Exercícios sobre eletrólise com metais alcalinos e alcalinoterrosos

Estes exercícios sobre eletrólise de metais alcalinos e alcalinoterrosos abordam as possíveis substâncias químicas formadas no processo.

Por Diogo Lopes Dias
Questão 1

Quando realizamos eletrólise ígnea do cloreto de sódio, ocorre a produção de sódio metálico e gás cloro. Com base nesse conhecimento, podemos afirmar que cada íon:

a) sódio recebe dois elétrons

b) cloreto recebe dois elétrons

c) sódio recebe um elétron

d) cloreto perde dois elétrons

e) sódio perde um elétron

Questão 2

A eletrólise ígnea do cloreto de cálcio promove a formação de gás cloro no ânodo e a produção do metal cálcio no cátodo. Para representar o processo de redução que ocorreu nessa eletrólise, a equação que podemos utilizar é:

a) Ca2+ + 2e- → Ca

b) Ca2+ → Ca + 2e-

c) Cℓ1- + e- → ½ Cℓ

d) Cℓ1- → ½ Cℓ2 + e-

e) Cℓ21- + e- → Cℓ2

Questão 3

(UFMG) Um método industrial utilizado para preparar sódio metálico é a eletrólise de cloreto de sódio puro fundido. Com relação à preparação de sódio metálico, é incorreto afirmar que:

a) a formação de sódio metálico ocorre no eletrodo negativo

b) a eletrólise é uma reação espontânea

c) a quantidade, em mol, de cloro (Cℓ2) formada é menor que a de sódio metálico

d) a quantidade de sódio metálico obtido é proporcional à carga elétrica utilizada

Questão 4

(Fatec-SP) Obtém-se magnésio metálico por eletrólise do MgCℓ2 fundido. Nesse processo, a semirreação que ocorre no cátodo é:

a) Mg2+ + Mg2– → Mg

b) Mg2+ – 2e– → Mg

c) 2 Cℓ+ – 2e– → Cℓ2

d) Mg2+ + 2e– → Mg

e) 2 Cℓ+ + 2e– → Cℓ2

Resposta - Questão 1

Letra c) Na eletrólise ígnea do cloreto de sódio (NaCl), os únicos íons presentes são o cátion sódio (Na+), que recebe 1 elétron por ser da família dos metais alcalinos, e o ânion cloreto (Cl-), que perde 1 elétron.

Resposta - Questão 2

Letra a) Em uma eletrólise, o processo de redução sempre ocorre no cátodo. O cátion (que estava disperso no solvente) recebe elétrons e passa a ser um elemento metálico. Nesse exercício, o cátion é o cálcio, que, por ser um alcalinoterroso, deve receber dois elétrons. A equação de redução do cátion é:

Ca2+ + 2e- → Ca
Equação de redução do cátodo

Resposta - Questão 3

Letra a) A formação do composto metálico, no caso o metal alcalino sódio, sempre ocorre no cátodo da eletrólise, ou seja, no polo negativo.

Resposta - Questão 4

Letra d) Como vimos, o processo de redução em uma eletrólise sempre ocorre no cátodo. Assim, o cátion que estava disperso no solvente recebe elétrons e passa a ser um elemento metálico. Nesse exercício, o cátion é o magnésio, que deve receber dois elétrons por ser um alcalinoterroso. A seguir, temos a equação de redução do cátion:

Mg2+ + 2e– → Mg
Equação catódica