Exercícios sobre Geografia Econômica

Estes exercícios sobre Geografia Econômica envolvem temas relacionados ao espaço e às atividades da economia global.

Por Mateus Campos
Questão 1

A Revolução Industrial foi um dos principais marcos da mudança econômica global. Esse processo foi iniciado na

a) Alemanha.

b) França.

c) Inglaterra.

d) Rússia.

e) Escócia.

Questão 2

O processo de urbanização contribuiu de forma ativa para o desenvolvimento de vários setores econômicos. O crescimento das cidades foi impulsionado pelo

a) aumento da mortalidade.

b) uso de redes de internet.

c) consumo de alimentos.

d) declínio do capitalismo.

e) processo de êxodo rural.

Questão 3

A globalização é um dos principais aspectos do momento atual da economia mundial. Ela é marcada pelo

a) aumento no número de bilionários na sociedade global.

b) desenvolvimento dos transportes e das comunicações.

c) crescimento da igualdade social em todo o mundo.

d) processo de privatização de empresas transnacionais.

e) cenário de enriquecimento dos países subdesenvolvidos.

Questão 4

O setor da economia que é formado pelas atividades industriais e de construção civil é corretamente chamado de

a) extrativista.

b) primário.

c) secundário.

d) policultura.

e) moderno.

Questão 5

Na Geografia Econômica os movimentos de bens, serviços, pessoas e capitais pelo espaço geográfico são expressos pelo conceito de

a) infraestrutura.

b) rede.

c) mercado.

d) fluxo.

e) desenvolvimento.

Questão 6

Atualmente, o cenário econômico brasileiro é marcado especialmente pela

a) importação de alimentos e minerais.

b) estatização das empresas privadas.

c) produção de bens de origem primária.

d) exportação de eletrônicos e de chips.

e) fabricação de bens de alta tecnologia.

Questão 7

No âmbito econômico mundial, o Brasil é corretamente classificado como um país

a) emergente.

b) comunista.

c) desenvolvido.

d) planificado.

e) socialista.

Questão 8

As alternativas abaixo apresentam alguns dos mais importantes organismos e blocos econômicos mundiais. De qual deles o Brasil faz parte?

a) OCDE.

b) G7.

c) Asean.

d) G8.

e) Brics.

Questão 9

(UEPB 2010) Identifique, entre as proposições, a que NÃO está correta em relação ao processo das redes no mundo globalizado.

a) O sistema de redes permite que diversas atividades e a estrutura da produção sejam reorganizadas e as interações complexas impulsionem a economia mundial.

b) A globalização e os avanços tecnológicos tornaram a informática e as comunicações mais acessíveis, permitindo o processamento, o armazenamento e a distribuição rápida de informações através de redes de comunicação para o mundo financeiro globalizado.

c) A economia cibernética e virtual não é excludente e está ao alcance de todas as camadas da sociedade.

d) A confiabilidade no tráfego de informações concretizou a mundialização do mercado financeiro e comercial. A cibereconomia gira diariamente em moedas nacionais, bilhões de dólares e euros.

e) Os satélites artificiais, a telefonia e a informática constituem o tripé da era da comunicação em tempo real.

Questão 10

(Unesp 2010) As duas guerras mundiais cortaram boa parte dos vínculos econômicos entre os países. Depois de 1945, a economia capitalista recuperou, pouco a pouco, seu alcance mundial, num processo conduzido, principalmente, pelas empresas multinacionais. A partir do final da década de 1980, o cenário econômico mundial passou por profundas transformações. Dentre elas, a ascensão ao poder, nos dois países mais importantes do mundo capitalista, do presidente norte-americano Ronald Reagan e da primeira-ministra britânica Margaret Thatcher. Suas ações políticas atacaram os direitos trabalhistas e os benefícios sociais, em prejuízo da maioria da população. O objetivo era aumentar a parcela da riqueza nacional em mãos dos capitalistas. A desigualdade social se acentuou. As empresas estatais foram quase todas privatizadas e o controle do Estado sobre as companhias particulares foi reduzido ao mínimo. Outra mudança importante nesse período foi o fim do comunismo soviético, numa sequência de eventos que têm como marco a queda do Muro de Berlim, em 1989. A Guerra Fria terminou, com a vitória indiscutível do capitalismo.

Igor Fuser, Geopolítica: o mundo em conflito, 2006. Adaptado.

