Exercícios sobre a Revolta de Beckman

Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre a Revolta de Beckman e veja a resolução comentada.

Por Rainer Gonçalves Sousa
Questão 1

Qual era a situação vivida no Maranhão ao longo do século XVII?

Questão 2

Estabeleça os principais objetivos que a Companhia de Comércio do Maranhão, criada em 1682, deveria cumprir.

Questão 3

Relacione o desempenho da Companhia de Comércio do Maranhão com a deflagração da Revolta dos Beckman

Questão 4

Quais foram as principais ações do governo provisório que tomou a cidade de São Luís na Revolta dos Beckman?

Questão 5

Enuncie as medidas tomadas por Portugal para que a rebelião fosse encerrada.

Resposta - Questão 1

Os grandes produtores da região viviam uma severa crise gerada pela falta de escravos africanos. Não raro, esses produtores eram obrigados a entrar em conflito com os jesuítas, que se opunham à utilização da mão de obra escrava indígena como opção na falta de força de trabalho. Além disso, podemos também salientar que o comércio local vivia constantes problemas ligados à falta de alimentos e produtos manufaturados somente adquiridos na Europa.

Resposta - Questão 2

Criada para controlar as atividades comerciais no Maranhão, essa companhia de comércio tinha por obrigação fornecer uma leva mínima de quinhentos escravos africanos por ano e oferecer gêneros alimentícios importados ao comércio local.

Resposta - Questão 3

Na medida em que a Companhia não cumpriu o papel de fornecer escravos e produtos para a população local, moradores da cidade de São Luis, sob a liderança dos irmãos Manuel e Tomás Beckman, invadiram os depósitos da companhia e passaram a controlar o governo local. Insatisfeitos com a atuação da Companhia, os revoltosos assumiram o governo provisoriamente até que o impasse fosse finalmente resolvido.

Resposta - Questão 4

Tomás Beckman foi indicado para ira até Portugal expor as justas motivações que desencadearam a realização da revolta. Chegando lá, o governo de Portugal decidiu por abolir os privilégios destinados a Companhia de Comércio. Entretanto, Tomás Beckman acabou ficando preso na metrópole.

Resposta - Questão 5

O governo de Portugal nomeou outro governador para controlar o Estado do Maranhão. Chegando à região em maio de 1685, o novo representante ordenou que os principais líderes do movimento fossem presos e determinou a execução de Jorge Sampaio e Manuel Beckman. Os outros envolvidos foram presos, degredados ou, em alguns casos, perdoados de seus crimes.