Exercícios sobre o governo Costa e Silva

Com estes exercícios, você pode avaliar seus conhecimentos sobre o segundo governo da Ditadura Militar: o governo de Artur Costa e Silva.

Por Daniel Neves Silva
Questão 1

A respeito do governo de Artur Costa e Silva, selecione a alternativa INCORRETA:

a) Costa e Silva consolidou a transição da ditadura para o seu período de maior repressão, que ficou conhecido como “anos de chumbo”.

b) A política econômica de Costa e Silva foi a responsável por lançar as bases do milagre econômico.

c) Durante o governo de Costa e Silva, foi emitida a portaria que proibiu o funcionamento da Frente Ampla.

d) Costa e Silva foi destituído da presidência do Brasil em 1969 após estar envolvido com caso de corrupção.

e) O AI-5 foi a resposta do governo à ação dos parlamentares de rejeitar a punição do deputado Márcio Moreira Alves.

Questão 2

Durante o governo de Costa e Silva, consolidou-se um movimento de oposição conhecido como Frente Ampla. Esse movimento político defendia o retorno do Brasil à democracia e a imposição de uma política econômica que promovesse o desenvolvimento do país. Quem esteve envolvido com a Frente Ampla dos nomes listados a seguir?

a) Ademar de Barros

b) Leonel Brizola

c) Tancredo Neves

d) Delfim Netto

e) Juscelino Kubitschek

Questão 3

O governo de Costa e Silva enfrentou uma forte mobilização estudantil, e a escalada desse movimento aconteceu a nível mundial, com estudantes insurgindo-se em diversos locais. No contexto brasileiro, qual foi o estopim que deu início à atuação destacada do movimento estudantil:

a) Morte do estudante Edson Luís

b) Proibição da Frente Ampla

c) Decreto do AI-5

d) Inflação elevada

e) Morte em circunstâncias obscuras de Castello Branco

Questão 4

O movimento operário teve atuação destacada na luta contra a Ditadura Militar. Selecione a alternativa que destaca a grande consequência do governo de Costa e Silva para esse movimento:

a) durante o governo de Costa e Silva, os ganhos salariais foram consideráveis, uma vez que não havia repressão ao movimento operário.

b) Por causa da repressão do governo Costa e Silva, o movimento operário adormeceu durante uma década.

c) o governo Costa e Silva conseguiu conquistar as lideranças sindicais e fez dos operários um aliado ao regime militar.

d) a situação fugiu do controle dos militares, e o movimento operário atuou de maneira radical durante todo o período da ditadura.

e) a repressão fez com que o metalúrgico Carlos Marighella se insurgisse e liderasse o movimento operário na região do ABC.

Resposta - Questão 1

LETRA D

Costa e Silva abandonou a presidência em março de 1969, mas o fez por conta de problemas de saúde (teve derrame). Ele, inclusive, faleceu poucos meses depois. O Brasil foi governado até outubro daquele ano por uma Junta Militar Provisória, que transmitiu o poder para Emílio Médici.

Resposta - Questão 2

LETRA E

Juscelino Kubitschek aderiu à Frente Ampla a partir do Pacto de Lisboa, assinado pelo ex-presidente e o fundador desse movimento, o jornalista Carlos Lacerda. O jornalista e ex-governador da Guanabara apoiou o golpe em 1964, mas descrente com os rumos do regime, optou por romper e juntar-se à oposição. Para fortalecer a Frente Ampla, Lacerda buscou o apoio de JK e Jango.

Resposta - Questão 3

LETRA A

O estopim para efervescer o movimento estudantil foi a morte de Edson Luís, estudante que foi vítima da violência policial em um protesto realizado no Rio de Janeiro, no começo de 1968. A morte de Edson Luís causou grande comoção, e seu velório foi acompanhado por cerca de 70 mil pessoas. O movimento estudantil atuou de maneira enérgica de março a julho de 1968.

Resposta - Questão 4

LETRA B

Durante o governo de Artur Costa e Silva, duas greves grandes aconteceram: uma em Contagem (MG) e outra em Osasco (SP). As duas foram motivadas principalmente por causa do arrocho sobre o salário do trabalhador, mas também manifestavam sua oposição contra o autoritarismo. A resposta do governo para ambas foi a repressão e a violência. Por essa razão, o movimento operário no país desarticulou-se e só retornou com força uma década depois.