Exercícios sobre degradação do solo no Brasil

Estes exercícios sobre degradação do solo no Brasil abordam tanto os impactos socioambientais quanto as causas desse problema.

Por Rodolfo F. Alves Pena
Questão 1

“A região sudoeste do Rio Grande do Sul, na fronteira com a Argentina e o Uruguai, apresenta extensa faixa de solos arenosos suscetíveis à erosão, com locais severamente degradados. Esses solos apresentam reduzido conteúdo de argila e de matéria orgânica, baixos níveis de fertilidade e baixo grau de agregação – características relacionadas ao material geológico e aos processos de evolução das superfícies geomórficas e de retrabalhamento de sedimentos […]. O fator preponderante que propicia o estabelecimento dos processos de degradação é a perda da cobertura vegetal, expondo o material arenoso à incidência dos agentes erosivos”.

ROVEDDER, A. P. M.; ELTZ, F. L. F.. Revegetação com plantas de cobertura em solos sob erosão eólica no Rio Grande do Sul. Rev. Bras. Ciênc. Solo, Viçosa , v. 32, n. 1, p. 315-321, Feb. 2008 (adaptado).

O uso do solo de forma inadequada, associado à suscetibilidade natural dos solos na área apresentada pelo texto, ocasiona problemas referentes à:

a) desertificação

b) salinização

c) contaminação

d) arenização

e) hidromorfia

Questão 2

O mapa a seguir indica as áreas com maior incidência e risco de desertificação no Brasil.


Mapa indicativo das áreas suscetíveis à desertificação no Brasil

MMA, Secretaria de Recursos Hídricos. Atlas das áreas susceptíveis à desertificação do Brasil. Brasília: MMA, 2007. p.15.

Além do uso incorreto do solo, o principal fator natural responsável pela concentração do fenômeno em questão é:

a) a presença de vegetação xerófila

b) o elevado índice de evaporação

c) o excesso de micro-organismos

d) a acidez acentuada do terreno

e) a alta incidência de lixiviação

Questão 3

“O prestígio que a Amazônia tem no Brasil é inegável. O desmatamento da maior floresta tropical do mundo é monitorado de perto. Políticas para a região são tema nos debates eleitorais. Há fiscalização e pressão popular. Infelizmente, outros biomas não gozam do mesmo prestígio. O Cerrado é um exemplo. Enquanto o desmatamento está em queda na Amazônia, ele só cresce no Cerrado. Se essa tendência continuar, o desmatamento do Cerrado pode se tornar o novo grande vilão ambiental do Brasil”.

CALIXTO, B. Desmatamento do Cerrado, o novo vilão ambiental do Brasil. Revista Época, out. 2014. Disponível em: http://epoca.globo.com. Acesso em: 26 jun. 2014.

A consequência mais grave do processo de desmatamento do Cerrado sobre os solos desse domínio é:

a) o aumento da acidez

b) a redução da laterização natural

c) a intensificação dos processos erosivos

d) o surgimento da desertificação

e) a formação de areais inférteis

Questão 4

(UNIOESTE - adaptada)

No Brasil, em regiões tropicais úmidas com relevo de encostas íngremes, ocorrem rápidos movimentos de massa, os quais desencadeiam problemas sociais e econômicos, particularmente nas áreas urbanas. Esse fenômeno é mais comum no verão, quando as chuvas são abundantes, tornando o solo mais saturado. De acordo com o exposto, considere as afirmativas abaixo.

I - A topografia, o regime pluviométrico, a estrutura e a espessura do manto de alteração, as atividades humanas e a retirada da vegetação original são alguns dos fatores que influenciam movimentos rápidos de massa.

II - Os movimentos de massa fazem parte da dinâmica externa da crosta terrestre e são agentes que participam da modelagem do relevo, independentemente da intervenção humana.

III - os movimentos de massa são analisados considerando-se basicamente a natureza do material transportado (solo, detritos ou rocha) e a velocidade do movimento, que varia desde alguns centímetros por ano até mais de 5km por hora.

IV - o deslizamento e corrida de lama são classificados como movimentos rápidos de massa, desencadeados principalmente pela declividade do terreno, a água e a gravidade.

Assim, assinale a alternativa CORRETA.

a) Estão corretas as alternativas I e IV.

b) Estão corretas as alternativas II, III e IV

c) Está correta apenas a alternativa I.

d) Estão corretas todas as alternativas.

e) Estão corretas as alternativas I, II e IV.

Resposta - Questão 1

Os solos arenosos do Rio Grande do Sul, quando utilizados de forma inadequada e muito expostos ao regime de chuvas e à erosão eólica, degradam-se e perdem a fertilidade, formando os chamados “areais” a partir da sedimentação. Esse processo recebe o nome de arenização.

Alternativa correta: letra D

Resposta - Questão 2

O fato de haver uma maior incidência de desertificação na região Nordeste do Brasil, além dos fatores antrópicos, explica-se pelo clima da região, onde os índices de evaporação são superiores aos de precipitação, agravando a perda de água nos solos e ocasionando a sua transformação.

Alternativa correta: letra B

Resposta - Questão 3

O principal efeito da remoção da vegetação nas áreas naturais e geográficas do Cerrado é a maior incidência de erosões em função da menor proteção da superfície.

Alternativa correta: letra C

Resposta - Questão 4

I – Correto – Existem vários fatores que influenciam os movimentos de massa no solo, como a remoção da vegetação que protege a superfície, o índice de chuvas, a inclinação do relevo e sua estrutura.

II – Correto – Os movimentos de massa, independentemente da ação, manifestam-se no processo natural de modelagem do relevo ao longo do tempo. No entanto, as atividades antrópicas aceleram esse processo e potencializam seus efeitos.

III – Correto – A degradação do solo e os movimentos de massa são analisados a partir do material erodido e depositado em termos de composição, volume e velocidade do deslocamento.

IV – Correto – Em solos desprotegidos, os movimentos rápidos são mais frequentes e são ocasionados pelo deslocamento da água, pela gravidade e pela declividade acentuada.

Alternativa correta: letra D