Exercícios sobre fração

Com esta lista de exercícios, você testará seus conhecimentos e habilidades com cálculos envolvendo frações, que nada mais são do que uma divisão entre dois números.

Por Raul Rodrigues de Oliveira
Questão 1

Durante a comemoração do aniversário do Heitor, foram consumidos \(\frac{3}{5}\) do bolo. No outro dia, pela manhã, Heitor comeu \(\frac{1}{2}\) do que restava do bolo. Sendo assim, a fração que representa a quantidade de bolo que ainda resta é:

A) 2/3

B) 1/4

C) 1/5

D) 2/5

E) 1/10

Questão 2

Para incentivar a prática esportiva na escola, foi realizada uma pesquisa com os estudantes sobre qual é o esporte favorito dos estudantes da instituição. Dos 350 estudantes entrevistados, 200 afirmaram que o esporte favorito é futebol, 120 voleibol e o restante afirmou que prefere outros esportes. Nessas condições, a fração que representa a razão entre o total de estudantes que preferem futebol e o total de estudantes entrevistados é:

A) 2/5

B) 1/6

C) 1/3

D) 2/7

E) 4/7

Questão 3

Em uma sala, 60 alunos realizaram uma prova de Geografia. Deles, 2/5 tiraram nota acima de oito, 1/3 tirou entre seis e oito e o restante tirou abaixo de seis. Sabendo que a média dessa escola é 6, a quantidade de estudantes que tiraram nota abaixo da média foi de:

A) 16

B) 15

C) 12

D) 9

E) 8

Questão 4

Analise as frações a seguir:

I. \(\frac{9}{5}\)

II. \( \frac{9}{3}\)

III. \( \frac{1}{3}\)

As frações listadas podem ser classificadas respectivamente como:

A) Própria, impropria e aparente

B) Própria, aparente e imprópria

C) Imprópria, própria e aparente

D) Imprópria, aparente e própria

E) Aparente, imprópria e própria

Questão 5

Uma sala de aula possui 24 alunos, sendo que 8 são meninas e 16 são meninos. A fração que representa a quantidade de meninas em relação ao todo é:

A) 1/3

B) 1/4

C) 2/3

D) 1/2

E) 4/3

Questão 6

Durante a eleição de síndico de um condomínio, 1/3 dos moradores votou no candidato A e 2/5 votaram no candidato B. A fração que representa o número de eleitores que não votaram em nenhum dos candidatos é:

A) 11/15

B) 1/15

C) 2/15

D) 1/5

E) 4/15

Questão 7

Uma herança será repartida entre 3 herdeiros. Mariana é uma das herdeiras, e ficará com 1/4 dessa herança. Matheus ficará com 2/5. O restante é do Jovair. Então a fração que representa a parte da herança do Jovair é:

A) 3/20

B) 7/20

C) 13/20

D) 7/10

E) 13/10

Questão 8

Julgue as afirmativas as seguir:

I – Toda fração imprópria é um número maior que 1.

II – Toda fração própria é um número menor que 1.

III – Toda fração aparente é um número inteiro.

Marque a alternativa correta:

A) Somente a I é falsa

B) Somente a II é falsa

C) Somente a III é falsa

D) Todas são verdadeiras

Questão 9

(Enem 2020) Foi feita uma pesquisa sobre a escolaridade dos funcionários de uma empresa. Verificou-se que 1/4 dos homens que ali trabalham têm o ensino médio completo, enquanto 2/3 das mulheres que trabalham na empresa têm o ensino médio completo. Constatou-se, também, que entre todos os que têm o ensino médio completo, metade são homens.

A fração que representa o número de funcionários homens em relação ao total de funcionários dessa empresa é

A) 1/8

B) 3/11

C) 11/24

D) 2/3

E) 8/11

Questão 10

(Enem 2016) No tanque de um certo carro de passeio cabem até 50L de combustível, e o rendimento médio desse carro na estrada é de 15 km/L de combustível. Ao sair para uma viagem de 600 km, o motorista observou que o marcador de combustível estava exatamente sobre uma das marcas da escala divisória do medidor, conforme figura a seguir.

Como o motorista conhece o percurso, sabe que existem, até a chegada a seu destino, cinco postos de abastecimento de combustível, localizados a 150 km, 187 km, 450 km, 500 km e 570 km do ponto de partida.

Qual a máxima distância, em quilômetro, que poderá percorrer até ser necessário reabastecer o veículo, de modo a não ficar sem combustível na estrada?

A) 570

B) 500

C) 450

D) 187

E) 150

Questão 11

(Enem 2020) Uma empresa de ônibus utiliza um sistema de vendas de passagens que fornece a imagem de todos os assentos do ônibus, diferenciando os assentos já vendidos, por uma cor mais escura, dos assentos ainda disponíveis. A empresa monitora, permanentemente, o número de assentos já vendidos e compara-o com o número total de assentos do ônibus para avaliar a necessidade de alocação de veículos extras.

Na imagem tem-se a informação dos assentos já vendidos e dos ainda disponíveis em um determinado instante.

A razão entre o número de assentos já vendidos e o total de assentos desse ônibus, no instante considerado na imagem, é:

A) 16/42

B) 16/26

C) 26/42

D) 42/26

E) 42/16

Questão 12

(Enem 2013) Em um certo teatro, as poltronas são divididas em setores. A figura apresenta a vista do setor 3 desse teatro, no qual as cadeiras escuras estão reservadas e as claras não foram vendidas.

