Exercícios sobre a propaganda nazista

A propaganda nazista era um dos principais meios de difusão da ideologia do Partido Nacional Socialista.

Por Tales dos Santos Pinto
Questão 1

Assinale a alternativa que indica quem foi o principal propagandista do governo nazista.

a)      Heinrich Himmler.

b)      Adolf Hitler.

c)      Joseph Goebbels.

d)     Carl Schmitt.

Questão 2

Considerado como criador do mito do “füher”, Joseph Goebbels utilizou principalmente o cinema como meio de propaganda das ideias nazistas. De acordo com as características do cinema propagandístico nazista, descritos no texto A Propaganda Nazista, aponte a alternativa incorreta:

a)      Internacionalismo.

b)      Xenofobia.

c)      Arianismo.

d)     Antissemitismo.

e)      Nacionalismo.

Questão 3

(UFRJ) Somos uma raça superior e devemos governar com dureza [...]. Arrancarei deste país tudo que puder. Não vim para espalhar bem-aventurança [...]. A população deve trabalhar sempre [...]. Não viemos para distribuir o maná [vantagens], viemos para criar as bases da vitória. Somos uma raça superior que precisa lembrar que o mais humilde operário alemão é, racial e biologicamente, mais valioso que a população daqui.

KOCH, Erich. Comissário do Reich na Ucrânia, mar. 1943. In: SHIRER, William L. Ascensão e queda do III Reich. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1967, v. 4. Adaptado.

O texto permite identificar alguns valores que permearam a ação alemã na Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Identifique dois destes valores como componentes da ideologia nazista.

Questão 4

(PUC-Minas) A máquina de propaganda nazista procurava sensibilizar os diversos segmentos da sociedade alemã utilizando os mais diferentes apelos emocionais. Abaixo estão reproduzidos slogans utilizados pelos nazistas.

Para o homem: “Arbeit macht frei” – É o trabalho que te faz livre.

Para a mulher: “Kinder, Küche, Kirche” – Crianças, cozinha, igreja.

A análise e integração desses slogans no conjunto ideológico/doutrinário do nazismo permitem concluir, exceto:

a)      A questão do trabalho foi intensamente utilizada, tendo em vista que a população alemã tinha fresca, em sua memória, a lembrança do desemprego.

b)      A ideologia nazista pregava a igualdade entre os sexos, asseguradas por meio do trabalho, fator de nivelamento de todos os cidadãos.

c)      Os valores tradicionais da família, do trabalho e da religião representavam um apelo muito forte, pois quem poderia se opor a ideias tão sadias?

d)     O lócus social da mulher era reforçado a partir do enaltecimento das funções tidas como eminentemente femininas.

Resposta - Questão 1

Letra c. Joseph Goebbels foi o principal nome da propaganda nazista, tendo sido nomeado Ministro da Propaganda durante o terceiro Reich.

Resposta - Questão 2

Letra a. O ideal nazista combatia o internacionalismo, já que defendia a concepção da nação e raça alemã como sendo superiores aos demais povos.

Resposta - Questão 3

Podem ser considerados como valores da ideologia nazista expressos no texto: a superioridade da nação alemã sobre os demais povos, quando o comissário diz: “Somos uma raça superior que precisa lembrar que o mais humilde operário alemão é, racial e biologicamente, mais valioso que a população daqui”; e a expansão militar e conquista de novos territórios pelos alemães, subjugando as populações nativas à exploração através da violência, encontradas na frase seguinte: “Arrancarei deste país tudo que puder. Não vim para espalhar bem-aventurança”.

Resposta - Questão 4

Letra b. Não havia uma pregação de igualdade entre os sexos, havia sim uma diferenciação de origem supostamente biológica, determinando às mulheres uma posição submissa, cumprindo suas funções domésticas.