O texto enfatiza a ascensão ao poder de líderes políticos partidários

a) do socialismo

b) do neoliberalismo.

c) do comunismo.

d) do fascismo.

e) da social-democracia.

Questão 11

(PUC-RJ 2016) As organizações de cooperação internacional cresceram muito após a 2ª Guerra Mundial. Em 1948, uma dessas organizações foi criada para gerir o Plano Marshall, que reconstruiria a Europa destruída pelo conflito. Posteriormente, nos anos de 1960, essa organização passou a aceitar membros não europeus que seguissem os preceitos da democracia representativa e da economia de livre mercado. Atualmente, ela fornece uma plataforma ampla de comparação entre políticas econômicas, visando a solucionar problemas comuns e coordenar políticas domésticas e internacionais, sendo referência em temas sobre modelos de desenvolvimento e qualidade de vida, em múltiplas escalas. Ela é denominada de Organização:

a) do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).

b) para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

c) dos Estados Americanos (OEA).

d) Mundial do Comércio (OMC).

e) das Nações Unidas (ONU).

Questão 12

(IF-MT 2017) O G7 é um grupo de países que mantêm vínculos políticos importantes e sustentam políticas voltadas ao fortalecimento de suas economias. As suas orientações visam, basicamente, ao favorecimento de produção agrícola, comercial, industrial e financeira de seus membros. Os países que compõem o G7 são:

a) Inglaterra, Espanha, Portugal, Japão, Canadá, Rússia e China.

b) Japão, Canada, EUA, Espanha, Portugal, Itália e Alemanha

c) EUA, Bélgica, França, Espanha, Canadá, Inglaterra e Itália.

d) EUA, Grã-Bretanha, Canadá, Alemanha, França, Itália e Japão.

e) EUA, China, México, Canadá, Japão, Rússia e Bélgica.

Resposta - Questão 1

Letra C

A Primeira Revolução Industrial foi iniciada na Inglaterra e marcou o processo de expansão da industrialização, que foi fundamental para o desenvolvimento econômico mundial. Para saber mais sobre essa revolução, clique aqui.

Resposta - Questão 2

Letra E

O processo de êxodo rural, ou seja, a saída da população do campo para a cidade, contribui para o crescimento dos centros urbanos, caracterizando o processo de urbanização em nível mundial.

Resposta - Questão 3

Letra B

A globalização é o processo de integração mundial marcado pelo desenvolvimento dos transportes e das comunicações. Para saber mais sobre esse processo, clique aqui.

Resposta - Questão 4

Letra C

O setor secundário da economia, um dos setores que compõem o quadro econômico e produtivo global, é formado por atividades como a indústria e a construção civil.

Resposta - Questão 5

Letra D

O conceito de fluxo é um dos principais da Geografia Econômica. Ele remete ao movimento ou ainda ao deslocamento de bens, serviços, pessoas e capitais no espaço econômico mundial.

Resposta - Questão 6

Letra C

O Brasil é um dos principais produtores mundiais de bens agrícolas e minerais, que são produtos que compõem o chamado setor primário da economia.

Resposta - Questão 7

Letra A

O Brasil é um país economicamente classificado como emergente, visto que é uma nação em processo de desenvolvimento, com vasto parque industrial e relativo crescimento econômico.

Resposta - Questão 8

Letra E

O Brasil compõe, junto a Rússia, Índia, China e África do Sul, o agrupamento Brics, que é formado por potências emergentes mundiais. Para sabe mais sobre o Brics, clique aqui.

Resposta - Questão 9

Letra C

A economia virtual não está disponível para todos os indivíduos, visto que não são todos que possuem condições financeiras de adquirir ferramentas tecnológicas, como celulares e computadores.

Resposta - Questão 10

Letra B

O neoliberalismo é uma das principais doutrinas econômicas utilizadas até a atualidade. Ele prega a mínima intervenção do Estado na economia por meio da adoção de políticas econômicas liberais.

Resposta - Questão 11

Letra B

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) é um exemplo de agrupamento econômico global que reúne nações com relativo desenvolvimento social que adotam uma economia de livre mercado. Para saber mais sobre a OCDE, clique aqui.

Resposta - Questão 12

Letra D

O Grupo dos Sete (G7) é um agrupamento econômico que reúne sete das principais potências econômicas em nível mundial. Os países que fazem parte do G7 são: Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Alemanha, França, Itália e Japão.