Exercícios sobre os maiores desertos do mundo

Com estes exercícios sobre os maiores desertos do mundo, você poderá testar seus conhecimentos sobre esses territórios praticamente inóspitos.

Por Amarolina Ribeiro
Questão 1

A respeito das características dos desertos, avalie as questões a seguir:

I) Mesmo com toda a adversidade, alguns desertos possuem localidades que apresentam fauna, flora e, até mesmo, cidades em suas paisagens.

II) A principal característica dos desertos é a dificuldade de ocupação, uma vez que apresentam poucas condições para a manutenção da vida.

III) Os desertos são sempre regiões com altas temperaturas, baixos índices pluviométricos e que contam com amplas possibilidades de produção de gêneros agropecuários.

IV) A complexidade ou impossibilidade da produção de alimentos nos desertos é causada por questões naturais, como a baixíssima umidade ou temperaturas extremas.

Assinale a alternativa correta:

a) F, V, V, F

b) V, V, F, V

c) F, V, F, V

d) V, V, F, F

e) V, F, F, F

Questão 2

O Deserto da Arábia está situado na Ásia, na região do Oriente Médio, e envolve os territórios da Arábia Saudita, Síria, Jordânia, Iraque, Omã, Kuwait e Iêmen. É uma das áreas com a menor biodiversidade do planeta. Entretanto, no subsolo desse deserto, estão presentes diversos recursos minerais. O mais importante recurso mineral disponível é:

a) o carvão mineral

b) o gás natural

c) metais como o ouro e cobre

d) pedras preciosas

e) o petróleo

Questão 3

Os maiores desertos do mundo apresentam pouquíssima ocupação em virtude, principalmente, das condições naturais que apresentam. Temperaturas extremas e baixíssima umidade estão entre os fatores que fazem com que esses lugares apresentem tão baixa ocupação humana. O maior deserto do mundo é:

a) Deserto de Gobi, na Ásia.

b) Saara, no continente africano.

c) Deserto da Arábia, no Oriente Médio.

d) Antártida, no Polo Sul.

e) Costa do Esqueleto, na Namíbia.

Questão 4

A respeito do Deserto do Kalahari, estão corretas as afirmativas a seguir, exceto:

a) O grande deserto do Kalahari está presente em terras dos seguintes países: Botsuana, África do Sul, Angola, Namíbia, Zâmbia e Zimbábue.

b) O Deserto do Kalahari é o segundo maior da África e está localizado no sul desse continente.

c) O Deserto do Kalahari é extremamente seco, pois nunca ocorrem precipitações em seu território, o que torna o ambiente sem vida durante todo o ano.

d) O Kalahari abriga alguns grupos tribais africanos que desenvolveram formas de sobreviver no local.

Resposta - Questão 1

Letra B

Os desertos nem sempre são quentes. Nas regiões polares, onde as temperaturas são extremamente baixas, existem regiões desérticas.

Resposta - Questão 2

Letra A

O Deserto da Arábia abriga em seu subsolo uma das maiores reservas de petróleo do mundo. Nessa região, a indústria ligada à exploração e refino do petróleo representa a principal atividade econômica de vários países.

Resposta - Questão 3

Letra D

O Saara é o maior deserto quente, mas a Antártida, no polo sul, é a maior região desértica do mundo. Embora seja coberta de gelo, possui umidade quase tão baixa quanto alguns desertos quentes.

Resposta - Questão 4

Letra C

O deserto do Kalahari possui a particularidade de que, durante um curto período do ano, ocorrem algumas chuvas que transformam o ambiente. O lugar, anteriormente seco e sem condições de vida, enche-se de vegetação e recursos para alimentação, adquirindo uma paisagem que em nada se assemelha à de qualquer outro deserto. Entretanto, após esse breve período, a seca e o ambiente inóspito retornam.