A razão que representa a quantidade de cadeiras reservadas do setor 3 em relação ao total de cadeiras desse mesmo setor é

A) 17/70.

B) 17/53.

C) 53/70.

D) 53/17.

E) 70/17.

Resposta - Questão 1

Alternativa C

Se no primeiro momento foram consumidos \( \frac{3}{5}\) do bolo, então restaram \(\frac{2}{5}\), pois 5 – 3 = 2. Agora, calculando \(\frac{1}{2}\) de \(\frac{2}{5}\):

\(\frac{2}{5}\cdot\frac{1}{2}=\frac{2}{10}\) 

Simplificando a fração:

\(\frac{2^{:2}}{{10}_{:2}}=\frac{1}{5}\) 

Resposta - Questão 2

Alternativa E

Calculando a fração irredutível:

\(\frac{{200}^{:50}}{{350}_{:50}}=\frac{4}{7}\ \) 

Resposta - Questão 3

Alternativa A

Sabemos que 2/5 mais 1/3 tiraram nota acima da média, e que havia 60 alunos na sala, logo o número de estudantes abaixo da média x pode ser calculado por:

\(x=60-\frac{2}{5}\cdot60-\frac{1}{3}\cdot60\) 

\(x=60-\frac{120}{5}-\frac{60}{3}\) 

\(x=\ 60\ -\ 24\ -\ 20\) 

\(x=16\) 

Então 16 estudantes ficaram abaixo da média.

Resposta - Questão 4

Alternativa D

I) \(\frac{9}{5}\) é imprópria, pois o numerador é maior que o denominador.

II) \(\frac{9}{3}\) é aparente, pois 9 : 3 é um número inteiro.

III) \(\frac{1}{3}\) é própria, pois o numerador é menor que o denominador.

A ordem correta é imprópria, aparente e própria.

Resposta - Questão 5

Alternativa A

Sabemos que há 8 meninas no total de 24 alunos, logo a fração será:

\(\frac{8}{24}\) 

Note que é necessário simplificar essa fração:

\(\frac{8^{:8}}{{24}_:8}=\frac{1}{3}\)

Resposta - Questão 6

Alternativa E

Calculando a soma de 1/3 com 2/5:

\(\frac{1}{3}+\frac{2}{5}=\frac{5+6}{15}=\frac{11}{15}\) 

Calculando o total de eleitores que não votaram:

\(1-\frac{11}{15}=\frac{15-11}{15}=\frac{4}{15}\) 

Resposta - Questão 7

Alternativa B

Calculando, temos que:

\(1-\frac{1}{4}-\frac{2}{5}\) 

\(\frac{20-5-8}{20}\) 

\(\frac{7}{20}\) 

Resposta - Questão 8

Alternativa D

I – Toda fração imprópria é um número maior que 1. (verdadeira)

Como o numerador é maior que o denominador, então o resultado da divisão será maior que 1.

II – Toda fração própria é um número menor que 1. (verdadeira)

Como o numerador é menor que o denominador, então o resultado da divisão será menor que 1.

III – Toda fração aparente é um número inteiro (verdadeira)

A fração é aparente se a divisão for exata, ou seja, um número inteiro.

Resposta - Questão 9

Alternativa E

Dados:

  • m: mulher
  • h: homem

Sabemos que:

\((\frac{1}{4}h+\frac{2}{3}m):\ 2=\frac{h}{4}\)

Então, temos que:

\(\frac{1}{4}h+\frac{2}{3}m=\frac{h}{2}\) 

\(\frac{2}{3}m=\frac{h}{2}-\frac{h}{4}\) 

\(\frac{2}{3}m=\frac{2h-h}{4}\) 

\(\frac{2}{3}m=\frac{h}{4}\) 

\(2\cdot4\ m\ =\ 3h\) 

\(8m\ =\ 3h\) 

\(m=\frac{3}{8}h\) 

Queremos encontrar a razão entre o número de homens e o número total de funcionários. Sabemos que o número total de funcionários é a soma h + m, portanto:

\(\frac{h}{h+m}\) 

Substituindo m pelo valor encontrado anteriormente:

\(\frac{h}{h+\frac{3}{8}h}\) 

\(\frac{h}{\frac{8h+3h}{8}}\) 

\(\frac{h}{\frac{11h}{8}}\) 

\(h\cdot\frac{8}{11h}\) 

\(\frac{8h}{11h}\) 

\(\frac{8}{11}\)

Resposta - Questão 10

Alternativa B.

O marcador de consumo de combustível indica que foi gasto 1/4 do combustível, logo restam 3/4. Como no tanque cabem 50 litros e o automóvel faz 15 km/L, com um tanque é possível percorrer 50 · 15 = 750 km. Agora basta calcular 3/4 de 750:

\(\frac{3}{4}\cdot750\) 

\(\frac{2250}{4}\) 

\(562,5\) 

Resposta - Questão 11

Alternativa A.

Sabemos que há um total de 16 assentos vendidos entre os 42 acentos, logo a fração desejada é 16/42.

Resposta - Questão 12

Alternativa A

Há 17 cadeiras ocupadas entre as 70 cadeiras do setor, logo a fração desejada é 17/70.