B. Enquanto, no periélio, há energia cinética máxima, no afélio, essa mesma energia é mínima, de modo que a energia potencial gravitacional segue a lógica inversa, fazendo com que a energia mecânica mantenha-se constante ao longo de toda a órbita.