Exercícios sobre Irineu de Lyon contra o gnosticismo
Com estes exercícios sobre Irineu de Lyon contra o gnosticismo, você poderá testar seu conhecimento sobre as heresias no seio do cristianismo primitivo.
Santo Irineu, ou Irineu de Lyon (130-202 d.C.), escreveu uma das principais obras do cristianismo primitivo em que são descritas e refutadas as doutrinas gnósticas. O nome dessa obra é Adversus Haereses (Contra as Heresias). A seita gnóstica refutada nessa obra de Irineu é:
a) a maçonaria
b) o pitagorismo
c) valentinianismo
d) o zoroastrismo
e) a cabala
Entre as teses doutrinais da gnose de Valentim criticadas por Irineu, estava:
a) a ideia de que havia três pessoas constituindo a figura do Deus cristão, o Pai, o Filho e o Espírito.
b) a ideia de que Jesus Cristo era apenas um mestre espiritual, como Buda e Zaratustra.
c) a ideia de que os cristãos deviam aproximar-se mais da filosofia grega, o que não ocorria naquela época.
d) a ideia de que Satã era o verdadeiro redentor da humanidade.
e) a ideia de que havia um lugar de Plenitude, o Pleroma, habitado por seres divinos, os Éons.
Um dos problemas do gnosticismo valentiniano, segundo Irineu de Lyon, estava no fato de que suas concepções destruíam um dos pilares do cristianismo, que é:
a) a Trindade
b) o seu caráter maniqueísta
c) a figura do Deus vingador
d) a divindade de Maria, mãe de Jesus
e) a divindade dos anjos
O conhecimento (gnose), para os valentinianos, era considerado o caminho para alcançar a plenitude. O praticante da gnose, portanto, possuía, aos olhos da perspectiva ortodoxa de Irineu:
a) a faculdade privilegiada de conhecer a Deus de foram direta.
b) o pecado da soberba, pelo fato de se julgar um ser “iluminado” pelo conhecimento.
c) os segredos para habitar o Paraíso.
d) mais inteligência e virtude que o cristão mediano.
e) mais chances de ser salvo.
Letra C
Santo Irineu escreveu Adversus Heareses para combater as doutrinas do valentinianismo, isto é, a seita gnóstica que seguiu os preceitos de Valentim (100-160 d.C.), um intelectual do século II que misturava as doutrinas dos evangelhos com o gnosticismo neoplatônico.
Letra E
Valentim, inspirado na gnose, isto é, na sabedoria tradicional esotérica que contrapunha as figuras de um ser divino bom e outro ruim, concebia a ideia do Pleroma e dos Éons. Cristo, para Valentim, teria sido instruído por um Éon bom a fim de libertar os homens do sofrimento causado pelo mau Éon.
Letra A
Os valentinianos concebiam a existência de mais de um Deus e a eles atribuíam características positivas ou negativas. A doutrina da Trindade, ao contrário, concebe a ideia de um só Deus em três pessoas coexistentes e eternas, o Pai, o Filho e o Espírito.
Letra B
Para Irineu, os valentinianos e demais gnósticos cometiam o pecado da soberba, do orgulho sapiencial de se julgarem aptos a compreender todas as coisas e todos os mistérios do universo por meio da gnose.