Exercícios sobre religião viking

Coloque os seus conhecimentos à prova com estes exercícios a respeitos da religiosidade de um dos povos mais conhecidos da Idade Média: os vikings.

Por Daniel Neves Silva
Questão 1

A religião dos vikings, também conhecida como paganismo nórdico, era politeísta, isto é, possuía diversos deuses. Qual dos deuses a seguir NÃO pertence à religiosidade dos vikings:

a) Odin

b) Njord

c) Týr

d) Nyyrikki

e) Balder

Questão 2

A respeito da religiosidade dos vikings, selecione a alternativa INCORRETA.

a) Os principais relatos a respeito dos mitos e crenças da religião dos nórdicos são as Eddas em Prosa e Poética.

b) Os nórdicos acreditavam que o universo chegaria ao fim após um evento catastrófico conhecido como Ragnarök.

c) Bosques e outros locais da natureza poderiam ser transformados em locais de adoração aos deuses.

d) Thor era o deus mais venerado entre os deuses nórdicos, pois seu culto era mais difundido entre os camponeses.

e) O poeta islandês Snorri Sturluson foi o responsável por redigir a Edda Poética.

Questão 3

A religião dos nórdicos era caracterizada por ser muito baseada no culto individual, apesar de haver demonstrações públicas de fé que aconteciam em momentos especiais – como nos solstícios. Os festivais religiosos que aconteciam não eram celebrados necessariamente por sacerdotes, já que a religião nórdica não exigia a existência de sacerdotes. O rei era o principal responsável por conduzir esses festivais, mas quando o rei não o fazia, essa função era preenchida pelos:

a) nobres.

b) comerciantes.

c) escravos.

d) pela esposa do rei.

e) pelo ancião da vila.

Questão 4

A respeito dos mitos e das crenças dos vikings, muito do que se sabe encontra-se em fontes escritas que foram encontradas ao longo dos anos. As principais fontes são as Eddas em Prosa e Poética e também algumas das sagas islandesas. No caso da Edda em Prosa, escrita por Snorri Sturluson, há um capítulo específico que narra todos os eventos da visão de mundo dos nórdicos. Esse capítulo é conhecido como:

a) Saga dos Volsungos

b) Saga dos Groenlandeses

c) A profecia da mulher sábia

d) O logro de Gylfi

e) A discussão de Loki

Resposta - Questão 1

LETRA D

O deus mencionado que não pertence à religião dos vikings é Nyyrikki, que faz parte da mitologia finlandesa. Nyyrikki era o deus finlandês da caça e do gado e era filho de Tapio (espírito da floresta para os finlandeses) e Mielikki (deusa da caça e das florestas). Todos os outros deuses citados pertenciam à crença dos nórdicos da Era Viking.

Resposta - Questão 2

LETRA E

A Edda Poética também é conhecida como Codex Regius. Trata-se de uma coleção de poemas escritos no idioma nórdico antigo que foi resgatada no século XVII. Os autores dos poemas que compõem a Edda Poética são desconhecidos. Snorri Sturluson, poeta e historiador islandês, foi o responsável por escrever a Edda em Prosa no século XIII.

Resposta - Questão 3

LETRA A

Geralmente, os reis conduziam os festivais em adoração aos deuses e, caso fosse necessário, os nobres (jarlar) tornavam-se os responsáveis por conduzir as festividades.

Resposta - Questão 4

LETRA D

O Gylfaginning, traduzido como O Logro de Gylfu, é o capítulo da Edda em Prosa que narra de maneira linear os eventos da crença nórdica, que se iniciavam com a criação do universo e eram concluídos com o evento catastrófico de destruição do universo, o Ragnarök.