Exercícios sobre carbetos

Estes exercícios sobre carbetos exigem conhecimentos sobre nomenclatura, classificação, entre outros aspectos dessa função inorgânica.

Por Diogo Lopes Dias
Questão 1

Qual das substâncias a seguir é um carbeto molecular?

a) CO

b) CO2

c) B4C

d) SrC2

e) MgC2

Questão 2

A substância química acetileno (C2H2) é um gás em temperatura ambiente que, graças à sua combinação com o oxigênio, desenvolve chamas que ultrapassam 3300ºC (6000ºF), sendo utilizado para corte e solda em indústrias. Esse gás está presente nos maçaricos, mas não é adicionado a esse aparelho, e sim produzido no interior dele pela reação química do carbureto de cálcio com a água. A fórmula química do carbureto de cálcio é:

a) CaC

b) CaC3

c) CaC4

d) CaC2

e) CaS

Questão 3

Uma das maneiras de realizar a produção do metano (CH4) é pela reação entre a substância Al4C3 com a água. Juntamente ao gás metano, ainda é produzida uma base inorgânica chamada de hidróxido de alumínio. O nome da substância que reage com a água na reação química descrita é:

a) Carbonato de alumínio

b) Bicarbonato de alumínio

c) Oxalato de alumínio

d) Acetileto de alumínio

e) Carbeto de alumínio

Questão 4

Qual dos nomes propostos a seguir se refere a um carbeto iônico?

a) Carbureto de silício

b) Carbureto de boro

c) Carbeto de magnésio

d) Carbeto de silício

e) Carbeto de boro

Resposta - Questão 1

Letra c). As alternativas “a” e “b” apresentam óxidos, e não carbetos, pois o carbono está acompanhado do oxigênio, elemento mais eletronegativo. As alternativas “d” e “e” apresentam carbetos iônicos, haja vista que apresentam metais da família IIA da Tabela Periódica.

Resposta - Questão 2

Letra d). O carbureto é um carbeto iônico, chamado de carbeto de cálcio, cuja fórmula sempre vem acompanhada do índice 2. Na alternativa “e”, a substância é um sulfeto, pois apresenta o enxofre como elemento mais eletronegativo.

Resposta - Questão 3

Letra e). Na fórmula fornecida (Al4C3), temos um carbeto porque o carbono é o elemento mais eletronegativo e está acompanhado de um metal (alumínio). A letra “a” está errada porque um carbonato apresenta o grupo CO3 em sua fórmula. A letra “b” está errada porque um bicarbonato apresenta o grupo HCO3 em sua fórmula. A letra “c” está errada porque um oxalato apresenta o grupo C2O4 em sua fórmula. A letra “d” está errada porque um acetileto apresenta o grupo C2 em sua fórmula.

Resposta - Questão 4

Letra c). Um carbeto iônico deve apresentar na sua constituição um elemento químico pertencente às famílias IA, IIA ou o alumínio (IIIA). As alternativas “a”, “b”, “d” e “e” estão erradas porque o Silício é da família IVA e o boro é da família IIIA. OBS.: O termo carbureto também pode ser utilizado para nomear um carbeto.