Exercícios sobre Erico Verissimo

Estes exercícios sobre Erico Verissimo abordam as características da obra de um dos escritores mais importantes da 2ª fase do modernismo brasileiro.

Por Luana Castro Alves Perez
Questão 1

(Universidade Católica de Pelotas) 

Em relação a Erico Verissimo, todas as alternativas são corretas, exceto:

a) Utiliza a técnica do contraponto, interpretando diversas histórias, influenciado por traduções que realizou da obra de Aldous Huxley.

b) Registra os valores e costumes de uma pequena burguesia que se tornava, pouco a pouco, o setor social mais representativo de Porto Alegre.

c) Em O Tempo e o Vento, o ciclo se dá pela sucessão de duas famílias-chave, os Terra e os Cambará, que se aproximam várias vezes pelo casamento.

d) em Incidente em Antares retoma a temática do interior, agora sob uma perspectiva crítica, refletindo a realidade social e política do Brasil nos anos sessenta.

e) Aborda, em toda sua obra, o caráter materialista da vida, vendo o homem como um produto biológico sujeito inteiramente às pressões sociais e à carga hereditária.

Questão 2

(UFV)

Considere o texto:

"O incidente que se vai narrar, e de que Antares foi teatro na sexta-feira 13 de dezembro do ano de 1963, tornou essa localidade conhecida e de certo modo famosa da noite para o dia. (...) Bem, mas não convém antecipar fatos nem ditos. Melhor será contar primeiro, de maneira tão sucinta e imparcial quanto possível, a história de Antares e de seus habitantes, para que se possa ter uma ideia mais clara do palco, do cenário e principalmente das personagens principais, bem como da comparsaria, desse drama talvez inédito nos anais da espécie humana." (Erico Verissimo)
     
Assinale a alternativa que evidencia o papel do narrador no fragmento acima:
 
a) O narrador tem senso prático, utilitário e quer transmitir uma experiência pessoal.

b) É um narrador introspectivo, que relata experiências que aconteceram no passado, em 1963.

c) Em atitude semelhante à de um jornalista ou de um espectador, escreve para narrar o que aconteceu com x ou y em tal lugar ou tal hora.

d) Fala de maneira exemplar ao leitor, porque considera sua visão a mais correta.

e) É um narrador neutro, que não deixa o leitor perceber sua presença. 

Questão 3

Assinale a alternativa em que todas as obras são de autoria de Erico Verissimo:

a) Os ratos, As meninas e Clarissa.

b) Incidente em Antares, O resto é silêncio e Solo de clarineta.

c) O tempo e o vento, A paixão segundo G. H. e A cinza das horas.

d) Olhai os lírios do campo, Amar, verbo intransitivo e Memórias sentimentais de João Miramar.

e) Corpo de baile, Vidas secas e O senhor embaixador.

Questão 4

São características da obra de Erico Verissimo, exceto:

a) Foi também autor de livros infantis e tradutor de obras importantes da Literatura Mundial, como Contraponto, de Aldous Huxley, cuja técnica narrativa muito influenciou sua escrita.

b) Erico Verissimo é um dos grandes nomes da literatura brasileira e um dos maiores representantes do sul do país no modernismo. Natural do Rio Grande do Sul, o autor costumava colocar o estado nos contos, crônicas e romances que escrevia. 

c) A obra de Veríssimo vive uma fase urbana, em que o cotidiano da cidade é o pano de fundo para diversas discussões. Em outro período, o histórico ganha espaço, como se percebe em “O Tempo e o Vento”.

d) O coloquialismo é muito presente em sua obra, que também apresenta características intimistas.

e) Erico Verissimo não faz grandes inovações linguísticas, o foco dele é a narrativa. O estilo de escrita é claro e conciso. Em certos trechos, lembra o modo de fala mais rude do interior que Verissimo retrata.

Resposta - Questão 1

Alternativa “e”.

Resposta - Questão 2

Alternativa “c”.

Resposta - Questão 3

Alternativa “b”. Os ratos, Dyonélio Machado. As meninas, Lygia Fagundes Telles. A paixão segundo G. H., Clarice Lispector. A cinza das horas e Amar, verbo intransitivo, Manuel Bandeira. Memórias sentimentais de João Miramar, Oswald de Andrade. Corpo de baile, Guimarães Rosa, e Vidas secas, Graciliano Ramos.

Resposta - Questão 4

Alternativa “e”. As características descritas na alternativa “e” dizem respeito ao escritor Graciliano Ramos, contemporâneo de Erico e também filiado à 2ª fase do modernismo brasileiro, fase em que o regionalismo ganhou força através da obra de escritores como Guimarães Rosa, Rachel de Queiróz e Erico Verissimo.