Exercícios sobre Industrialização das sociedades

Estes xercícios sobre industrialização das sociedades envolvem temas sobre a transformação espacial provocada pelas indústrias.

Por Rodolfo F. Alves Pena
Questão 1

Assinale a alternativa que NÃO aponta um dos efeitos do processo de industrialização sobre o espaço geográfico.

a) Aumento do consumo de energia.

b) Ampliação das trocas comerciais.

c) Intensificação do processo de urbanização.

d) Aumento das ofertas de emprego no setor primário.

Questão 2

A industrialização é considerada como um dos parâmetros necessários para a modernização das transformações socioespaciais. Sobre esse processo, assinale o que for correto:

a) Mesmo acontecendo em períodos históricos diferentes, a industrialização ocorreu da mesma forma em todos os países existentes.

b) A industrialização do tipo planificada foi algo recorrente nos países subdesenvolvidos.

c) A industrialização do tipo clássica corroborou para profundas transformações no espaço geográfico europeu dos séculos XVIII e XIX.

d) A industrialização nos países periféricos ocorreu sem a manifestação do capital estrangeiro, que não enxerga nesses países a possibilidade de investimentos.

Questão 3

Importância da indústria para o PIB cai a níveis dos anos 50

Desde 1955 a indústria brasileira não tinha uma participação tão baixa no PIB (Produto Interno Bruto) do país. Só entre 2004 e 2012, a porcentagem foi de 19,2% para 13,3% - uma perda total de 30,8%. [...] Em 1947, primeiro ano em que há dados, a participação da indústria no PIB brasileiro era de 11,3%.

(Revista Exame, 28/08/2013. Disponível em: http://exame.abril.com.br/)

Diante das informações expressas pelo texto acima, podemos concluir que:

a) A produção industrial do Brasil em 2012 foi igual ou menor a de 1955.

b) Há uma fuga de indústrias no território brasileiro.

c) O processo de terciarização da economia continua em expansão.

d) O PIB brasileiro não condiz com os níveis industriais do país.

Questão 4

(UFBA – com adaptações)

Por todos os continentes e países do mundo encontramos inúmeros produtos oriundos da indústria. Mas, não precisamos viajar para conhecê-los. Em cada espaço de nossa casa temos esses exemplos: a cama, a roupa, o som e a TV estão entre eles. Todos esses produtos são o resultado da transformação de matérias-primas, com suprimento de energia, em produtos industrializados. Até consolidar esse processo, a indústria passou por vários estágios de produção.

(ALMEIDA; RIGOLIN, 2005, p. 123).

Com base na análise do texto e nos conhecimentos sobre a evolução, os tipos e a localização das indústrias no Brasil e no Mundo, assinale a alternativa INCORRETA:

a) A Primeira Revolução Industrial foi marcada pela hegemonia alemã, pelo uso do carvão vegetal como principal fonte de energia e pela grande dispersão da atividade industrial em termos do espaço mundial.

b) A Segunda Revolução Industrial começou no final do século XIX com o surgimento das indústrias de vanguarda como a metalúrgica, a siderúrgica, a automobilística e a petroquímica, sendo o petróleo a sua principal fonte de energia.

c) O avanço da Revolução Técnico-científica Informacional já é marcante no Japão, na Alemanha, nos Estados Unidos e em outros países, embora ainda haja a permanência de inúmeros traços da Segunda Revolução Industrial.

d) O Sudeste afirmou-se como polo da industrialização brasileira, sobretudo graças à infraestrutura urbana e de transportes desenvolvida em função da cafeicultura, devido à chegada do imigrante e pela concentração de consumidores urbanos.

Resposta - Questão 1

a) Correto – o aumento do número de indústrias implica em uma expansão no consumo de energia.

b) Correto – com mais indústrias, maior a quantidade de produtos e também maior a atividade comercial.

c) Correto – a industrialização tende a atrair habitantes de outras áreas e regiões, o que provoca a aceleração no processo de urbanização.

d) Incorreto – uma das faces da industrialização das sociedades é a mecanização do campo, que reduz a oferta de emprego.

Resposta - Questão 2

a) Falso – a industrialização ocorre de formas diferentes conforme os locais e os períodos históricos de sua manifestação.

b) Falso – a industrialização do tipo planificada ocorreu nos antigos países de economia socialista ou centrada no poder do Estado.

c) Verdadeiro – a industrialização clássica foi típica de países desenvolvidos, com destaque para os europeus, como Inglaterra e França.

d) Falso – o processo de industrialização dos países subdesenvolvidos ocorreu diretamente influenciado pela intervenção das empresas multinacionais.

Resposta - Questão 3

A matéria apresentada pela Revista Exame demonstra um dado proporcional, ou seja, o nível de produção industrial em relação ao valor total do PIB. Por isso, como o PIB está quase sempre em crescimento, os valores atuais são bem maiores que os de 1955, não sendo possível dizer que a industrialização do país diminuiu atualmente, mas sim a participação do poder das indústrias sobre a produção de riquezas no país. Isso é fruto do atual processo de terciarização da economia, em que o setor terciário (comércio e serviços) vem exercendo um papel mais preponderante na geração de renda e empregos.

Alternativa correta: letra C.

Resposta - Questão 4

a) Incorreto – não houve uma grande dispersão industrial pelo espaço mundial durante a Primeira Revolução Industrial, que foi hegemonizada pela Inglaterra.

b) Correto – As indústrias de base no campo da metalurgia, da siderurgia e principalmente das fábricas de carro estiveram à frente das transformações operadas pela II Revolução Industrial.

c) Correto – A Terceira Revolução Industrial já vem se consolidando em inúmeras partes do mundo, com o destaque para os países subdesenvolvidos, mesmo que ainda permaneçam algumas características do período anterior, como a elevada dependência por petróleo.

d) Correto – A industrialização no Brasil ocorreu de forma preponderante, em seu início, na região Sudeste do país, em função da infraestrutura já existente nessa região graças às atividades promovidas pela prática cafeeira.