Exercícios sobre Luís Carlos Prestes

Com estes exercícios, você pode avaliar seus conhecimentos sobre os principais acontecimentos que fizeram parte da vida do revolucionário Luís Carlos Prestes.

Por Daniel Neves Silva
Questão 1

Luís Carlos foi um dos grandes nomes da política brasileira ao longo do século XX e esteve envolvido em movimentos políticos de relevância da história brasileira. Em qual movimento político-militar Prestes esteve envolvido durante a década de 1920?

a) coronelismo

b) tenentismo

c) positivismo

d) abolicionismo

e) monarquismo

Questão 2

Na década de 1930, o cenário da política brasileira encontrava-se em um estado de radicalização, assim como acontecia em grande parte do mundo. Esse cenário de radicalização expressava-se a partir da existência de dois grupos políticos, cada qual vinculado a um lado do espectro político. A Aliança Nacional Libertadora (ANL) vinculava-se à extrema-esquerda, e a Ação Integralista Brasileira (AIB), à extrema-direita. Dentro desse contexto, Prestes envolveu-se com um capítulo importante da história brasileira, com uma rebelião que despontou em três cidades brasileiras: Recife, Natal e Rio de Janeiro. Estamos falando do/da:

a) Intentona Integralista

b) Revolução de 1930

c) Revolução Constitucionalista de 1932

d) Intentona Comunista

e) Golpe do Estado Novo

Questão 3

Durante anos, Prestes residiu em Moscou, local onde recebeu treinamento militar e iniciou o estudo da teoria marxista. Por ordem do Partido Comunista soviético, Prestes foi enviado para o Brasil na virada de 1934-1935 para liderar uma revolução comunista no nosso país. Foi enviado junto de Prestes uma revolucionária alemã, que era responsável por sua segurança. Qual é o nome dessa revolucionária?

a) Olga Benário

b) Elise Ewert

c) Rosa Luxemburgo

d) Bertha Lutz

e) Hannah Arendt

Questão 4

A respeito da vida de Luís Carlos Prestes, selecione a alternativa falsa:

a) Formou-se como engenheiro militar e exerceu sua função no Exército brasileiro entre 1920 e 1924.

b) Foi um dos líderes da Coluna Prestes, grupo que marchou mais de 25 mil quilômetros entre 1925 e 1927.

c) Após sair da prisão em 1945, Prestes, por ordem da URSS, apoiou a derrubada de Getúlio Vargas do poder.

d) Durante as eleições realizadas em 1945, Prestes foi eleito senador pelo PCB.

e) A filha que teve com Olga Benário foi nomeada de Anita Leocádia Benário Prestes.

Questão 5

Em 1945, em meio aos protestos contra a ditadura de Getúlio Vargas, Luís Carlos Prestes e outros presos políticos do Brasil foram libertados após Vargas anistiá-los. Em meio a esse contexto, surgiram manifestações populares de pessoas que defendiam a continuidade de Vargas no poder. Diferentemente do que se esperava, Prestes atuou publicamente na defesa do governo de Vargas. Isso aconteceu por ordem expressa da URSS, a qual defendia que governos contra o nazifascismo na Europa deveriam ser apoiados. Esse movimento em apoio de Getúlio Vargas ficou conhecido como:

a) Movimento de Apoio Brasileiro a Vargas

b) Movimento Queremista

c) Movimento em defesa do Varguismo no Brasil

d) Movimento Legalista

e) Movimento Constitucionalista

Resposta - Questão 1

LETRA B

Luís Carlos Prestes fez parte do movimento político-militar que recebeu o nome de tenentismo. Esse movimento surgiu entre os jovens tenentes do Exército Brasileiro a partir de 1922 e manifestava a insatisfação deles com as práticas políticas da Primeira República. Desse movimento nasceram muitas revoltas, como a Revolta do Forte de Copacabana, Revolução Paulista de 1924, Coluna Prestes etc.

Resposta - Questão 2

LETRA D

Luís Carlos Prestes esteve diretamente ligado com a realização da Intentona Comunista, que aconteceu em novembro de 1935. Esse movimento foi organizado por Prestes enquanto membro da ANL e do PCB. Consistiu basicamente na tentativa de tomar o poder do Brasil a partir de levantes militares que deveriam, em tese, ser acompanhados de levantes populares. A Intentona ocorreu em três cidades brasileiras e foi um completo fracasso. Prestes acabou sendo preso em consequência disso em março de 1936.

Resposta - Questão 3

LETRA A

Olga Benário nasceu na Alemanha, em 1908, e ainda bastante jovem ingressou na Juventude Comunista da Alemanha. Mudou-se para a Alemanha a partir de 1928 e, em 1934, foi designada para garantir a segurança de Prestes em sua missão de realizar a Revolução Comunista no Brasil. Com o fracasso da Intentona Comunista, acabou sendo presa em março de 1936. Mesmo grávida, foi deportada para a Alemanha, local onde foi encaminhada para um campo de concentração por ser judia e comunista. Sua filha, Anita Leocádia, nasceu em 1936, e Olga foi executada em um campo de concentração nazista, em 1942.

Resposta - Questão 4

LETRA C

Em 1945, Luís Carlos Prestes, para espanto de todos, apoiou publicamente o Movimento Queremista. O grande espanto se dava porque Vargas foi o responsável direto por mantê-lo anos na cadeia e também havia autorizado a extradição de sua mulher grávida – Olga – para a Alemanha Nazista, local onde foi morta. O apoio de Prestes a Vargas, no entanto, ocorreu por causa de uma ordem expressa de Moscou que exigia esse apoio ao governo brasileiro.

Resposta - Questão 5

LETRA B

O Movimento Queremista surgiu de maneira espontânea durante o ano de 1945 e foi uma resposta às manifestações que exigiam o fim do regime de Vargas, que ocupava o poder no Brasil havia quinze anos. Os queremistas basicamente exigiam a continuidade de Vargas no poder do Brasil e realizaram grandes manifestações, principalmente em São Paulo. O Queremismo, no entanto, fracassou, uma vez que Vargas foi destituído do poder no mesmo ano.