Exercícios sobre consoantes
Com estes exercícios sobre consoantes, você pode avaliar seus conhecimentos sobre os fonemas que encontram obstáculos na passagem pelo aparelho fonador.
Com relação às consoantes do nosso alfabeto, marque a alternativa incorreta:
a) Para serem pronunciadas, as consoantes precisam dos lábios, dentes, língua, palato, véu palatino, úvula ou qualquer outro obstáculo encontrado no aparelho fonador.
b) As consoantes da Língua Portuguesa são: / B /, / C /, / D /, / F /, / G /, /H/, / J /, / K /, / L /, / M /, / N /, / P /, / Q /, / R /, / S /, / T /, / V /, / W /,/ X /, / Z /.
c) As consoantes são classificadas pela função das pregas vocais, pelas funções da cavidade bucal, pelo modo de articulação e pelo ponto de articulação.
d) Consoantes são fonemas que encontram obstáculos durante a passagem pelo aparelho fonador.
e) As consoantes surdas são aquelas que não passam pelas pregas vocais e, dessa forma, não as fazem vibrar, por exemplo: /p/, /f/, /t/, /s/, /x/, /k/.
Assinale a alternativa cujas palavras sejam formadas apenas por consoantes sonoras:
a) rosa, dever, navegar;
b) barco, grito, colada;
c) lula, raposa, tristeza;
d) rango, tampão, pingo;
e) quer, certo, botão.
Marque a única alternativa incorreta com relação às consoantes da Língua Portuguesa:
a) Com relação à função das pregas vocais, as consoantes podem ser surdas ou desvozeadas e sonoras ou vozeadas.
b) As consoantes surdas são aquelas que não passam pelas pregas vocais e, dessa forma, não as fazem vibrar.
c) São exemplos de consoantes surdas: /p/, /f/, /t/, /s/, /x/, /k/.
d) As consoantes sonoras são aquelas que passam pelas pregas vocais, fazendo-as vibrar, como: /b/, /v/, /d/, /z/, /j/, /g/, /m/, /n/, /nh/, /l/, /lh/, /r/, /rr/.
e) As consoantes /b/, /m/, /n/, /nh/ são fonemas nasais liberados pela boca e pelo nariz ao mesmo tempo.
Com relação ao ponto de articulação, as consoantes podem ser:
a) velares, palatais, labiodentais, alveolares, dentais e bilabiais.
b) bilabiais, alveolares, dentais, fricativas e palatais.
c) velares, fricativas, oclusivas, bilabiais, labiodentais e palatais.
d) fricativas, oclusivas, alveolares, dentais e bilabiais.
e) oclusivas, bilabiais, labiodentais, palatais, velares e fricativas.
Letra B: A letra H não é considerada consoante porque não produz nenhum som sozinha.
Letra A: As consoantes sonoras são aquelas que passam pelas pregas vocais, fazendo-as vibrar, por exemplo: /b/, /v/, /d/, /z/, /j/, /g/, /m/, /n/, /nh/, /l/, /lh/, /r/ e /rr/.
Letra E: A consoante 'b' não é nasal, mas, sim, oral (liberada pela boca).
Letra A: Ponto de articulação é o lugar onde a corrente de ar é articulada: nos lábios, nos dentes, no palato, entre outros. Assim, as consoantes podem ser: velares, palatais, labiodentais, alveolares, dentais e bilabiais.