Exercícios sobre arte rupestre

Nestes exercícios sobre arte rupestre, você pode testar seus conhecimentos sobre esse tipo de arte que caracterizou a Pré-História.

Por Cláudio Fernandes
Questão 1

(UFPE) Alguns historiadores afirmam que a História iniciou quando a humanidade inventou a escrita. Nessa perspectiva, o período anterior à criação da escrita é denominado Pré-História. Sobre esse assunto assinale a alternativa correta.

a) A história e a Pré-História só podem se diferenciar pelo critério da escrita. Logo, aqueles historiadores que não concordam com esse critério estão presos a uma visão teológica da História.

b) Esta afirmação não encontra qualquer contestação dos verdadeiros historiadores, pois ela é uma prova irrefutável de que todas as culturas evoluem para a escrita.

c) Os historiadores que defendem a escrita como único critério que diferencia a História da Pré-História reafirmam a tradição positivista da História.

d) A escrita não pode ser vista como critério para distinguir a História da Pré-História, pois o aspecto econômico é considerado um critério muito mais importante.

e) Os únicos historiadores que defendem a escrita como critério são os franceses, em razão da influência da filosofia iluminista.

Questão 2

(UFRGS-RS) Foi fator decisivo para a sobrevivência dos povos do período Neolítico:

a) a utilização de metais como cobre e bronze.

b) o nomadismo típico dos povos caçadores e coletores.

c) a revolução agrícola.

d) a revolução urbana e a formação dos impérios tecnocráticos.

e) a formação de religiões monoteístas.

Questão 3

A arte rupestre possui a característica de expressar elementos da cultura do homem pré-histórico. Dentre esses elementos, destacam-se, nas pinturas rupestres:

a) o retrato das famílias, feito de forma realista, com o uso de carvão.

b) a descrição de cenas relacionadas com a vida política da pólis.

c) a descrição das trocas comercias intercontinentais.

d) a descrição de cenas de caça, rituais e símbolos cosmológicos.

e) o retrato das personalidades da tribo.

Questão 4

Entre os sítios arqueológicos que contêm os maiores acervos de arte rupestre do mundo, alguns estão localizados no Brasil, no estado do Piauí, na cidade de São Raimundo Nonato. O nome do parque que administra esses sítios no Piauí chama-se:

a) Parque Nacional Serra da Capivara

b) Parque Nacional da Serra da Mantiqueira

c) Parque Nacional da Serra das Areias

d) Jardim Botânico Piauiense

e) Parque Nacional Serra das Antas.

Resposta - Questão 1

Letra C

A tradição positivista da História, ou a História Positivista do século XIX, possuía uma compreensão de documento histórico que se limitava, necessariamente, ao documento escrito. Dessa forma, a maior parte dos vestígios, como a arte rupestre e os instrumentos de pedra polida e lascada, usados na compreensão do período pré-histórico não era levada em consideração. Só a Arqueologia tinha interesse efetivo por esse campo de estudos.

Resposta - Questão 2

Letra C

A revolução agrícola, que caracterizou o período Neolítico, proporcionou também ao homem pré-histórico o aprimoramento das técnicas usadas na arte rupestre, bem como das técnicas utilizadas na agricultura que deram suporte a essa revolução.

Resposta - Questão 3

Letra D

No período pré-histórico não havia técnica de retratos realistas e, tampouco, contato intercontinental via comércio ou o desenvolvimento de cidades, como a pólis grega. O que, em suma, as pinturas rupestres descreviam eram as cenas de caças (que faziam parte do cotidiano do homem primitivo), os vários rituais – desde sacrifício até rituais sexuais – e a simbolização astronômica.

Resposta - Questão 4

Letra A

O Parque Nacional Serra da Capivara, situado em São Raimundo Nonato, foi fundado em 1973, sendo resultado dos esforços da arqueóloga Niéde Guidon. Esse parque é considerado um dos mais importantes do mundo por conter, além do acervo de pinturas rupestres em cavernas, exemplares de cerâmica, urnas funerárias, ossários e instrumentos de pedra lascada e polida.