Exercícios sobre o Congresso de Viena

Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre o Congresso de Viena e veja a resolução comentada.

Por Rainer Gonçalves Sousa
Questão 1

Qual era a situação política da Europa assim que Napoleão Bonaparte foi derrotado pelas forças monárquicas do Velho Mundo?

Questão 2

Cite e explique os dois princípios fundamentais que nortearam a organização do Congresso de Viena.

Questão 3

Quais eram as grandes potências que protagonizaram as discussões realizadas no Congresso de Viena?

Questão 4

O que foi a Santa Aliança? E quais eram os seus objetivos?

Questão 5

(PUC - RIO) O Congresso de Viena, concluído em 1815, após a derrota de Napoleão Bonaparte, baseou-se em três princípios políticos fundamentais. Assinale a opção que apresenta corretamente esses princípios:

a) Liberalismo, democracia e industrialismo.

b) Socialismo, totalitarismo e controle estatal.

c) Restauração, legitimidade e equilíbrio europeu.

d) Conservadorismo, tradicionalismo e positivismo.

e) Constitucionalismo, federalismo e republicanismo.

Resposta - Questão 1

Grande parte das monarquias nacionais teve seus tronos tomados pelos exércitos de Napoleão Bonaparte e foram entregues para aliados de sua confiança. Fazendo anteriormente parte do Império Napoleônico, essas regiões conquistadas tiveram os seus limites territoriais completamente redesenhados pelos interesses do imperador francês.

Resposta - Questão 2

O primeiro princípio norteador do Congresso de Viena foi o de legitimidade, que defendia a restauração das antigas monarquias que vigoravam antes das invasões napoleônicas. Além deste, os integrantes do Congresso defenderam o princípio do equilíbrio europeu, que patrocinou a reintegração dos antigos limites territoriais vigentes antes da Era Napoleônica e a divisão consensual dos domínios coloniais entre as potências europeias.

Resposta - Questão 3

Prússia, Rússia, Áustria e Inglaterra foram as nações de maior atuação e importância durante a realização do Congresso de Viena. Essa posição foi alcançada pelo fato dessas nações terem ação principal nos conflitos que determinaram a vitória contra as forças do Exército Napoleônico.

Resposta - Questão 4

A Santa Aliança foi um acordo envolvendo a cooperação militar das monarquias russa, prussiana e austríaca. O objetivo fundamental desse acordo era impedir a deflagração de outros movimentos de caráter liberal pela Europa e o combate das lutas de independência estabelecidas no continente americano.

Resposta - Questão 5

Letra C. Tendo caráter antiliberal, o Congresso de Viena defendeu fundamentalmente a restauração do cenário político, econômico e social que vigorava na Europa antes da Revolução Francesa. De tal modo, os integrantes dessa importante reunião deram apoio à reintegração das monarquias nacionais, à recuperação dos antigos limites territoriais e à autoridade das nações metropolitanas sobre as suas colônias.