Exercícios sobre a Guerra dos Emboabas

O conflito através do qual os bandeirantes pretendiam controlar a região das Minas Gerais.

Por Rainer Gonçalves Sousa
Questão 1

Identifique qual o contexto em que a Guerra dos Emboabas se desenvolveu.

Questão 2

Explicite quais foram as principais ações militares desenvolvidas em tal conflito.

Questão 3

Quais as medidas tomadas por Portugal assim que o conflito se resolveu?

Questão 4

Explicite qual o significado da expressão indígena “emboaba”.

a) colonizador determinado

b) parceiro fiel

c) nativo interessado

d) estrangeiro

e) governador rude

Resposta - Questão 1

No inicio do século XVIII, a notícia da existência de minas de metais preciosos na região de Minas Gerais levou vários portugueses a alcançarem aquela região com o objetivo de enriquecerem rapidamente. Contudo, os bandeirantes, primeiros descobridores do ouro na região, se negavam a entregar o controle das minas aos colonizadores.

Resposta - Questão 2

Dispostos a retirarem os paulistas da região, Manuel Nunes Viana e outros colonizadores reuniram forças para empreender a expulsão dos bandeirantes. Entre os vários conflitos deflagrados, a noite do Capão da Traição ficou célebre pela violenta execução de mais de trezentos paulistas, que foram mortos mesmo depois de oferecerem a rendição.

Resposta - Questão 3

Com o desenvolvimento do conflito, a Coroa Portuguesa tomou providências a fim de melhorar o controle e a fiscalização naquela região. No ano de 1709, um novo decreto estipulava a criação da capitania real de São Paulo e Minas. Uma década mais tarde, essa resolução foi aprimorada com a diferenciação entre as capitanias de São Paulo e Minas Gerais. Por meio de tais medidas, o governo procurava controlar melhor a entrada e saída de bens e pessoas das regiões mineradoras.

Resposta - Questão 4

Letra D. Essa expressão de origem indígena foi apropriada pelos bandeirantes paulistas que ocuparam a região das Minas. Desse modo, todo o “estrangeiro” que aparecesse naquela região a procura das riquezas da atividade mineradora era pejorativamente chamado de emboaba.