Exercícios sobre setores da economia

Esta lista de exercícios permitirá avaliar os seus conhecimentos sobre as caraterísticas das atividades de produção e consumo que compõem os três grandes setores da economia.

Por Mateus Campos
Questão 1

O setor é primário é composto por um conjunto de atividades relacionadas à extração de bens naturais. Assinale abaixo a alternativa que apresenta corretamente as atividades que compõem esse setor:

A) turismo rural, agropecuária e pesca.

B) geração de energia e represamento de rios.

C) construção civil e extração mineral.

D) ecoturismo, lazer e agricultura orgânica.

E) agricultura, pecuária e extrativismo.

Questão 2

O setor secundário está corretamente caracterizado nas atividades abaixo, com exceção de:

A) geração de energia elétrica.

B) comércio de veículos automotores.

C) produção de máquinas e equipamentos.

D) construção de prédios residenciais.

E) fabricação de bens de consumo.

Questão 3

O setor da economia que transforma as matérias-primas em produtos industrializados é denominado:

A) primário.

B) secundário.

C) terciário.

D) comercial.

E) administrativo.

Questão 4

O setor terciário da economia envolve diversas atividades características dos centros urbanos, como uma infinidade de serviços para a população. Com base na leitura atenta das alternativas abaixo, indique a atividade que NÃO faz parte do setor terciário:

A) construção de casas e apartamentos.

B) instituições de ensino público.

C) agências de propaganda e marketing.

D) empresas de turismo e lazer.

E) bancos e organizações financeiras.

Questão 5

Com base na relação entre os setores da economia e o cenário econômico dos países do globo, assinale a alternativa correta:

A) A atividade secundária é característica de nações pouco industrializadas.

B) A atividade agropecuária é praticada em grande escala em todas as nações.

C) A produção de tecnologia emprega grande parte da população dos países subdesenvolvidos.

D) O setor primário é o principal gerador de divisas para as nações mais ricas do planeta.

E) O setor terciário é o maior empregador nos países desenvolvidos e industrializados.

Questão 6

Na atualidade, as mudanças climáticas têm sido um assunto recorrente nos debates econômicos internacionais. O clima é determinante para as atividades relacionadas à

A) extração de recursos minerais, que contempla o setor econômico terciário.

B) produção de gêneros alimentícios, que faz parte do setor primário.

C) produção de máquinas e equipamentos, que compõe o setor secundário.

D) atuação de grandes institutos de pesquisa, típica do setor terciário.

E) implementação de atividades turísticas, representativa do setor primário.

Questão 7

Como é corretamente denominado o processo de concentração da economia em atividades como o comércio e os serviços?

A) Planificação

B) Terciarização

C) Estatização

D) Neoliberalismo

E) Keynesianismo

Questão 8

No território brasileiro são desenvolvidas atividades relacionadas aos mais diversos setores da economia. Qual é o principal setor econômico do Brasil?

A) Primário

B) Terciário

C) Quaternário

D) Agropecuário

E) Extrativismo

Questão 9

(Enem 2017) A diversidade de atividades relacionadas ao setor terciário reforça a tendência mais geral de desindustrialização de muitos dos países desenvolvidos sem que estes, contudo, percam o comando da economia. Essa mudança implica nova divisão internacional do trabalho, que não é mais apoiada na clara segmentação setorial das atividades econômicas.

RIO, G. A. P. A espacialidade da economia. In: CASTRO, I. E.; GOMES, P. C. C.; CORRÊA, R. L. (Org.). Olhares geográficos: modos de ver e viver o espaço. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012 (adaptado).

Nesse contexto, o fenômeno descrito tem como um de seus resultados a

A) saturação do setor secundário.

B) ampliação dos direitos laborais.

C) bipolarização do poder geopolítico.

D) consolidação do domínio tecnológico.

E) primarização das exportações globais.

Questão 10

(Unesp 2021) O predomínio mundial da urbanização, com o crescimento no número absoluto de cidades, teve como uma de suas consequências

A) a terciarização da economia, que levou à absorção da população economicamente ativa dos setores primário e secundário.

B) a terceirização da gestão pública, que contribuiu para otimizar recursos ao restringir os cargos e os locais de atuação de profissionais.

C) o fim do setor secundário, que valorizou setores mais modernos da economia urbana.

D) a valorização do terceiro setor, que ampliou o papel do comércio para suprir as necessidades de consumo das populações.

E) o desenvolvimento de cidades globais, que contribuiu para a padronização de leis de uso e ocupação do solo, a fim de ampliar a circulação de pessoas.

Questão 11

(UEG 2018) Um dos fenômenos mais analisados pela sociologia é o das classes sociais. Algumas análises sociológicas apontam para uma mudança na estrutura de classes na sociedade, o que teria se iniciado após a Segunda Guerra Mundial e com maior intensidade nas décadas posteriores. A respeito das alterações na estrutura de classes que ocorreram a partir dessa época, verifica-se que

A) a longa crise econômica e o consequente enxugamento do Estado a partir dos anos 1950 geraram uma redução drástica da burocracia e uma precarização intensa da intelectualidade.

