Exercícios sobre elementos naturais e sintéticos

Estes exercícios sobre elementos naturais e sintéticos testarão se você sabe identificar e classificar os elementos químicos!

Por Diogo Lopes Dias
Questão 1

Considere os blocos a seguir:

Assinale a alternativa que indica o bloco que apresenta um elemento sintético:

a) W

b) X

c) Y

d) Z

e) H

Questão 2

Sabe-se que os sais minerais, como o cálcio, magnésio, fósforo, iodo, potássio, sódio e ferro, apresentam diversas funções importantes em nosso organismo, como as funções plásticas (composição do esqueleto humano, por exemplo) e reguladoras (regulação da temperatura corporal).

Sobre os sais minerais, é CORRETO afirmar que:

a) Nenhum elemento químico citado é natural.

b) Todos os elementos citados no texto são transurânicos.

c) Todos os elementos citados no texto são cisurânicos.

d) Todos os sais minerais são considerados elementos naturais.

Questão 3

O desenvolvimento da ciência e os avanços dos estudos dentro do tema radioatividade levaram vários cientistas a descobrirem que é possível, por meio do bombardeamento de núcleos atômicos por outros núcleos ou partículas subatômicas, provocar a transmutação artificial dos elementos químicos, ou seja, sabe-se que é possível criar em laboratório elementos químicos que não existem na natureza, os chamados elementos sintéticos. Marque a alternativa que apresenta um elemento químico sintético:

a) Ce

b) Gd

c) Er

d) Yb

e) Bh

Questão 4

Em uma revista de palavras cruzadas, um aluno de Ensino Médio deparou-se com as seguintes características a respeito de um determinado elemento químico:

1. É produzido em laboratório.

2. É classificado como transurânico.

3. É lantanídeo.

A partir das caraterísticas apresentadas, qual dos elementos abaixo se enquadra em todas elas:

a) Tc.

b) Am.

c) Pm.

d) At.

e) Hs.

Resposta - Questão 1

Letra c). Um elemento químico, para ser considerado sintético, deve apresentar número atômico maior que 92 ou ser o Astato, Frâncio, Promécio ou Tecnécio. A caixa Y apresenta o elemento Promécio.

Resposta - Questão 2

Letra d). Os elementos cálcio Z=20, magnésio Z=12, fósforo Z=15, iodo Z=20, potássio Z=19, sódio Z=11 e ferro Z=26 são naturais porque não se encaixam em nenhum dos critérios que definem elementos sintéticos (número atômico maior que 92 ou serem os elementos promécio, tecnécio, frâncio ou astato).

Resposta - Questão 3

Letra e). O elemento Bóhrio é o sintético entre as opções fornecidas porque é o único cujo número atômico é maior que 92. Os outros elementos citados apresentam números atômicos iguais a, respectivamente, 58, 64, 68 e 70, sendo, portanto, naturais.

Resposta - Questão 4

Letra b). O Amerício apresenta número atômico 96 e, por isso, é transurânico (número atômico maior que 92), é feito em laboratório (sintético) e é lantanídeo (apresenta número atômico entre 89 e 101). As outras alternativas estão incorretas porque:

  • a, c, d - Tecnécio (Tc Z=43), Promécio (Pm Z=61) e Astato (At Z = 85) são artificiais, mas não são transurânicos, pois não apresentam número atômico maior que 92.

  • e- Hássio (Hs) é um elemento artificial, transurânico, mas não faz parte dos lantanídeos (números atômicos entre 89 e 101).