Exercícios sobre os EUA na I Guerra Mundial

Para realizar os exercícios sobre os EUA na I Guerra Mundial, tenha em mente seu inicial papel de neutralidade e seus interesses econômicos.

Por Tales dos Santos Pinto
Questão 1

(Mackenzie) A respeito do envolvimento dos EUA na Primeira Grande Guerra, é INCORRETO afirmar que:

a) foi influenciado pela intenção germânica de atrair o México, prometendo-lhe ajuda na reconquista de territórios perdidos para os EUA.

b) os EUA financiaram diretamente a indústria bélica franco-inglesa e enviaram um grande contingente de soldados ao fronte.

c) uma possível derrota da França e Inglaterra colocaria em risco os investimentos norte-americanos na Europa.

d) contrariando o Congresso, o presidente dos EUA rompeu a neutralidade, declarando guerra às forças do Eixo.

e) a adesão dos EUA desequilibrou as forças em luta, dando um novo alento à Entente.

Questão 2

(Espcex-Aman) A Primeira Guerra Mundial foi um conflito de enormes proporções, ocorrido entre 1914 e 1918, que envolveu quase todo o continente europeu e várias outras regiões do mundo. Sobre esse conflito, é correto afirmar que

a) a disputa por regiões coloniais acirrou as rivalidades entre as grandes potências, levando ao fim de grandes alianças, como é o caso do desmantelamento da Tríplice Entente.

b) a chamada “paz armada” foi imposta ao final do conflito, quando os países europeus já estavam desgastados com a guerra, com o objetivo de cessar os combates e evitar novos conflitos.

c) a entrada dos Estados Unidos, com seu apoio econômico e militar, ao lado da Entente, foi fundamental para a derrota da Tríplice Aliança.

d) o assassinato de Francisco Ferdinando, herdeiro do trono austro‐húngaro, levou o Império austríaco, juntamente à Rússia, a declarar guerra à Sérvia, dando início ao conflito.

e) ao final do conflito, a Alemanha impôs à França a devolução dos territórios da Alsácia‐Lorena, ricos em minério de ferro e carvão.

Questão 3

Analise as afirmativas abaixo:

I) Antes da guerra, os Estados Unidos defendiam a política de “portas abertas” como a melhor solução para a forte concorrência imperialista. Nesse âmbito, as autoridades do governo dos EUA acreditavam que todos os imperialistas tinham direitos iguais na exploração dos territórios afro-asiáticos.

II) No dia 6 de abril de 1917, os Estados Unidos declararam guerra contra os alemães e seus aliados. Um grande volume de soldados, tanques, navios e aviões de guerra foram utilizados para que a vitória da Entente fosse assegurada. Em pouco tempo, as tropas alemãs e austríacas foram derrotadas.

III) Em 1917, os russos abandonaram a Tríplice Entente com a eclosão da Revolução Russa. Para as potências centrais, essa seria a oportunidade ideal para vencer o conflito. Não por acaso, os alemães puseram em ação um ousado plano de atacar as embarcações que fornecessem mantimentos e armas para a Inglaterra. Nesse contexto, navios norte-americanos foram alvejados pelos submarinos da Alemanha.

Assinale a alternativa:

a) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.

b) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.

c) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.

d) se nenhuma das afirmativas estiver correta.

e) se todas as alternativas estiverem corretas.

Questão 4

Observe a imagem abaixo:


O presidente dos EUA, Woodrow Wilson, anunciando no Congresso dos EUA a ruptura das relações oficiais com a Alemanha

* Crédito da Imagem: National Archives and Records Administration.

Entre os motivos que levaram os EUA a entrar na I Guerra Mundial, não se pode indicar:

a) o ataque a navios dos EUA pelos alemães.

b) o interesse dos banqueiros estadunidenses na vitória da Tríplice Entente, já que fizeram vultuosos empréstimos, e uma derrota representaria grandes prejuízos.

c) o chamado telegrama Zimmermann, que propunha uma aproximação da Alemanha com o México.

d) as ligações culturais existentes entre os EUA e a Inglaterra, em virtude da colonização do passado.

Resposta - Questão 1

Letra D. O Congresso dos EUA aprovou a entrada dos EUA na Primeira Guerra, que lutaram não contra as forças do Eixo, mas sim contra a Tríplice Aliança.

Resposta - Questão 2

Letra C. Com a entrada dos EUA na I Guerra Mundial, a balança pendeu para o lado da França e da Inglaterra, em razão do poderio econômico e bélico dos EUA, que, graças à distância geográfica, não sentiu os efeitos devastadores dos combates.

Resposta - Questão 3

Letra E. O posicionamento dos EUA mudou ao longo do conflito, levando sempre em consideração seus próprios interesses econômicos até o ponto em que os alemães passaram a ameaçá-los diretamente.

Resposta - Questão 4

Letra D. A questão econômica e geopolítica, além dos ataques sofridos, foi o que levou os EUA a entrar na guerra, e não as questões culturais.