Exercícios sobre a Reforma Protestante

Com estes exercícios, você testará seus conhecimentos a respeito da Reforma Protestante, como conhecemos as reformas religiosas que se iniciaram na Europa, no século XVI.

Por Daniel Neves Silva
Questão 1

(MetroCapital Soluções) Foi um monge agostiniano e professor de teologia germânico que se tornou uma das figuras centrais da Reforma Protestante. Levantou-se, veementemente, contra diversos dogmas do catolicismo romano, contestando a doutrina de que o perdão de Deus poderia ser adquirido pelo comércio das indulgências. Essa discordância inicial resultou na publicação de suas famosas 95 Teses, em 1517, em um contexto de conflito aberto contra o vendedor de indulgências Johann Tetzel. Sua recusa em se retratar de seus escritos, a pedido do Papa Leão X, em 1520, e do imperador Carlos V, na Dieta de Worms, em 1521, resultou em sua excomunhão da Igreja Romana e em sua condenação como um fora da lei pelo imperador do Sacro Império Romano-Germânico.

Assinale a alternativa correta que apresenta o nome deste importante personagem da história:

a) João Calvino

b) Martinho Lutero

c) Philipp Melanchthon

d) Jan Hus

e) Frei Caneca

Questão 2

(Omni – adaptado) Mediante as reformas religiosas, assinale a alternativa que apresenta alguns princípios teológicos da reforma Calvinista:

a) rigidez moral e disciplina rigorosa: condenação das diversões, obediência aos governantes, crítica à idolatria, proibição do culto e do uso de imagens e ídolos tanto em templo quanto no lar.

b) preservação de elementos da tradição romana: liturgia, sacramentos e episcopado, permanência de dois sacramentos: Batismo e Eucaristia.

c) estímulo à congregações independentes, reguladas pela nova igreja, defesa de que o batismo poderia ser feito exclusivamente aos 21 anos, e abrangência social das reformas.

d) defendia que o rei da Inglaterra se estabelecesse como chefe da Igreja Calvinista.

e) nenhuma das alternativas.

Questão 3

(Ameosc – adaptado) Não está entre as principais medidas tomadas pela Igreja para deter o avanço do protestantismo:

a) estímulo à criação de novas ordens religiosas.

b) fortalecimento do Tribunal da Inquisição.

c) abolição do Índex.

d) criação de seminários para formar os padres.

e) proibição das indulgências

Questão 4

(Furb) O massacre de São Bartolomeu, desencadeado na noite de 24 de agosto de 1572, é o culminar da crise política e religiosa entre as elites católicas e protestantes que durou dez anos. Em Paris, as execuções de milhares de protestantes aconteceram ao longo de vários dias e o poder real foi acusado diretamente de instigar os fatos.

Foi consequência desse episódio a/o:

a) Édito de Nantes.

b) Tratado de Paris.

c) Édito de Tolerância.

d) Édito de Fontainebleau.

e) Tratado de Verdun.

Questão 5

Conflito que aconteceu no século XVI e que se iniciou na Boêmia por questões religiosas:

a) Guerra dos Cem Anos

b) Guerra dos Trinta Anos

c) Guerra Anglo-holandesa

d) Guerra Anglo-espanhola

e) Não houve conflitos motivados pela religião.

Questão 6

A Igreja Anglicana se estabeleceu após o rei da Inglaterra, Henrique VIII, ter o seu pedido de divórcio com Catarina de Aragão negado. O rei inglês desejava separar-se de sua esposa para casar-se com quem:

a) Ana Bolena

b) Maria da Escócia

c) Catarina Parr

d) Ana de Cleves

e) Alexandrina Vitória

Questão 7

Entre as causas que explicam o sucesso e o avanço das reformas religiosas pela Europa está:

a) o fortalecimento do islamismo no Oriente.

b) a disputa travada entre ortodoxos e católicos.

c) a nomeação de Guilherme de Orange como rei da Inglaterra.

d) a fragmentação política na península Itálica.

e) o desejo de autonomia política de muitos reinos europeus.

Questão 8

Teólogo da Boêmia que criticava a riqueza da Igreja Católica e práticas como as indulgências e que foi condenado à morte por heresia:

a) Martinho Lutero

b) João Calvino

c) John Wycliff

d) Jan Huss

e) Nenhum dos nomes acima

Questão 9

O Concílio de Trento foi realizado com qual objetivo:

a) garantir o crescimento da fé luterana nas terras do Sacro Império Romano-Germânico.

b) colocar fim na perseguição religiosa na Suíça.

c) debater a legalidade do divórcio de Henrique VIII.

d) estabelecer estratégias para conter o avanço do protestantismo.

e) nenhuma das alternativas acima.

Questão 10

Por que dizemos que a Paz de Kappel foi importante para o desenvolvimento do calvinismo na Suíça?

a) Porque estabeleceu a tolerância religiosa na Suíça.

b) Porque permitiu o enriquecimento de João Calvino.

c) Porque estabeleceu a conversão forçada dos cidadãos ao calvinismo.

d) Porque permitiu que João Calvino se tornasse rei da Suíça.

e) A Paz de Kappel não teve relação com o calvinismo.

