Exercícios sobre água

Esta lista de exercícios será uma excelente ferramenta para você testar seus conhecimentos sobre água.

Por Larissa Mesquita
Questão 1

O planeta Terra é o único do Sistema Solar que possui água em seus três estados: sólido, líquido e gasoso. O conjunto formado pelo total de água presente na Terra corresponde a uma das esferas do nosso planeta.

Marque a alternativa que indica corretamente a esfera formada pela água na Terra:

a) Biosfera.

b) Hidrografia.

c) Litosfera.

d) Hidrosfera.

e) Atmosfera.

Questão 2

Analise os dados apresentados para responder à questão:

Considerando os dados sobre a distribuição de água no planeta, é possível afirmar:

a) O Brasil e os países da América do Norte são os que mais concentram água em seus territórios.

b) A maior parte da água existente no planeta está concentrada nas geleiras.

c) A água disponível para a utilização humana forma um conjunto menor que a água das geleiras.

d) A água salgada está presente, sobretudo, nas camadas subterrâneas da Terra.

e) O volume de água doce presente no subterrâneo é maior que o volume de água congelada.

Questão 3

O continente que mais concentra água é:

a) América.

b) Ásia.

c) Europa.

d) Oceania.

e) África.

Questão 4

Observe a figura e indique corretamente o fenômeno ilustrado:

a) Ciclo hidrológico.

b) Renovação das rochas.

c) Formação da atmosfera.

d) Ciclo das chuvas.

e) Intemperismo químico.

Questão 5

A água é um elemento fundamental para a vida e para o desenvolvimento de todas as atividades econômicas de todos os países. No Brasil, cerca de 60% da água consumida é destinada ao setor ____________, 17% ao setor ______________ e 9% ao abastecimento doméstico.

Para que as lacunas sejam completadas de forma correta, as indicações correspondentes de forma respectiva são:

a) industrial, pecuarista.

b) pecuarista, minerador.

c) minerador, agrícola.

d) industrial, agrícola.

e) agrícola, industrial.

Questão 6

Embora seja um recurso renovável, a água é fonte de preocupação mundial em relação à sua disponibilidade. Estima-se que até o ano 2050, uma em cada quatro pessoas no mundo viverá em um país que enfrentará a falta de água potável.

Considerando o tema da disponibilidade de água potável no mundo, marque a alternativa que NÃO indica um fator gerador de desgaste de água no planeta.

a) Desperdício.

b) Poluição.

c) Tratamento da água.

d) Urbanização.

e) Crescimento populacional.

Questão 7

O Brasil concentra cerca de 12% do total de água doce existente no mundo, mas a distribuição desse recurso pelo território ocorre de forma irregular. Assinale a alternativa que indica a região brasileira que possui o maior volume de água.

a) Centro-Oeste.

b) Nordeste.

c) Sudeste.

d) Norte.

e) Sul.

Questão 8

Observe a figura que representa as etapas do ciclo da água:

Uma das preocupações acerca da disponibilidade de água potável está relacionada ao uso maciço de produtos químicos em lavouras que poluem a água doce. Marque a alternativa que indica a etapa do ciclo da água em que a poluição dos recursos hídricos por esses poluentes ocorre:

a) Precipitação.

b) Infiltração.

c) Evaporação.

d) Transpiração.

e) Condensação.

Questão 9

(Uece) Sobre o ciclo da água, é correto afirmar que

a) o ciclo, por meio das chuvas, contribui para aumentar a umidade do ar e dos solos, alimentar os lençóis de água subterrânea e o escoamento fluvial.

b) a infiltração da água tende a ser maior em terrenos impermeáveis e de rochas pouco porosas pertencentes ao embasamento cristalino.

c) a descarga fluvial, ou débito de um rio, é sempre igual à pluviosidade total que incide sobre a região da bacia hidrográfica.

d) a evaporação e a evapotranspiração tendem a um decréscimo em regiões de baixas latitudes, aumentando, consideravelmente, nas regiões de altas latitudes.

Questão 10

(Uece) Analise as afirmações que tratam do ciclo hidrológico e assinale com V as afirmações verdadeiras e com F as afirmações falsas.

( ) Entre as principais forças que controlam o ciclo hidrológico está a radiação solar, associada à gravidade e à rotação da Terra.

( ) O ciclo da água é um fenômeno global de circulação fechada da água entre os oceanos, os continentes e a atmosfera.

( ) A construção de barragens, usinas hidrelétricas e a poluição das águas pode afetar o ciclo hidrológico.

( ) No ciclo hidrológico de longo prazo, parte do consumo de água pode estar associado ao intemperismo químico nas reações de hidrólise, na formação de rochas sedimentares e metamórficas e na formação de minerais hidratados.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

a) V, V, V, F.

b) F, V, V, F.

c) V, F, V, F.

d) V, V, V, V.

Questão 11

(UEPB) Observe o gráfico da distribuição da água doce na superfície do planeta.

Com base nos conhecimentos sobre o tema e o auxílio do gráfico, podemos afirmar:

I. A distribuição desigual dos recursos hídricos é apenas uma face da problemática escassez de água potável no mundo; o desequilíbrio entre sua oferta e demanda passa também pela poluição dos grandes mananciais e pelas possibilidades das populações pobres terem acesso à água tratada.

