Exercícios sobre a Sabinada

Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre Sabinada e veja a resolução comentada.

Por Rainer Gonçalves Sousa
Questão 1

Qual o contexto em que a Sabinada se desenvolveu no Brasil Imperial?

Questão 2

Qual outra revolta antecipou o cenário de tensões que tomava conta da cidade de Salvador antes da deflagração da Sabinada? 

Questão 3

Pontue as reivindicações e ações principais dos envolvidos na Sabinada, logo que tomaram o poder. 

Questão 4

Determine a reação do governo central mediante o desenvolvimento dessa revolta.

Questão 5

Por qual motivo a revolta em questão ganhou esse nome?

Resposta - Questão 1

Ao longo do tempo, percebemos que a Bahia se tornava um grande centro de tensões políticas tendo em vista as variações diversas da economia agroexportadora que sustentava a região. A oscilação de preços no mercado externo e a elevada política de impostos estabeleciam um conjunto de sérias dificuldades econômicas para os grandes proprietários e setores médios da população baiana. 

Resposta - Questão 2

No ano de 1835, um grupo de negros malês organizou uma revolta que lutava pelo fim da escravidão. Na época, o desenvolvimento dessa rebelião preocupou as elites que sustentavam os seus ganhos através da exploração do trabalho escravo. 

Resposta - Questão 3

Após conquistarem o poder, os revoltosos realizaram a criação da chamada República Bahiense. Neste novo governo vemos o abandono do ideal separatista, na medida em que os envolvidos buscavam se reintegrar ao domínio imperial assim que Dom Pedro II atingisse a maioridade e assumisse o trono brasileiro.

Resposta - Questão 4

Mesmo tendo uma natureza transitória, o governo reprimiu fortemente os envolvidos na questão com o envio de tropas e o apoio de proprietários de terra do Recôncavo Baiano que eram fiéis à regência. Os líderes de maior expressão foram detidos e diversos revoltosos foram mortos pelas tropas do governo.

Resposta - Questão 5

A Sabinada acabou ganhando esse nome por conta da liderança exercida pelo médico e jornalista Francisco Sabino Barroso.

Assista às nossas videoaulas