Questão 11

Qual das alternativas abaixo NÃO corresponde a uma das cinco solas, crenças basilares do protestantismo luterano:

a) Sola sanctus

b) Sola fide

c) Sola scriptura

d) Sola gratia

e) Sola Christus

Questão 12

O primeiro reformador a traduzir a Bíblia para uma língua vernácula foi:

a) Jan Huss

b) John Wycliff

c) Martinho Lutero

d) João Calvino

e) Inácio de Loyola

Resposta - Questão 1

LETRA B

O monge alemão Martinho Lutero foi o responsável por iniciar as Reformas Religiosas. Era católico e não concordava com algumas práticas no interior da Igreja, principalmente as indulgências. Por isso, escreveu uma carta que recebeu o nome de 95 teses, na qual teceu críticas a Igreja e às indulgências.

Resposta - Questão 2

LETRA A

Os calvinistas ficaram marcados pelo puritanismo, isto é, eram contrários às diversões e exigiam uma vida estritamente rígida de seus fiéis. Eles deveriam dedicar-se arduamente ao trabalho e a sua fé e não poderiam participar de diversões como festas e jogatinas, nem consumir bebidas alcoólicas, por exemplo.

Resposta - Questão 3

LETRA C

A abolição do Índex não foi uma das medidas para conter o avanço do protestantismo, mas sim a sua adoção. Por meio do Índex, a Igreja Católica estabeleceu uma série de livros que se tornaram proibidos aos seus fiéis, e isso incluía publicações protestantes e outras obras, como as publicações de Copérnico.

Resposta - Questão 4

LETRA A

A violência da intolerância religiosa na França levou à aprovação do Édito de Nantes, um documento que estabelecia, a partir de 1598, a perseguição aos huguenotes, nome pelo qual os calvinistas eram conhecidos na França. O documento estabelecia ainda que a França era uma nação católica, mas permitia a prática das outras fés cristãs.

Resposta - Questão 5

LETRA B

A Guerra dos Trinta Anos aconteceu entre 1518 e 1548 e foi motivada por divergências religiosas no interior do Sacro Império Romano-Germânico. A perseguição dos protestantes realizada pelos imperadores católicos fomentou a rivalidade religiosa em regiões como a Boêmia e levou à defenestração de Praga, evento que iniciou o conflito.

Resposta - Questão 6

LETRA A

Henrique VIII desejava separar-se de Catarina de Aragão para casar-se com uma dama da corte chamada Ana Bolena. Seu argumento era o fato de Catarina de Aragão não conseguir dar-lhe um herdeiro. A família de Catarina de Aragão, por sua vez, possuía forte influência sobre o papa Clemente VII, que rejeitou o pedido do rei inglês.

Resposta - Questão 7

LETRA E

Politicamente falando, o sucesso da Reforma Protestante pode ser explicado pelo desejo de muitos monarcas de se verem livres da influência e do domínio da Igreja Católica. Isso porque o enfraquecimento da Igreja traria maior autonomia política para eles, e, por isso, muitos monarcas passaram a apoiar os protestantes.

Resposta - Questão 8

LETRA D

Jan Huss foi um teólogo nascido na Boêmia (atual Tchéquia) que ficou marcado por fazer críticas contra a Igreja Católica, principalmente por conta da opulência dessa instituição e de práticas entendidas por ele como imorais, como a cobrança de indulgências. Huss foi excomungado por suas críticas e posteriormente julgado e condenado à morte na fogueira.

Resposta - Questão 9

LETRA D

O Concílio de Trento foi realizado entre os anos de 1545 e 1563, sendo convocado pelo papa Paulo III. Seu principal objetivo foi criar estratégias para barrar o avanço do protestantismo na Europa e garantir a posição da fé católica.

Resposta - Questão 10

LETRA A

A Paz de Kappel colocou fim numa guerra civil travada na Suíça por motivações religiosas. Por meio desse tratado, estabeleceu-se a tolerância religiosa na Suíça, o que garantiu o surgimento e o crescimento do calvinismo por lá por meio de João Calvino.

Resposta - Questão 11

LETRA A

As cinco solas são crenças basilares da fé protestante que se estabeleceram por meio de Martinho Lutero. São elas: Sola fide (somente a fé), Sola scriptura (somente a escritura), Sola Christus (somente Cristo), Sola gratia (somente a graça), Soli Deo gloria (glória somente a Deus).

Resposta - Questão 12

LETRA C

Martinho Lutero foi o primeiro reformador a traduzir a Bíblia para uma língua vernácula, traduzindo-a para o alemão. A Bíblia traduzida por Lutero não foi a primeira versão para o alemão, mas, de toda forma, teve grande sucesso, vendendo milhares de cópias. A tradução de Lutero foi publicada em 1534.