Exercícios sobre a Crise do século XIV

A Crise do século XIV marcou o final do feudalismo na Europa Ocidental, abrindo caminho para transformações profundas na sociedade europeia.

Por Tales dos Santos Pinto
Questão 1

(Fatec-SP) A dissolução do feudalismo foi apressada, no final da Idade Média, por uma sucessão de acontecimentos que geraram a chamada “crise do século XIV”. Entre esses acontecimentos, é correto citar:

  1. Epidemias, como a Peste Negra, originadas principalmente da falta de estruturas das cidades para suportar o aumento populacional e enfrentar o problema da fome.
  2. Grande Fome, manifestada neste século, devido ao grande número de pragas que destruíram as plantações.
  3. Guerra dos Cem Anos, envolvendo, de um lado, França e Espanha, e, de outro, Inglaterra e Portugal, e que gerou inúmeras mortes.
  4. Revolta dos Camponeses; estes, sem ter o que comer, abandonaram os campos e causaram muitas mortes nas cidades.
  5. Epidemias, como a Peste Bubônica, que matou cerca de 2/3 de toda a população da Europa.

Questão 2

(Uerj) “Afirmo, portanto, que tínhamos atingido já o ano bem farto da Encarnação do Filho de Deus de 1348, quando, na mui excelsa cidade de Florença, cuja beleza supera a de qualquer outra da Itália, sobreveio a mortífera pestilência.”

BOCCACIO, Giovanni. Decamerão. São Paulo: Círculo do livro, 1991.

No século XIV, a Europa conheceu uma crise, marcada pela tríade “guerra, peste e fome”. No entanto, esta crise possibilitou condições para inúmeras transformações.

Como exemplo dessas transformações, ocorridas a partir do século XV, podemos citar:

  1. aumento da densidade demográfica, determinando o crescimento da produção de alimentos.
  2. reforço dos laços de servidão, provocando a migração de habitantes das cidades para o campo.
  3. início do processo de expansão marítima, fortalecendo as monarquias em processo de centralização.
  4. reabertura do mar Mediterrâneo, promovendo o crescimento de relações econômicas mais dinâmicas.

Questão 3

A chamada crise do século XIV representou o fim do feudalismo na Europa Ocidental, sendo marcada por três eventos principais, que são:

  1. Guerra dos Cem Anos, jacqueries e Grande Fome.
  2. Cruzadas, abertura do Mediterrâneo e Peste Negra.
  3. Grande Fome, Cruzadas e Peste Negra.
  4. Peste negra, revoltas camponesas e Grande Fome.
  5. Guerra dos Cem Anos, Cruzadas e abertura do Mediterrâneo.

Questão 4

Sobre a Crise do século XIV, é incorreto afirmar:

  1. que em regiões da Bélgica, França e Inglaterra, os camponeses envolveram-se em grandes revoltas que ficaram conhecidas pelo nome de “jacqueries”.
  2. que as últimas décadas do período medieval foram marcadas por guerras, centralização do poder político e reorganização das atividades econômicas.
  3. que temendo a escassez de alimentos – o que de fato aconteceu –, vários nobres facilitaram a saída dos servos de suas propriedades, pretendendo trocá-los por trabalhadores assalariados.
  4. em pouco tempo, milhares de europeus foram dizimados por uma terrível epidemia que se alastrou graças às péssimas condições de higiene daquela época.

Questão 5

Observe a imagem abaixo:


Triunfo da Morte, de Pieter Bruegel, o Velho (1526/1530-1569).*

O nome da tela é Triunfo da Morte e ela foi feita por Pieter Bruegel, em 1562. Na tela, é possível perceber como um dos eventos relacionados à chamada Crise do século XIV marcou o imaginário da época. Qual era o evento retratado na tela?

  1. Grande Fome.
  2. Guerra dos Cem Anos.
  3. Revoltas Camponesas.
  4. Peste Negra.

*Crédito da Imagem: Museu do Prado.

Resposta - Questão 1

Letra E. As demais estão incorretas pelos seguintes motivos: a) o problema a ser combatido não era o aumento populacional, mas sim a inexistência de infraestrutura sanitária, o que contribuiu para a disseminação de doenças; b) os motivos seriam mais climáticos que em decorrência de pragas; c) envolveu apenas França e Inglaterra; d) os camponeses revoltosos não abandonaram o campo.

Resposta - Questão 2

Letra C. A expansão marítima fortaleceu-se após o século XV, garantindo novas fontes de riqueza às monarquias em formação.

Resposta - Questão 3

Letra D. Os principais eventos que caracterizaram a crise do século XIV são mesmo os três, conhecidos ainda como a tríade “guerra, fome e peste”.

Resposta - Questão 4

Letra C. A preocupação com a diminuição da produção agrícola levou os senhores de terras a impedirem a saída dos servos para que pudessem trabalhar nas lavouras.

Resposta - Questão 5

Letra D. A tela busca retratar a Peste Negra e como a morte se alastrou pela sociedade europeia da época. É possível perceber a morte, representada por esqueletos, arrastando inúmeras pessoas e cadáveres, além do desespero da fuga de inúmeras dessas pessoas.