Exercícios sobre a ditadura chilena

Conhecida por ter sido extremamente violenta, a ditadura chilena manteve Augusto Pinochet no poder por mais de uma década.

Por Tales dos Santos Pinto
Questão 1

(Vunesp-SP) Um conjunto de normas mais ou menos semelhantes se impôs na Argentina após 1976, no Uruguai e no Chile, depois de 1973, na Bolívia quase ininterruptamente, no Peru de 1968 até 1979, no Equador, de 1971 a 1978. (Clóvis Rossi)

Assinale a alternativa que melhor expressa o conjunto de normas de exceção que marcaram a trajetória político-institucional dos países latino-americanos indicados no texto.

  1. Dissolução de partidos e sindicatos, com o objetivo de estabelecer uma nova ordem democrática e popular.
  2. Domínio político das organizações guerrilheiras.
  3. Extinção dos partidos políticos, intervenção nos sindicatos e suspenção das eleições diretas.
  4. Política externa alinhada automaticamente à União das Repúblicas Socialistas Soviéticas e ao bloco do Leste.
  5. Formação de uma frente parlamentar, para revisão constitucional.

Questão 2

Explique resumidamente as medidas políticas e econômicas adotadas por Salvador Allende e que foram utilizadas como pretexto para que o exército chileno efetuasse o golpe militar que o depôs.

Questão 3

(Cesgranrio) A eleição de Salvador Allende em 1970 no Chile constitui-se num acontecimento específico atípico no panorama geral da América Latina.

Sua política de governo se caracterizou por ser:

  1. nacionalista, com exclusão de membros da Guarda Nacional – bastião de poder no governo anterior.
  2. liberal, com livre importação de produtos manufaturados.
  3. isolacionista no contexto continental, com pressões militares e econômicas por parte dos Estados Unidos.
  4. democrática, com amplo respaldo popular e de grupos esquerdistas cristãos.
  5. reformista, com privatizações dos bancos estatais e manutenção da reforma agrária iniciada anteriormente.

Questão 4

A ditadura chilena, comandada por Augusto Pinochet, ficou conhecida como uma das mais sangrentas da América Latina, com mais de 60 mil pessoas mortas ou desaparecidas. Entretanto, no âmbito econômico, o país conheceu durante seu governo autoritário um crescimento maior que os demais países da região, com um receituário baseado:

  1. nas substituições de importações.
  2. no keynesianismo.
  3. no neoliberalismo.
  4. no socialismo.
  5. no mercantilismo.

Resposta - Questão 1

Letra C. As ditaduras latino-americanas tiveram pontos em comum, principalmente na restrição da participação política e na organização sindical.

Resposta - Questão 2

As políticas econômicas adotadas por Allende consistiram basicamente na nacionalização tanto da exploração das minas de cobre do país quanto de empresas estrangeiras, principalmente com sede nos EUA. No âmbito político e social, a eleição de Allende possibilitou uma maior participação popular e dos trabalhadores, o que resultou na ocupação de fábricas e de terras, pressionando o governo a tomar medidas que inicialmente não eram seu propósito. Esta situação gerou uma reação das forças conservadoras do país, que aliadas ao governo dos EUA, orquestraram o golpe que retirou do poder Salvador Allende em 11 de setembro de 1973.

Resposta - Questão 3

Letra D. O governo de Allende foi marcado pelo amplo apoio popular, o que, inclusive, gerou descontentamento das forças conservadoras do país.

Resposta - Questão 4

Letra C. O Chile, ao lado da Inglaterra, foi um dos primeiros países a adotarem medidas pautadas pela doutrina econômica do neoliberalismo.