B) o estado de bem-estar social nos países capitalistas mais avançados gerou uma reforma agrária que teve como principal efeito o crescimento quantitativo do campesinato e da classe latifundiária.

C) houve, nas últimas décadas, um decréscimo quantitativo e proporcional do proletariado industrial, devido ao crescimento do setor de serviços e do comércio em detrimento do setor industrial.

D) o desenvolvimento tecnológico e o avanço da informática fizeram emergir uma nova classe, denominada tecnocracia, que vem, paulatinamente, substituindo a burguesia como classe dominante.

E) a pós-modernidade e o neoliberalismo criaram um intenso processo de fragmentação social, o que provocou o desaparecimento das classes sociais e sua substituição pelos grupos sociais.

Questão 12

(USP 2018) O capitalismo neoliberal, após os anos 1980, caracteriza‐se

A) pela prevalência da agricultura e pecuária no PIB dos países desenvolvidos.

B) pelo crescimento da concentração da riqueza e das finanças em detrimento dos setores produtivos e pela tendência à diminuição dos direitos sociais.

C) pela adoção de políticas que restringem a fluidez dos capitais e distribuem mais equitativamente a riqueza.

D) pelo fortalecimento do papel do Estado nos direitos sociais e pela diminuição do papel das finanças em relação ao PIB mundial.

E) pela formação de blocos econômicos entre países periféricos, que impediram a livre circulação de capitais e contiveram o aumento das desigualdades.

Resposta - Questão 1

Alternativa E. O setor primário é caracterizado pela exploração de bens naturais. Portanto, é tipicamente formado pela extração de matérias-primas, logo, é um setor composto pelas atividades de agricultura, pecuária e extrativismo, sendo este último do tipo vegetal, animal e mineral.

Resposta - Questão 2

Alternativa B. As atividades comerciais estão corretamente alocadas no setor terciário da economia. Portanto, o comércio de veículos de transporte encaixa-se como um exemplo de atividade terciária.

Resposta - Questão 3

Alternativa B. A transformação das matérias-primas em produtos industrializados é realizada pelo setor secundário da economia. Esse setor compreende principalmente as indústrias, que fazem esse papel de transformação entre a matéria-prima e o produto final.

Resposta - Questão 4

Alternativa A. A construção civil é uma atividade econômica do setor secundário da economia. As atividades secundárias são responsáveis pela transformação de matérias-primas em produtos acabados. Portanto, a construção de habitações é um exemplo de atividade característica do setor secundário.

Resposta - Questão 5

Alternativa E. O setor terciário é o principal empregador de mão de obra nos países industrializados. A modernização das atividades primárias, como a agropecuária, assim como a mecanização das indústrias, parte do setor secundário, são características desses países. Portanto, frente à substituição da mão de obra humana por máquinas e equipamentos, a maior parte dos trabalhadores locais deslocou-se para o setor terciário da economia.

Resposta - Questão 6

Alternativa B. O setor primário é aquele que apresenta um elevado grau de dependência das condições climáticas, uma vez que o desenvolvimento das atividades produtivas desse setor, como a agropecuária, é altamente dependente de aspectos do clima.

Resposta - Questão 7

Alternativa B. A terciarização é um processo de expansão das atividades terciárias na economia. Ele representa uma maior concentração das atividades econômicas de um país e/ou região nas atividades terciárias.

Resposta - Questão 8

Alternativa B. O principal setor econômico do Brasil é o terciário. O país possui uma ampla tradição nas atividades primárias, como agropecuária e extrativismo, além de um parque de atividades secundárias significativas. Contudo, a maior parte da economia brasileira está voltada para as atividades terciárias, como comércio e serviços.

Resposta - Questão 9

Alternativa D. A consolidação do domínio de tecnologias produtivas, em especial nos setores primário e secundário da economia, gerou maior pressão sobre os trabalhadores empregados nessas atividades. Dessa maneira, a partir da substituição de mão de obra braçal por máquinas e equipamentos, boa parte dos trabalhadores desses setores tradicionais migrou para as atividades econômicas terciárias.

Resposta - Questão 10

Alternativa A. O processo de urbanização culminou em uma maior concentração de população nas cidades, onde prioritariamente são desenvolvidas atividades do setor terciário, como o comércio e os serviços. Sendo assim, a urbanização resultou na terciarização da economia, cujas atividades alocam grande parte da população urbana.

Resposta - Questão 11

Alternativa C. A divisão de classes sociais passou por um processo de mudança ao longo das últimas décadas em razão da mudança estrutural das atividades econômicas. O processo de terciarização resultou em uma maior concentração de riquezas nas atividades terciárias. Essa situação culminou em certa diminuição da renda dos grandes industriais do setor secundário.

Resposta - Questão 12

Alternativa B. Atualmente, com o predomínio do neoliberalismo, há um menor distanciamento do Estado da gestão econômica. Dessa maneira, há uma maior importância dada pela classe econômica para a geração de riqueza, em detrimento ao desenvolvimento dos setores produtivos. A riqueza, nesse contexto, encontra-se extremamente concentrada na mão de uma pequena parcela da população. Já a inação estatal permite a diminuição de direitos sociais dos trabalhadores.