Exercícios sobre o Bloqueio Continental

Questões sobre essa polêmica e importante decisão tomada por Napoleão Bonaparte.

Por Rainer Gonçalves Sousa
Questão 1

Explique as relações políticas entre a França Napoleônica e o restante da Europa no início do século XIX.

Questão 2

Em que medida a Inglaterra era a grande rival de Napoleão Bonaparte ao longo de seu governo?

Questão 3

Explique o que foi o Bloqueio Continental. Quais os objetivos dos franceses com tal medida?

Questão 4

Em que medida o Bloqueio Continental influenciou na transferência da Família Real Portuguesa para o Brasil?

Questão 5

(PUC-SP) O Bloqueio Continental, decretado por Napoleão, tinha como um de seus principais objetivos:

a) dificultar o comércio britânico, levando a Inglaterra à crise econômica.

b) impedir a vinda da Família Real portuguesa para o Brasil.

c) facilitar a invasão da Espanha.

d) dificultar ao Império austríaco a aquisição de mercadorias.

e) derrotar a Rússia, impedindo-a de comprar armas e alimentos na Europa Ocidental.

Resposta - Questão 1

Nessa época, as monarquias da Europa tentavam frear o movimento revolucionário francês, que se consolidava por meio do triunfo político e militar do imperador Napoleão Bonaparte. Para tanto, as diversas monarquias europeias mobilizaram forças para derrubar o governo francês e, desse modo, restaurar a autoridade monárquica da França.

Resposta - Questão 2

Entre todas as nações que se opunham ao governo de Napoleão, a Inglaterra era a nação que tinha maior poder econômico e que tinha uma força marítima que não poderia ser vencida pelos franceses. De tal modo, o governo britânico assumia uma posição de liderança como a nação provida por recursos que poderiam interromper os avanços e as conquistas francesas.

Resposta - Questão 3

Foi um decreto expedido por Napoleão Bonaparte em que todas as nações da Europa estariam expressamente proibidas de estabelecer relações comerciais com a Inglaterra. Por meio dessa ação, Napoleão Bonaparte procurava enfraquecer a economia inglesa, afetando, consequentemente, o poderio militar britânico nos conflitos envolvendo as duas nações.

Resposta - Questão 4

Sendo uma nação que dependia efetivamente dos produtos ingleses, Portugal não respeitou as imposições do Bloqueio Continental. Com isso, a França de Napoleão decidiu invadir o território lusitano. Com isso, sem ter outra opção e aceitando um acordo britânico, a Família Real Portuguesa decidiu transferir a sede do governo para o Rio de Janeiro, então capital da colônia.

Resposta - Questão 5

Letra A. Tendo a Inglaterra como sua principal rival militar e econômica, a França tinha por intenção empregar o Bloqueio Continental como mecanismo capaz de desestabilizar o quadro financeiro do país em um curto prazo de tempo. Além disso, Napoleão pretendia fazer com que a França assumisse o papel econômico britânico junto a outros países.