Exercícios sobre Arte Gótica

Por meio destes exercícios sobre Arte Gótica, você poderá averiguar os seus conhecimentos sobre esse gênero artístico que floresceu na Europa durante a Baixa Idade Média.

Por Cláudio Fernandes
Questão 1

Os historiadores da arte têm sugerido que o termo “gótico” foi cunhado pelo humanista Giorgio Vasari (1511-1574) no século XVI em referência a um tipo de arte nascido na Baixa Idade Média, com grande expressão na arquitetura e na pintura, e que se diferenciava da arte românica, produzida antes dela. Entre os primeiros pintores do estilo gótico, pode-se mencionar:

a) Pablo Picasso

b) Giotto di Bondone

c) Leonardo da Vinci

d) El Greco

e) Francis Bacon

Questão 2

As catedrais góticas passaram a apresentar elementos técnicos bem diversos da arquitetura usada nas construções românicas. Entre esses elementos, estavam:

a) os arcos completos, como os modelos gregos e romanos.

b) a ausência de gárgulas nas decorações externas.

c) a ausência de vitrais.

d) os arcos em forma de ogiva.

e) a presença de um centro piramidal.

Questão 3

Entre os pintores flamengos (que viviam nos Países Baixos durante a Idade Média), um dos que mais se destacaram no emprego do estilo gótico foi:

a) Vincent van Gogh

b) Velasquez

c) Rambrandt

d) Johannes Vermeer

e) Jean Van Eyck

Questão 4

Leia o texto e, em seguida, assinale a alternativa correta:

Em 1127 São Bernardo (1090-1153) se reconciliou com Suger (c. 1085-1151). Em uma carta (n. 78), Bernardo congratulou-se efusivamente com ele por ter reformado sua abadia, mas, sobretudo, por passar a viver uma vida verdadeiramente cristã, modesta, mesmo em meio ao fausto do poder.

Essa importante reforma e redecoração levada a cabo por Suger em Saint-Denis, a mais régia das igrejas (originalmente um mosteiro), deu origem a uma nova arte, o gótico, que, em Saint-Denis, foi a mais perfeita expressão concreta da filosofia da metafísica da luz do Pseudo-Dionísio Areopagita (séc. V). No espetáculo poético da esfuziante irradiação da luz em Saint-Denis, a transcendência repousou na matéria, a luz na cor, a contemplação na ação.

COSTA, Ricardo da. “A luz deriva do bem e é imagem da bondade”: a metafísica da luz do Pseudo Dionísio Areopagita na concepção artística do abade Suger de Saint-Danis. In: Scintilla. Revista de Filosofia e Mística Medieval. Curitiba: Faculdade de Filosofia de São Boaventura (FFSB),
Vol. 6 - n. 2 – jul./dez. 2009, p. 39-52.

A beleza, apontada pelo texto de Ricardo da Costa referente à primeira construção tipicamente gótica da Idade Média, estava associada à claridade, à luz e à cor. Esses elementos, trabalhados inicialmente na Catedral de Saint-Denis, tornaram-se comuns nas outras construções góticas espalhadas por toda a Europa. A luz e a cor preenchiam o interior das catedrais góticas por meio:

a) das grandes lucarnas construídas no centro das catedrais.

b) das pinturas dos artistas do Renascimento.

c) da arte da escotilha.

d) da arte dos vitrais.

e) das iluminuras.

Resposta - Questão 1

Letra B

Giotto di Bandone, ou simplemente Giotto, é um dos principais pintores medievais e um dos representantes florentinos do gótico. Giotto esmerou sua técnica de pintar os santos da tradição católica de forma humanizada. Foi um dos primeiros a herdarem os elementos do gótico francês.

Resposta - Questão 2

Letra D

Os arcos ogivais, ao contrário dos românicos, não tinham a completude em 180 graus. Eles se erguiam até formar um ângulo pontiagudo. Essa forma de construção permitia uma maior elevação do interior das catedrais, possibilitando sua verticalização.

Resposta - Questão 3

Letra E

Jean van Eyck é um dos principais representantes do gótico flamengo. Além de suas pinturas apresentarem elementos de clareza relacionados com a religiosidade, há em muitas delas também imagens de catedrais compondo o cenário dos quadros.

Resposta - Questão 4

Letra D

Os vitrais, construídos entre os arcos das catedrais góticas, trabalhados com mosaico de vidro colorido e sempre retratando, em seus desenhos, as narrativas religiosas, permitiam que o interior de cada construção arquitetônica recebesse um conjunto esplêndido de cores diversas. A iluminação através dos vitrais foi determinante para a afirmação do estilo gótico na arquitetura.