Exercícios sobre o Despotismo Esclarecido

Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre o Despotismo Esclarecido e veja a resolução comentada.

Por Rainer Gonçalves Sousa
Questão 1

Explique como podemos reconhecer um governo despótico.

Questão 2

O que é o despotismo esclarecido?

Questão 3

Sob qual aspecto as monarquias absolutas não se influenciavam pelo iluminismo?

Questão 4

Cite o nome de alguns reis considerados déspotas esclarecidos.

Questão 5

Sobre o despotismo esclarecido no Brasil, responda:

a) Quem foi o Marquês de Pombal?

b) Quais suas principais ações tomadas em relação ao espaço colonial brasileiro?

Resposta - Questão 1

O despotismo pode ser observado em todo e qualquer governo em que uma pessoa ou grupo possui um amplo poder político em suas mãos. Em geral, os governos despóticos vão contra a liberdade de opinião da população geral e impõe leis sem que para isso ocorra nenhum tipo de votação ou consulta de outra instituição política qualquer.

Resposta - Questão 2

O despotismo esclarecido é uma experiência política que surgiu na Europa do século XVIII. Nessa época, visando aprimorar e fortalecer os seus poderes, os déspotas se utilizaram dos princípios de alguns pensadores iluministas para aprimorar o desenvolvimento da economia nacional e a funcionalidade das instituições políticas. Dessa forma, várias monarquias europeias modernizaram seus sistemas de arrecadação e privilegiaram o emprego de homens instruídos para ocupação de cargos estratégicos.

Resposta - Questão 3

Apesar de vários reis da Europa terem adotado alguns valores do iluminismo, observamos que todos refutavam as ideias políticas que criticavam o poder real. Para vários iluministas, o governo controlado por um rei não agregava as condições necessárias para o desenvolvimento de um regime político fundamentado na igualdade e liberdade dos cidadãos.

Resposta - Questão 4

Entre outros déspotas esclarecidos podemos citar Catarina II (Rússia), Frederico II (Prússia) e Dom José II (Áustria).

Resposta - Questão 5

a) Marquês de Pombal foi um ministro do rei português Dom José I que tomou medidas que visavam sanar os gastos do Estado lusitano e ampliar a arrecadação do governo com a exploração colonial.

b) Entre outras medidas, o Marquês de Pombal reforçou os mecanismos de fiscalização que controlavam a arrecadação de impostos no Brasil; impôs a expulsão dos jesuítas por conta de seus vários confrontos juntos aos colonizadores; e determinou que os judeus não fossem mais reconhecidos pela alcunha de cristãos novos.