II. A América do Sul, que sozinha detém quase 1/3 da água doce do planeta, se configura como área estratégica. Mas também enfrenta problemas, com a ambiguidade entre o desperdício e a escassez de abastecimento de água potável entre as camadas de suas populações.

III. Os recursos hídricos estão equitativamente bem distribuídos por todos os continentes, e dentro deles a carência de acesso a esse bem renovável se dá não por escassez, mas simplesmente por questões políticas, tais como no Nordeste brasileiro e no Saara, onde o subsolo guarda grandes reservas de água doce que poderiam abastecer as populações e desenvolver a agricultura irrigada sem problema.

IV. As estatísticas da distribuição da água pelo planeta por si não revelam toda a realidade de acesso ou não das populações a esse líquido, tal como ocorre com a Ásia, que, embora detenha um dos maiores percentuais da água doce do planeta, também detém a maior população, parte vivendo em pobreza absoluta e alguns povos em áreas de escassez, onde o acesso à água é causa de conflitos.

Estão corretas apenas as proposições

a) I, II e III

b) I, II e IV

c) II, III e IV

d) I, III e IV

e) II e III

Questão 12

(UFF) O controle e a distribuição da água, por meio de obras de engenharia, tem sido a forma pela qual os governos vêm enfrentando a questão da seca no Nordeste semiárido. Seguindo esse modelo histórico, a solução dessa questão refere-se, atualmente, à:

a) canalização e perenização dos rios Jaguaribe e Parnaíba.

b) criação de grandes represas nos rios temporários da região.

c) transposição das águas do rio São Francisco para outras áreas do semiárido.

d) perfuração e multiplicação de poços artesianos pela zona semiárida.

e) irrigação das várzeas criadas pelo curso do rio São Francisco.

Resposta - Questão 1

Letra D

As esferas da Terra reúnem elementos fundamentais para o desenvolvimento e manutenção da vida no planeta. São elas:

Atmosfera: camada de ar.

Litosfera: camada rochosa da superfície terrestre.

Hidrosfera: camada de água do planeta, em todos seus estados.

Biosfera: camada da vida, resultado da interação de todas as esferas.

 

Resposta - Questão 2

Letra C

A água disponível para a utilização humana está presente nos rios e lagos (0,3% da água doce) e no subterrâneo (29,6% da água doce). Somados, esses dois conjuntos representam um percentual menor do que a água contida nas geleiras e neves eternas. A água congelada representa 69,2% do total de água doce existente no mundo.

Resposta - Questão 3

Letra A

O continente americano é o continente que concentra o maior volume de água no planeta, reunindo 39,6% do total. A Ásia é o segundo continente em volume de água, com 31,8%.

Resposta - Questão 4

Letra A

A figura ilustra o ciclo hidrológico, também conhecido como ciclo da água. É o processo de renovação da água no planeta.

Resposta - Questão 5

Letra E

O setor agrícola é o que mais consome água no Brasil e no mundo. No Brasil, cerca de 60% de toda a água é disponibilizada para o setor. Em segundo lugar, a indústria consome cerca de 17%, e o abastecimento doméstico, apenas 9%.

Resposta - Questão 6

Letra C

De todas as alternativas, a letra C é a única que não indica um elemento gerador de preocupação em relação à disponibilidade de água. O tratamento de água é uma necessidade básica e um dos serviços mais necessários à sociedade. As demais alternativas indicam elementos de preocupação acerca da disponibilidade de água potável no mundo.

Resposta - Questão 7

Letra D

A distribuição de água pelas regiões do Brasil segue a seguinte ordem:

1º – Região Norte: 68% do total.

2º – Região Centro-Oeste: 16% do total.

3º – Região Sul: 7% do total.

4º – Região Sudeste: 6% do total.

5º – Região Nordeste: 3% do total.

Resposta - Questão 8

Letra B

O uso de produtos químicos em lavouras é um grande gerador de poluição hídrica e está diretamente ligado à etapa da infiltração. No ciclo hidrológico, a partir da infiltração, os elementos químicos utilizados nas lavouras são lançados nos solos, rios e lençóis subterrâneos, produzindo poluição da água em larga escala.

Resposta - Questão 9

Letra A

O ciclo hidrológico representa um movimento contínuo de renovação da água e responsável pelo aumento da umidade do ar e dos solos. Por meio do ciclo hidrológico os lençóis de água são abastecidos, assim como os rios e lagos.

Resposta - Questão 10

Letra D

Todas as alternativas estão corretas. O ciclo da água promove interações entre as esferas da Terra. Ele é responsável pela renovação da água em todos os estados e é influenciado pela recepção de luz solar e pelos ventos.

Resposta - Questão 11

Letra B

I – Correta: a água é distribuída de forma desigual na superfície, e o mau uso do recurso agrava a questão da distribuição entre as populações.

II – Correta: embora detenha grande quantidade de água doce, a América do Sul é caracterizada pela irracionalidade na utilização do recurso. Esse fato está ligado à ausência de políticas públicas no setor.

III – Incorreta: a água não é distribuída de forma equitativa.

IV – Correta: os números indicam a distribuição de forma absoluta, não revelam os dados acerca do acesso ao recurso água.

Resposta - Questão 12

Letra C

A transposição do rio São Francisco, na região Nordeste, é um exemplo de obra de engenharia que busca levar água doce às regiões onde o recurso é escasso. Trata-se de uma das maiores obras de infraestrutura do Brasil.