Exercícios sobre Economia de Mercado

A economia de mercado é a própria base do sistema capitalista no mundo contemporâneo.

Por Rodolfo F. Alves Pena
Questão 1

Assinale a alternativa que apresenta uma prática bastante difundida no contexto da economia de mercado:

a) estatização de empresas privadas

b) regulação dos espaços industriais pelo Estado

c) formação de trustes

d) predomínio de pequenas empresas na economia

e) declínio das práticas de incentivos fiscais

Questão 2

Assinale a alternativa que indica o modelo econômico que melhor se relaciona ao contexto atual da “economia de mercado”:

a) Economia planificada

b) Keynesianismo

c) Neoliberalismo

d) Desenvolvimentismo

e) Sustentabilidade

Questão 3

(PUCCAMP)

O reconhecimento, por parte dos teóricos do capitalismo, de que o atual estágio da economia requeria a reformulação das concepções liberais, especialmente no que toca à atuação do Estado, deu origem a uma doutrina batizada de neoliberalismo. Algumas de suas bases são:

a) A revisão do sistema de propriedade agrária com a promoção de reforma agrária gradual, como que se busca reequilibrar a distribuição da população entre o campo e os centros urbanos.

b) A criação de políticas assistencialistas com o objetivo de reduzir as diferenças sociais por meio do apoio financeiro e centrais sindicais e organizações não governamentais.

c) A intervenção estatal nos mais amplos setores produtivos a fim de garantir empregos, salários e estimular a participação dos trabalhadores nos lucros a partir de determinados índices de produtividade.

d) A atuação do Estado para garantir estabilidade econômica por meio do controle de taxas de juros, estabelecimentos de políticas cambiais e privatização de setores antes considerados estratégicos.

Questão 4

Assinale a alternativa que NÃO representa uma característica da Economia de Mercado:

a) Livre concorrência

b) Lei da oferta e da procura

c) Predomínio de instituições privadas

d) Burocratização e centralidade do Estado na Economia

Questão 5

(UERJ)

A história em quadrinhos apresenta uma característica fundamental do modo de produção capitalista na atualidade e uma política estatal em curso em muitos países desenvolvidos.
Essa característica e essa política estão indicadas em:

a) liberdade de comércio - ações afirmativas para grupos sociais menos favorecidos

b) sociedade de classe - sistemas de garantias trabalhistas para a mão de obra sindicalizada

c) economia de mercado - programas de apoio aos setores econômicos pouco competitivos

d) trabalho assalariado - campanhas de estímulo à responsabilidade social do empresariado

Resposta - Questão 1

a) Incorreto – ao contrário da estatização, são as privatizações que mais ocorrem na economia de mercado.

b) Incorreto – na economia de mercado, defende-se a mínima intervenção do Estado na regulamentação dos espaços industriais.

c) Correto – na economia de mercado, é comum a formação de trustes, que representam a união entre empresas a fim de evitar a concorrência.

d) Incorreto – há, na verdade, um predomínio das grandes empresas, as multinacionais, que, no atual contexto da economia de mercado, dominam cerca de 70% do comércio mundial.

e) Incorreto – os incentivos fiscais são uma prática inerente ao neoliberalismo e à sua economia de mercado.

Resposta - Questão 2

O modelo econômico responsável por manter a economia de mercado como estilo financeiro predominante no mundo atual é o neoliberalismo.

Portanto, letra C.

Resposta - Questão 3

a) Incorreto – No contexto do Neoliberalismo e da Economia de Mercado, não há a preocupação de ampliar a Reforma Agrária, mas sim a produção em latifúndios para exportações de matérias-primas.

b) Incorreto – Para o Neoliberalismo, a luta sindical torna-se um problema que atrapalharia o bom funcionamento das leis de mercado.

c) Incorreto – Não há intervenção estatal no contexto neoliberal, mas sim a defesa do Estado Mínimo.

d) Correto – Controlar o mercado financeiro e o consumo através do aumento ou redução das taxas de juros, políticas cambiais e privatizações são premissas básicas do neoliberalismo.

Resposta - Questão 4

Na economia de mercado, as leis básicas são o predomínio da iniciativa privada e a regulação da economia pelo mercado, através da lei da oferta e da procura, além da concepção da livre concorrência. Assim, não é possível dizer que há uma centralidade do Estado na Economia.

Portanto, a alternativa incorreta é a letra D.

Resposta - Questão 5

A tirinha pode ser entendida como uma crítica metafórica ao Capitalismo e à economia de mercado. Primeiramente, a economia centra-se na lei da oferta e da procura e, quando essa encontra as suas limitações, acaba procurando a ajuda e a intervenção do Estado para salvar o mercado privado através de benefícios e incentivos fiscais.

Portanto, a alternativa correta é a letra C.