Exercícios sobre Setor Primário

Para resolver estes exercícios sobre setor primário, é necessário saber quais são, exatamente, as atividades que o envolvem e a importância delas na economia.

Por Rodolfo F. Alves Pena
Questão 1

Ao longo do tempo, a evolução das técnicas permitiu uma maior produtividade nas atividades pertencentes ao setor primário, diminuindo, porém, a mão de obra empregada. Outra consequência desse processo foi:

a) a redução da integração rural-urbana.

b) a subordinação do setor primário ao secundário.

c) a ampliação dos sistemas tradicionais de produção.

d) a diminuição da concentração fundiária.

e) o desenvolvimento da produção voltada para o mercado interno.

Questão 2

Existe uma direta relação entre a estrutura geológica do território e a disponibilidade de determinados minérios. Em geral, os escudos cristalinos e os maciços antigos costumam disponibilizar uma maior quantidade de bens explorados pela atividade mineradora, tal como se vê no Escudo das Guianas e no Escudo Brasileiro, situados na região Norte do país.

Além das regiões cratônicas acima apresentadas, também é possível encontrar em bacias sedimentares alguns recursos minerais, que, em geral, apresentam como característica:

a) composição orgânica de gênese fóssil.

b) concentração em rochas cristalinas.

c) limitada relação custo-benefício de sua retirada.

d) baixo valor no mercado em razão da reduzida demanda.

e) presença em áreas geologicamente antigas.

Questão 3

O setor primário é um campo extremamente importante para a economia, pois carrega consigo a responsabilidade de fornecer as matérias-primas, que podem ser diretamente consumidas ou convertidas em mercadorias e produtos de base. Uma peculiaridade desse setor que pode, eventualmente, impactar todo o mercado é:

a) a grande necessidade de incentivos fiscais públicos.

b) o elevado e constante custo dos investimentos.

c) a vulnerabilidade em relação às variações climáticas.

d) a intensiva necessidade de mão de obra abundante.

e) o resultante processo de desarticulação territorial.

Questão 4

(UFRN)

No Brasil, a dinâmica e a distribuição da população economicamente ativa (PEA), por setores de atividades econômicas, apresentaram alterações no período de 1940 a 2001. Observe o gráfico a seguir:


Distribuição da PEA por setores de atividade no Brasil

Tomando como referência as informações apresentadas no gráfico e o processo de industrialização do Brasil, explique a dinâmica da população economicamente ativa do setor primário no período focalizado.

Resposta - Questão 1

A mecanização das atividades relacionadas com o setor primário, sobretudo a agropecuária, contribuiu para uma maior dependência em relação às atividades industriais, haja vista que é a indústria quem fornece os principais equipamentos utilizados no campo. Sendo assim, a subordinação geoeconômica do setor primário em relação ao secundário consolidou-se.

Alternativa correta: letra B

Resposta - Questão 2

Os principais recursos minerais disponibilizados em bacias sedimentares são o petróleo, o carvão mineral e o gás natural, hidrocarbonetos de origem fóssil muito utilizados como fontes de energia.

Alternativa correta: letra A

Resposta - Questão 3

Uma peculiaridade do setor primário – isto é, uma característica que somente essa área de atividade apresenta – que pode afetar negativamente a economia é a grande vulnerabilidade que esse setor possui em relação às oscilações climáticas. Assim, em caso de estiagens muito rigorosas, por exemplo, a produção diminui e os preços tendem a subir no mercado.

Alternativa correta: letra C

Resposta - Questão 4

De acordo com a observação do gráfico, houve um decrescimento da proporção do setor primário no que se refere à presença da população economicamente ativa (PEA). Tal fator se deve ao processo de urbanização do país ao longo do século XX e também à mecanização do campo, que liberou a mão de obra para as cidades. Essa relação evidencia-se não só pela queda do setor primário (eminentemente rural), mas também pelo crescimento dos setores secundário e terciário (em maior parte, urbanos).